Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
8.5
Análise de Injustice: Gods Among Us de BaixakiJogos

Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition

A diversão das histórias em quadrinhos ao alcance de seu punho



As grandes editoras de histórias em quadrinhos perceberam, já há algum tempo, que o fã gosta de ver seus super-heróis favoritos caindo na porrada. Mais do que acompanhá-los no combate ao crime ou enfrentando algum vilão para salvar o mundo, são as megassagas que vendem e animam o público. Afinal, quem nunca discutiu com um amigo para saber quem levava a melhor em uma luta entre Superman e Batman?

É exatamente por isso que Injustice: Gods Among Us é tão empolgante. Apesar de esses confrontos serem tão recorrentes nas páginas das HQs, a DC Comics ainda devia a seus fãs um game capaz de reproduzir essa experiência também nos consoles.


Imagem

E a NetherRealm aceitou de bom grado esse desafio um tanto quanto ingrato. isso porque, mesmo com o ótimo desempenho do estúdio na revitalização da série Mortal Kombat, muitas dúvidas ainda cercavam a produção e o peso da responsabilidade de trazer personagens tão icônicos para o mundo dos games deixava todo mundo preocupado.

Para a alegria de todos, o estúdio não só criou uma identidade própria para o jogo como ainda conseguiu trazer para o jogador toda a empolgação e diversão tão únicas das histórias em quadrinhos. A destruição e o poder exagerado não são mais exclusividades das páginas dos gibis e está ao seu alcance.

Aprovado

Crise das Infinitas Terras

Assim como em Mortal Kombat, a NetherRealm apostou em um ótimo enredo para construir toda a experiência. Em Injustice: Gods Among Us, a trama é incrivelmente importante, sendo a base de tudo aquilo que você encontrará nos diferentes modos.

E as coisas já começam de um jeito um tanto quanto inesperado: com o Superman matando o vilão Coringa. A partir desse incidente, o Homem de Aço simplesmente enlouquece e cria um governo totalitário em que sua palavra é a lei e todos os seus opositores são caçados e mortos. Para acabar com essa insanidade, versões alternativas dos personagens vêm de outra realidade e tentam ajudar os poucos rebeldes que sobreviveram à fúria do Homem de Aço.




O curioso é que essa ideia não chega a ser original, uma vez que propostas semelhantes já apareceram nos quadrinhos e no próprio desenho animado da Liga da Justiça algumas vezes, mas ela funciona tão bem em Injustice que é impossível não se empolgar ao ver o bom moço se transformar no vilão ou o Batman surgir como um foragido.

Para quem acompanha os gibis da DC, Injustice ainda é repleto de ótimos diálogos repletos de referências a acontecimentos marcantes da cronologia, o que torna tudo ainda mais convidativo para os fãs. A caracterização dos personagens é mais um ponto muito positivo — principalmente pelas participações de Coringa e Arlequina.

Outro destaque é a forma como a narrativa é conduzida. Assim como em seu último jogo, o estúdio optou por trazer um sistema de capítulos em que você acompanha os fatos a partir do ponto de vista de diferentes personagens. E mais do que criar um ritmo próprio para o desenvolvimento dos fatos, isso também permite que você conheça um pouco das mecânicas básicas de cada lutador. Assim, enquanto avança pela trama para entender o que aconteceu, você ainda descobre qual herói ou vilão se encaixa ao seu estilo de luta.


Imagem

E isso é incrivelmente importante. Como o jogo traz vários elementos inéditos à jogabilidade, esse primeiro contato com seus personagens é fundamental para você dominar cada uma de suas particularidades.

O maior exemplo disso são as habilidades especiais de cada herói e vilão. Todos eles possuem um poder ou movimento característico que pode ser ativado a qualquer momento. Superman, por exemplo, tem sua força ampliada, enquanto o Batman invoca alguns morcegos para ficarem ao seu redor. Outros, como Asa Noturna e Mulher-Maravilha, conseguem alterar seu estilo de combate, criando novas possibilidades de ataque ao alcance de um só botão.


Imagem

Para o jogador casual, esses elementos podem servir apenas como um efeito de contextualização — ver o Lanterna Verde invocar o poder do anel é realmente legal —, mas o público mais hardcore certamente vai perceber a diferença desse recuso quando bem utilizado. Saber dominar cada uma dessas variações é algo imprescindível para dominar os combates.

O mundo é sua arma

Por mais forte que seja o super-herói, suas lutas nunca são travadas unicamente com seus punhos. Basta folhear uma HQ para perceber que qualquer objeto ao seu alcance pode ser usado contra um oponente. É o que torna os confrontos tão divertidos e impressionantes — e a NetherRealm conseguiu reproduzir isso muito bem.


Imagem

A interação com os cenários é outro elemento que torna a mecânica de Injustice única. Praticamente todo o objeto que estiver por perto pode ser usado contra o adversário, seja arremessando-o ou ativando algum outro tipo de mecanismo.

Isso cria uma dinâmica própria para as lutas, já que nem mesmo à distância você está seguro. Saber se posicionar na tela pode gerar novos ataques ou um dano inesperado, além de poder usar certas estruturas para a criação de combos.

Além disso, os ambientes também podem ser alterados a qualquer momento. A maiorias das arenas possui mais de uma área disponível e a troca acontece a partir de uma animação bem brutal, como na qual o personagem atravessa as paredes do Asilo Arkham e é atacado por vilões como o Espantalho e o Duas-Caras.


Imagem

Essas novidades funcionam muito bem dentro dos demais elementos presentes em Gods Among Us. A NetherRealm se preocupou em trazer elementos inéditos mesclados a outros extremamente familiares para quem é fã de jogos de luta. Há muitos recursos reaproveitados de Mortal Kombat — mas sem fazer com que o game seja uma versão da DC do game —, assim como conceitos que vêm de outros jogos e funcionam muito bem.

Para o alto e avante

Para o jogador brasileiro, Injustice: Gods Among Us tem um gostinho ainda mais especial. Além de toda a qualidade do game em si, sua localização recebeu um cuidado todo especial para agradar ao fã brasileiro.




A Warner chamou os dubladores que há anos emprestam suas vozes para os super-heróis, fazendo com que tudo fique ainda mais familiar. É incrível ouvir a icônica voz de Guilherme Biggs como Superman ou a ótima interpretação de Iara Riça para criar o jeito único da vilã Arlequina. Para quem acompanha os filmes e desenhos animados dos personagens, encontrar os mesmos atores no video game é uma surpresa e tanto.

E mais do que apelar para memória dos fãs, a decisão da Warner vem como um tiro certeiro no polêmico debate sobre a qualidade das dublagens para nosso idioma. Injustice estabelece um novo padrão exatamente por contar com uma equipe de ponta que dá à produção um ar quase cinematográfico para os diálogos, o que destoa completamente daquilo que outros jogos apresentaram até agora.


Imagem

É muito bom ver esse tipo de preocupação. Esperamos realmente que Gods Among Us se torne referência daqui para frente e que outras empresas sigam o exemplo na hora de trazerem o áudio em português.

Reprovado

Alguns ajustes

Mesmo com tantos acertos, Injustice não é perfeito e possui algumas falhas que comprometem o bom desempenho do título. Por mais que a NetherRealm tenha se preocupado em deixar o título o mais competitivo possível — tanto que há até mesmo informações de quantidade de frames e total de dano de cada ataque para que o jogador mais hardcore tenha total controle sobre sua estratégia —, alguns problemas vão na contramão disso.

O maior exemplo disso é a falta de equilíbrio entre os personagens. Trata-se de um fator importantíssimo em um jogo de luta. Como esse balanceamento é falho e há heróis muito mais apelões que outros, não é difícil imaginar que Gods Among Us pode ficar de fora de grandes torneios e campeonatos ou simplesmente não cair no gosto do público mais exigente.


Imagem

Esse desequilíbrio acontece de diferentes maneiras, seja ao trazer lutadores com golpes consideravelmente mais poderosos do que os dos demais ou por permitir a realização de combos incrivelmente exagerados. Tanto que o título mal chegou aos consoles e os jogadores já conseguiram criar sequências capazes de acabar com quase 90% da energia do oponente, além de combos infinitos. Isso sem falar de ataques que atingem o adversário em qualquer ponto da tela e sem qualquer possibilidade de defesa.

É claro que esse tipo de problema pode ser corrigido com atualizações, mas ainda é triste ver todo o excelente trabalho para a construção de novas mecânicas sendo prejudicadas pela falta de cuidado na hora de nivelar o elenco. Só esperamos que essas correções venham o quanto antes — ou Injustice pode se tornar um jogo voltado apenas para os fãs.

Vale a pena?

Se você é leitor de histórias em quadrinhos, comemore. Injustice: Gods Among Us é um jogo feito especialmente para você. Mais do que trazer um título à altura do panteão da DC Comics — que há tempos implorava por um título decente —, a NetherRealm conseguiu reproduzir toda a experiência única das HQs em um jogo de luta.


Imagem

Ver Lanterna Verde e Shazam caindo na porrada em seu video game é tão empolgante quanto sair de uma banca de jornal com suas revistas favoritas e certo de que você vai encontrar as melhores e mais divertidas aventuras de sua vida. O estúdio conseguiu traduzir toda a animação das discussões entre fãs sobre quem venceria uma luta entre Batman e Superman em uma mecânica simples e acessível que, mesmo com seus defeitos, consegue prendê-lo por horas, seja em um combate versus ou na confusão do modo história. Afinal, onde mais você veria o Aquaman derrotando todo mundo?

Além disso, o ótimo cuidado da Warner com a versão brasileira também é outro ponto que torna Injustice ainda melhor. A distribuidora foi atrás de dubladores que são referência na área e que emprestam suas vozes aos heróis e vilões da DC há anos, tornando tudo muito mais familiar. E não se trata apenas de um agrado para os fãs. A qualidade no trabalho é excepcional e deve se tornar referência daqui para frente para outros estúdios na hora de adaptar o áudio para nosso idioma.


Imagem

E você estava em dúvida sobre Injustice: Gods Among Us, lembre-se da época em que você passava as tardes lendo gibis e se divertindo com as histórias de heróis coloridos com a cueca por cima da calça. O game vai fazê-lo reviver toda a grandiosidade daqueles combates insanos. A diferença é que, aqui, você faz parte deles.

Se os deuses estão entre nós, só nos resta aproveitar e se divertir.

Fonte: Baixakijogos

16 Comentários

16 Nov, 2013 - 17:08

3748 Views

8.5

Como você avalia o Injustice: Gods Among Us?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

buiusemluxo 17 Nov, 2013 08:03 0

nao sei se vi direito mais no submarino ou saraiva tava 49,90

Brynko-dgs 17 Nov, 2013 02:05 2

fahfts | 16/11/2013 (19:30) escreveu:Belo jogo! vou esperar chegar a Black Friday pra comprar por uns 15 reais na steam

kkkkk... Eu também vou esperar a BF da STEAM para pegar o jogo.
Vei C tá doido!? 15 Dilmas também não vai esta nem a pau!!

willjay 17 Nov, 2013 00:22 1

O game é F-o-d-ã-o, sem palavras.
Tenho um versão Jack para o x360 e vou comprar sem duvida alguma para o PC, pois o PC é a unica plataforma que tenho coragem de investir uma grana.

Geovany97 16 Nov, 2013 22:39 1

Eu quero comprar esse game, mas antes ele tá com o mesmo problema de Slow Motion igual ao MKKE?

Luchta 16 Nov, 2013 21:12 1

Já comprei e já estou baixando, o jogo tem poucos BUGs menos que MK9, um modo online um pouco melhor. Vale a pena se você é fãn dos heróis da DC, pela dublagem épica, a melhor que eu já vi em um jogo, tem todos os heróis com as mesmas vozes do filme e do desenho da Liga da Justiça e Jovens Titãs, simplesmente nostálgico, e claro vale a pena para quem curte jogos de luta, afinal tem um sistema de batalha e interações com cenário bem inovadora.

HiMuRaBR 16 Nov, 2013 20:48 1

O jogo na Steam veio bugadão igual o MK9 no Online?

fahfts 16 Nov, 2013 19:30 -10

Belo jogo! vou esperar chegar a Black Friday pra comprar por uns 15 reais na steam

ziulotaner00 16 Nov, 2013 19:19 0

vou esperar uma promoção para pegá-lo na steam já que eu estou jogando naruto e outros direto.

Henry Master 16 Nov, 2013 18:47 0

Parece ser um otimo game, mas tem muita gente reclamando de bugs. quer saber? vou comprar com ou sem bug kkkkkkkkkkk *_*

marciugomes 16 Nov, 2013 18:31 0

esse vale cada centavo gasto!!

ItalloIgor 16 Nov, 2013 18:31 2

Tarde demais, já comprei na Nuuvem. :D

fernandojaques 16 Nov, 2013 18:28 -8

Não comprem o jogo está totalmente mal otimizado. Avisei.