Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
7.5
Análise de de Adrenaline

POKÉMON SCARLET E VIOLET É O MELHOR JOGO DE POKÉMON, MAS TEM CARA DE JOGO MUITO ANTIGO

Existe uma legião de fãs de Pokémon que, sempre quando um jogo novo é lançado, fazem uma festa. E estão certos, uma vez que a franquia é consagrada por seu estilo único e muito próprio de construir um mundo e uma narrativa em torno das belíssimas criaturinhas que só existem em Pokémon. Em Pokémon Scarlet e Violet, muita coisa mudou – mas outras nem tanto assim.

aRecebemos o jogo gratuitamente para review das mãos da Nintendo no dia do lançamento. Demorou um pouco para que eu pudesse escrever a respeito, pois estava testando todas as possibilidades deste game. Enfim chegou o momento! Afinal, Pokémon Scarlet e Violet é tudo isso mesmo?

O segundo jogo de Pokémon do ano? Pode isso Arnaldo?

Pois é, no começo do ano tivemos o lançamento de Pokémon Legends Arceus, que sem dúvida alguma pavimentou o caminho para muitas mudanças na franquia. Lançado no começo do ano, o jogo já trazia um mundo aberto interessante, mas em Violet e Scarlet há muito mais coisas para fazer no mapa – e uma região gigantesca se comparado com Arceus. Embora os dois títulos tenham problemas muito visíveis, é impressionante que a GameFreak tenha conseguido entregar dois jogos com tantos pontos interessantes para entreter os jogadores em tão pouco tempo. Contudo, Pokémon Scarlet e Violet realmente é uma evolução que faz este ser o melhor jogo da franquia em muitos aspectos.

De início, começamos com um estudante aspirante a treinador Pokémon que se mudou recentemente para a região de Paldea e que, logo que a história começa, aparenta ser um fenômeno. Aos poucos vamos conhecendo diversos personagens que, diferente de outros jogos da saga, possuem muito mais importância na narrativa. Dependendo da sua escolha, entre Violet e Scarlet, você terá um Pokémon Lendário que você encontrará no começo da história e que guarda muitos segredos. Contudo, o mais importante é que ele serve de locomoção no mapa, são eles: Koraidon em Pokémon Scarlet e Miraidon em Pokémon Violet. Eu escolhi jogar Violet na maior parte das vezes e posso dizer que Miraidon é lindo!

A melhor campanha de um jogo de Pokémon!

Imagem



Sem dúvida alguma Pokémon Scarlet e Violet possuem a melhor estrutura narrativa e de progressão de um jogo da franquia. É possível percorrer três tipos de histórias, sendo a Victory Road, que traz o estilo habitual de se jogar Pokémon, percorrendo ginásios em busca de vitórias contra diversos tipos de treinadores líderes e, enfim, chegar no Ranking Champion. O Path of Legend, onde nos juntamos ao veterano treinador Arven, que está em busca de criaturas e ingredientes lendários (é aqui que você evolui o seu Pokémon Lendário para percorrer o mapa mais facilmente). E por fim, temos a Starfall Street, uma campanha focada em derrubar uma organização delinquente que tem ótimos mestres Pokémon. Contudo, eles criam diversos problemas e assumem uma postura bem perigosa.

O mais legal de tudo é que você pode escolher como avançar no jogo, seja escolhendo apenas uma campanha ou fazendo todas ao mesmo tempo. Dessa forma, o jogador tem bastante liberdade de percorrer o mapa, ficando limitado apenas por montanhas, rios ou até mesmo o nível que as criaturas do mapa possuem no seu caminho. Porém aqui temos um problema: como podemos seguir para qualquer lado, o jogo nivela a dificuldade entre o nível 20 e 30. Então, dependendo da maneira que você joga um RPG, poderá evoluir rápido e diminuir a dificuldade, ainda mais se você entender quais tipos de Pokémon são bons contra os elementais dos oponentes.

O mundo aberto de Pokémon Scarlet e Violet é enorme!

Imagem

É muito bom perceber o quanto o mundo aberto fez bem para Pokémon Scarlet e Violet. Com o uso do Pokémon lendário, nossa locomoção fica bem divertida, embora no começo seja bem lenta – recomendo que faça ao menos algumas missões com Arven para deixar tudo mais interessante. O jogador pode andar livremente em busca de suprimentos, mas deve tomar muito cuidado por onde anda, pois existem diversos Pokémon bem pequenos que podem lhe enfrentar do nada, caso você esbarre neles.

Além disso, o jogo tem muitos itens escondidos e, se você gosta de explorar, será algo benéfico para sua campanha. Nossas criaturinhas também podem ajudar nessas tarefas com a nova mecânica "Lets go", onde o Pokémon não somente fica fora da Pokébola, mas também combate inimigos mais rapidamente e coleta itens para você. Porém, é necessário ficar ligado nos níveis dos adversários e nos elementais. Assim seu Pokémon não vai morrer à toa.

Melhor ainda, durante sua jornada você poderá usar um fenômeno chamado ‘Terastral’, para deixar seu Pokémon brilhando como uma pedra preciosa. Isso o deixa mais forte e mais resistente. Contudo, você também vai encontrar outras criaturas inimigas e que, para serem capturadas por você, lhe darão um grande trabalho. Fique de olho no mapa pois as criaturas mais fortes e mais desafiadoras ficam brilhando com grande destaque. No entanto, elas são bem recompensadoras de enfrentar.

Ainda como uma novidade, é possível enfrentar Pokémon em estado ‘Terastral’ através de atividades online. Assim, o novo Pokémon tem Raids muito interessantes para jogar com os amigos, aumentando a importância deste elemento online que a franquia traz desde o Game Boy (se não me engano).

Nem tudo é lindo em Pokémon Scarlet e Violet

Imagem

Embora o mundo aberto seja algo incrível para uma experiência Pokémon, existem diversos erros que a GameFreak não conseguiu resolver a tempo de lançar o jogo e nem no momento onde escrevo este review. O desempenho do jogo é pífio, mesmo levando em conta que o poder do Nintendo Switch não é tão grande. Mas um portátil que tem Zelda e The Witcher 3 com versões tão incríveis, não poderia engasgar para o novo Pokémon diante do estilo de jogo que ele tem.

No entanto, é possível notar também em alguns loadings que a GameFreak desenvolveu o novo Pokémon como se trabalhasse em um videogame muito mais antigo. Além disso, o jogo não possui vozes em nenhum diálogo, animações estranhas e repetitivas e muito texto que fica explicando toda hora o que está acontecendo na tela (como quando um Pokémon é atingido, recebe um status de ataque, defesa, de elemento e muito mais). Tudo isso demora demais para deixar o jogador voltar a jogar e causa um desconforto, o que poderia ser demonstrado de forma mais natural e com animações dentro do próprio game.

A falta de vozes deixa cenas bem importantes sem profundidade e, na minha opinião, é inadmissível que não exista esse tipo de tratamento em, ao menos, cenas importantes da narrativa. Assim, fica tudo muito com cara de um jogo de PS2 / Wii. Claro que muita gente pode não se incomodar com isso. Porém, acho de suma importância nos dias de hoje que um jogo como este possua voice acting. Por fim, no Brasil, não contamos com legendas em português, o que já se tornou uma das maiores reclamações dos jogadores brasileiros para com a Nintendo.

Conclusão: Pokémon Scarlet e Violet valem a pena?



Por mais que seja um jogo cheio de problemas técnicos, slowdowns frequentes e um visual que poderia ser melhor, este é facilmente o melhor Pokémon que já joguei. Embora eu não seja um expert na franquia, venho jogando praticamente todos os lançamentos dos últimos anos e me divertindo muito. Claro: este novo jogo me irrita em diversos momentos pela morosidade de tudo, o que nos dias de hoje é grave! Mas no geral existem muitos méritos que devem ser elogiados e que fazem deste Pokémon algo único no Switch.

E não é apenas por ser um jogo exclusivo da plataforma, mas sim pela abordagem que o jogo traz e o fator diversão, principalmente quando estamos evoluindo nossos Pokémon e procurando pelos Lendários e pelos Shiny. Como um RPG é realmente um ótimo game, assim como um jogo de Pokémon é o melhor! Mas certamente não é um exemplo de construção geral técnica, o que faz de Pokémon Scarlet e Violet um jogo nota 7,5. Se não fossem os problemas técnicos, seria um jogo nota 9! Quem sabe a Nintendo e a Gamefreak arrume o jogo em 2023?

Por fim, o que você achou desta análise? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião!

VEREDICTO

Por mais que seja um jogo cheio de problemas técnicos, slowdowns frequentes e um visual que poderia ser melhor, este é facilmente o melhor Pokémon que já joguei. Claro: este novo jogo me irrita em diversos momentos pela morosidade de tudo, o que nos dias de hoje é grave! Mas no geral existem muitos méritos que devem ser elogiados e que fazem deste Pokémon algo único no Switch.

Fonte: Comboinfinito

0 Comentários

28 Dez, 2022 - 06:56

490 Views

7.5

Como você avalia o ?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários