Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
8.0
Análise de Castlevania Lords of Shadow: Mirror of Fate HD de BaixakiJogos

Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate HD

Os laços da família Belmont mais fortes do que nunca, agora em HD



Com o futuro lançamento de Castlevania: Lords of Shadow 2, a Konami preparou um título que serviria como ponte entre o primeiro game e sua sequência. Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate chegou ao Nintendo 3DS em março de 2013 para mostrar o que aconteceu após o término do primeiro jogo e se aprofundar na história da família Belmont.

Agora, alguns meses depois do lançamento do título para o portátil da Nintendo, a Konami lança a sua versão em alta definição para Xbox 360 e PlayStation 3. Será que os fãs que já se aventuraram contra o temível Drácula no 3DS devem repetir a experiência nos outros consoles ou a versão HD de Mirror of Fate é algo que somente os fãs que não têm um portátil da Nintendo poderão aproveitar?

Aprovado

Controles mais precisos nos consoles

Apesar de serem bons no Nintendo 3DS, os controles de Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate conseguem ser bem melhores no PlayStation 3 e Xbox 360 pelo simples fato do design dos joysticks dos consoles se acomodar melhor nas mãos do jogador.

Mirror of Fate segue um esquema de comandos similar aos clássicos da franquia Castlevania, com visão 2D e o jogador tendo que enfrentar inimigos vindo pela sua frente e pelas suas costas. No 3DS, isso funciona relativamente bem, mas ao chegar a momentos com ação mais frenética, o design do portátil não é dos melhores, podendo cansar as mãos com facilidade.


Imagem

Isso não acontece com os joysticks do PlayStation 3 e Xbox 360, deixando a jogabilidade bem mais confortável para o jogador. Essa melhor adaptação do gameplay aos joysticks dos consoles apenas deixa o desafio de Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD melhor e mais aceitável, já que, em dados momentos da versão portátil, pequenas ações se tornavam chatas e enfadonhas, enquanto em alta definição parecem ser feitas com mais facilidade.

Uma trama envolvente, não importa a plataforma

Quando nós fizemos a análise de Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate, ainda para o Nintendo 3DS, falamos o seguinte sobre a história do game:

"O mais interessante é a maneira como a história é contada, mostrando que o jogo tem sim um motivo para existir, além de ser um título mais próximo do estilo dos games anteriores da franquia. As cutscenes, feitas com um visual próximo do cel shadding e que conseguem casar bastante com o estilo do jogo, deixam tudo ainda melhor.


Imagem

Com Mirror of Fate, a Konami e a Mercury Steam conseguiram criar uma ponte perfeita para explicar elementos que deverão fazer parte de Lords of Shadow 2, sem precisar os expor de maneira apressada."

O mesmo continua na versão para PS3 e Xbox 360 do game. Apesar de não ter momentos diferentes na versão em alta definição, a trama consegue ser empolgante em qualquer plataforma.

Essa qualidade do plot e a maneira como ela conecta as histórias do primeiro Castlevania: Lords of Shadow e sua vindoura sequência, apenas mostram o quanto a Konami e a Mercurysteam se preocuparam não somente em trazer a sensação dos jogos antigos da franquia, mas tentaram fazê-la avançar e evoluir, o que é sempre válido.

Castlevania para os fãs mais fervorosos

Quando Castlevania: Lords of Shadow chegou aos consoles, a sua mudança no gameplay, que misturava elementos de games como God of War e Shadow of the Colossus, trouxe novos fãs à já cansada franquia, mas fez com que antigos fãs torcessem o nariz.


Imagem

Com Mirror of Fate, esses jogadores podem absorver a trama do reboot da série, ainda que com um estilo com o qual já estavam familiarizados. Os gráficos em 2D, assim como eram nos primeiros games da franquia, e o esquema de exploração, amplamente utilizado no clássico Castlevania: Symphony of the Night, devem agradar aos jogadores que não tiveram muito interesse em ir atrás do título quando ele chegou ao 3DS.

Reprovado

Para que inovar, não é mesmo?

Sempre quando um game é anunciado em sua forma remasterizada para um console, esperam-se melhorias sensíveis em relação ao game anterior, além de algumas novidades para atrair aqueles jogadores que já o adquiriram na sua antiga versão. Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD não traz praticamente nada disso.

Os gráficos, que supostamente foram criados para o 3DS já em alta definição, apenas sendo compactados para rodarem dentro da resolução do portátil, não são o que podemos chamar de "refinados". Eles não são mal-feitos e feios, mas percebe-se que a Konami e a Mercurysteam poderiam ter polido um pouco o visual antes de lançar o game no Xbox 360 e PlayStation 3.

Muitos poderiam argumentar que por ser vendido por um valor mais baixo que a versão do Nintendo 3DS e estar presente na Xbox LIVE e PlayStation Network, os gráficos podem ser considerados bons, mas ficou claro que o lançamento do título nessas plataformas foi uma forma de a Konami faturar um pouco mais de dinheiro com ele, em vez de realmente estar pensando nos jogadores que dispõem apenas dessas plataformas.


Imagem

Isso também gera um problema para os jogadores que compraram o game no 3DS e gostariam de adquiri-lo no PlayStation 3 ou Xbox 360, esperando por alguma diferença além de "Jogar em uma tela grande e com um joystick diferente".

As mudanças no esquema dos consoles, adaptando as informações da segunda tela para porções da tela ou seções do menu, ou o fato de o segundo analógico ser esquecido, deixando ações como desviar de inimigos idênticas às realizadas no 3DS, mostram que a Konami não mudou praticamente nada no game. Fica a impressão de que a empresa apenas o lançou para consoles, perdendo a oportunidade de atrair gamers que já haviam gastado dinheiro com o título durante o seu primeiro lançamento, em março de 2013.

Vale a pena?

Apesar de suas falhas, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD é um jogo muito divertido. Ele consegue avançar a franquia, ainda que respeitando o seu passado, servindo como uma ponte perfeita para a conclusão da saga de Gabriel Belmont em Castlevania: Lords of Shadow 2.

O fato de ele não ter praticamente nenhuma inovação em relação à sua versão original (além das óbvias "mudança na resolução e uso de joysticks") pode incomodar alguns jogadores e até afastar alguns deles, mas, se você não teve contato algum com o título e ainda é fã de Castlevania, pode ter certeza que terá algumas horas de diversão com o game. Talvez você até se empolgue e queira jogar o primeiro Lords of Shadow e aguardar ansioso a sua sequência.

Fonte: Bj

4 Comentários

09 Nov, 2013 - 13:02

3593 Views

8.0

Como você avalia o Castlevania Lords of Shadow: Mirror of Fate HD?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

Leandro Costa 09 Nov, 2013 21:59 1

Esperando a versão pc que provavelmente vira ano que vem quando oficializarem o LOS2 na steam.

chinobistar 09 Nov, 2013 16:27 2

escreveu:mas ficou claro que o lançamento do título nessas plataformas foi uma forma de a Konami faturar um pouco mais de dinheiro com ele, em vez de realmente estar pensando nos jogadores que dispõem apenas dessas plataformas.


E desde quando empresas lançam jogos para outras plataformas pensando nos jogadores? Isso aqui é mundo capitalista, não a Disneylândia.

fernandojaques 09 Nov, 2013 16:17 0

Aí pc_extreme foi mostrado uma foto rodando o jogo num notebook oficialmente como já foi publicado aqui na TG, mas não creio que veja a luz do dia assim como Metal Gear Rising Revengeance.

pc_extreme 09 Nov, 2013 15:36 1

tô por fora... também foi confirmado para pc? alguém sabe?