Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
9.0
Análise de de Tribo Gamer

The Gunk

Após o lançamento de SteamWorld Dig 2 em 2017, a equipe por trás da Image & Form esperava expandir seus horizontes com seu próximo projeto. Um protótipo de jogo foi finalmente testado que resultou em jogadores aspirando gosma preta permitindo o crescimento de plantas que o time considerou "ridiculamente gratificantes", e assim The Gunk se tornou o próximo jogo de Image & Form.



Lançado em 16 de dezembro, The Gunk é um título de ação e aventura em terceira pessoa que conta a história de Rani e Becks, melhores amigos e parceiros que vasculham a galáxia em uma nave espacial desordenada carinhosamente conhecida como Dust Bunny. Becks é um mecânico habilidoso e engenhoso que consegue manter o Coelhinho em movimento, apesar dos tempos difíceis da dupla. Rani, o personagem jogável, tem um coração de ouro, mas muitas vezes deixa que sua natureza aventureira os guie.

Tendo perdido seu braço em um incidente de mineração antes dos eventos de The Gunk, Rani está equipado com um grande braço protético mecânico laranja que a dupla chama de Pumpkin. Pumpkin serve como um scanner para que os jogadores possam aprender a identificar informações sobre itens no mundo, bem como um aspirador para sugar materiais de criação e sujeira.

Conclusão: The Gunk é um jogo de aventura e quebra-cabeça satisfatório onde dois scrappers espaciais sem sorte devem ajudar a salvar um planeta alienígena de uma gosma negra destrutiva. O combate em The Gunk parece frustrantemente fraco, mas o ritmo sólido da história e os desafios de quebra-cabeça excelentes ajudam a ofuscar a luta.

The Gunk: O que você vai gostar

Imagem

Durante a maior parte de seu tempo de jogo de aproximadamente oito horas, The Gunk se destaca por ser uma aventura de quebra-cabeça baseada em uma história onde os jogadores exploram um planeta visualmente deslumbrante que está sendo lentamente devorado por uma misteriosa gosma negra. Rani atravessa pequenos e escuros espaços em cavernas em gigantescos prados abertos com riachos e flora incomum repleta de cores, dando aos jogadores a sensação de um mundo expansivo cheio de potencial, apesar do jogo se limitar principalmente a caminhos lineares. A narrativa ambiental do Gunk é incrível, enquanto Rani explora e interage com os restos de uma antiga civilização alienígena. Quanto mais Rani descobre, mais profundo se torna o mistério do planeta.

A sujeira em si no jogo é uma corrupção abrangente. As áreas cobertas pela gosma são escuras e sem vida, mas os jogadores podem usar a Abóbora para aspirar a gosma e limpar com eficácia cada área. Depois que toda a gosma é removida, uma bolha verde se espalha ao redor de Rani, estourando a cor e a vida vegetal ao redor deles.

Limpar a gosma geralmente requer um pouco de resolução de quebra-cabeças, no entanto, como a habilidade de vácuo de Rani tem alcance limitado. Os jogadores precisarão se envolver com o meio ambiente cultivando cogumelos ou jogando cabeças de plantas explosivas para limpar os obstáculos em seu caminho e superar o terreno do planeta alienígena.

Imagem

Esses quebra-cabeças são bem planejados e, normalmente, é bastante fácil encontrar as soluções para eles, adicionando à natureza exploratória casual da primeira metade do jogo. Geralmente, os objetos com os quais os jogadores podem interagir apresentam um brilho dourado para ajudá-los a se destacarem. Isso pode tornar mais fácil encontrar e coletar materiais de artesanato que são necessários para criar atualizações para o Pumpkin. No entanto, não há nenhum mapa, então se por acaso você deixar de coletar algo, você pode se ver no final do jogo correndo para frente e para trás nas áreas anteriores, tentando desesperadamente encontrar mais materiais de artesanato. Felizmente, há um farol de viagem rápida localizado na entrada de cada segmento.

The Gunk: O que você não vai gostar

Imagem

Há uma surpreendente falta de vida selvagem no planeta alienígena que visitamos durante nosso tempo com The Gunk. Em um capítulo específico, encontramos um animal incomum que ajudamos a salvar dos temidos Gunk Bichos, mas após a conclusão do capítulo, nunca mais veremos outro desses animais. Ver um pouco mais de vida selvagem poderia ter ajudado a consolidar a história de que este é um planeta que precisa de você para salvá-lo. A falta de diversidade da vida selvagem também afeta o punhado de inimigos que você encontrará em The Gunk.

Na verdade, eu ousaria dizer que o combate como um todo é o único ponto fraco de todo o jogo. Existem apenas três tipos de inimigos que o jogador encontrará em The Gunk, e o único meio de Rani para enfrentá-los é com a sucção a vácuo de Pumpkin. Isso deixa os jogadores tendo que aproximar Rani dos inimigos para enfrentá-los. No entanto, Rani não tem nenhum movimento disponível para evitar ataques recebidos e seu movimento geral é um pouco lento, mesmo quando em execução. Em um jogo que de outra forma parecia uma aventura relaxante e gratificante, o combate foi uma luta desnecessária. Resolver os quebra-cabeças e limpar a gosma eram antagonistas suficientes por si só.

The Gunk: Você deveria jogar?

Imagem

A resposta curta para saber se alguém deve ou não pegar The Gunk é um retumbante "Sim, absolutamente." Embora eu achasse que o combate estava faltando, eu estava tão apaixonado pelo resto do mundo que havia sido exposto diante de mim que não me importei em me arrastar pelos irritantes Gunk Critters apenas para ver o que Rani iria descobrir Next.

A narrativa é uma alegoria maravilhosa sobre a importância de cuidar do seu planeta natal, mas há humor, quebra-cabeças e exploração suficientes aos seus pés para que você sinta que está tirando algo genuíno da experiência. The Gunk é o tipo de jogo indie que eu recomendaria facilmente para alguém que pensa que não gosta de jogos indie. A inclusão do jogo no Xbox Game Pass no lançamento significa que há ainda mais razões para tentar.

Conclusão: The Gunk é uma excelente vitrine para o que os jogos independentes podem trazer para a mesa. A narrativa do jogo é bem escrita e envolvente, a dublagem é excelente e o design do quebra-cabeça é intuitivo. No entanto, existem algumas deficiências nas opções de combate e acessibilidade limitada.

Fonte: T2id

0 Comentários

16 Dez, 2021 - 11:25

1131 Views

9.0

Como você avalia o ?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários