Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
8.0
Análise de Pro Evolution Soccer 2014 de BrasilGamer

PES 2014: Começa a nova temporada de futebol da Konami



Segundo a própria Konami, PES 2014 marca grandes avanços para o popular jogo de futebol, com a inclusão do FOX Engine desenvolvido pela Kojima Productions, que foi totalmente reformulado. O uso dessa nova tecnologia permitiu que a equipe de Produção de PES priorizasse a recriação de muitas habilidades dos jogadores reais e uma sofisticada Inteligência Artificial. Agora com o jogo final, temos a oportunidade de ver como a equipe de produção se saiu e também observar se o FOX Engine fez mesmo a diferença.

Realmente podemos dizer que o novo motor gráfico deixou os confrontos entre os jogadores mais realistas, ou seja, nos jogos anteriores não sabíamos ao certo os critérios que definiam como um jogador ganhava um duelo de cabeça ou um confronto corpo-a-corpo, mas agora graças a um melhor conjunto de animações é possível entender o que aconteceu e corrigir erros de sua equipe para um melhor desempenho nos próximos jogos.

No entanto, PES 2014 concentra tudo em torno da bola: como ela se move e como os jogadores a usam. As bolas aéreas seja em um cruzamento ou um escanteio, por exemplo, permite que nossos jogadores se movam para encontrar um melhor posicionamento, seja para cabecear ou chutar a bola em direção ao gol. O mesmo vale para os jogadores defensivos, que nesses casos (devemos prestar muita atenção) podem deixar um buraco no seu sistema de defesa sem ao menos percebermos.

Também podemos proteger a bola de uma forma que não aconteça a falta, uma proteção pode ser feita com quem está com a posse de bola ou quem é o marcador, para isso basta movimentar o analógico na direção de seu oponente. Claro que jogadores com maior habilidade poderão realizar dribles que deixaram os marcadores a "ver navios". Dessa forma, o jogo prioriza seis melhorias-chave na jogabilidade, o que melhora a dinâmica ao fornecer controle sobre tudo, com ou sem a bola.


PES 2014 - Trailer dos times da América do Sul


Com o novo motor FOX Engine, é de se esperar que o jogo ofereça várias animações aos diversos jogadores. Podemos dizer que o número de animações é bom, mas não é excepcional. Em várias ocasiões, notamos a falta de alguns movimentos mais complexos, como voleios, alguns tipos de quedas, ou até mesmo mudanças de direção. Outros elementos, tais como as multidões nos estádios e a energia do jogador, desempenham um papel de maior destaque na dinâmica do jogo, por meio do sistema Heart, que dá ênfase ao desempenho do usuário graças à essa nova jogabilidade.

Esse sistema tem o objetivo de recriar os efeitos da torcida de um time, tanto numa base individual para o jogador, quanto para toda a equipe. Cada jogador agora emprega atributos mentais, além dos estilos e habilidades de jogo, e podem ser negativamente afetados quando tiverem um jogo ruim. Falando em equipes, as mesmas estão se movimentando muito bem no geral, nos dando a sensação de um jogo com um ritmo mais calmo e realista.

Os desenvolvedores também tentaram reorganizar os menus do jogo, mostrando algo mais claro e objetivo. Mas, digamos, que essa reorganização não foi tão bem sucedida como eles esperavam. Os menus ainda são bastantes rústicos e o número de posições e subtítulos é realmente muito elevado e mal organizado. No entanto, o tutorial ainda se demonstra muito útil e, é fundamental para aprendermos a dominar as novidades desse ano.


Imagem

Sobre o modo carreira, a grande novidade é o modo "Become a Legend" e a possibilidade de seguir carreira como goleiro, onde podemos até defender a seleção nacional. Além disso, Pro Evolution Soccer possui uma ampla gama de licenças de futebol de todo o mundo, incluindo a principal competição de clubes da Europa, a UEFA Champions League, a AFC Champions League, a Associação de Futebol da Argentina (AFA), os times da Primeira Divisão do Chile e como não poderia ficar de fora, a Taça Libertadores.

Claro, que as equipes brasileiras também estão presentes, onde os times nacionais são: Atlético Goianiense, Clube Atlético Mineiro, Clube Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciuma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goias, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Vitória, Palmeiras, Figueirense e Sport do Recife. Como de costume temos também um poderoso editor para preencher todas as limitações de nomes e licenças do jogo da Konami.

Sobre o modo online temos a Sala de Jogos Amistosos e o Ranking dos Jogos, possibilitando a criação de partidas sofisticadas e rankings. Também está de volta o modo Master League Online. A Konami prometeu que em breve teremos acesso a um pacote completo com o tradicional 11 vs 11.

Para finalizar podemos dizer que os gráficos são ótimos e não só os rostos dos jogadores principais são reconhecidos, assim como também o seu estilo de jogo. O nível de detalhe nos estádios é notável, a única queixa é a presença de apenas 19 licenças, devido as exigências feitas pela EA que impediram que outros estádios estivessem presentes aqui.

No geral a Konami fez um bom trabalho e mostra que a evolução vem aparecendo ano a ano. O jogo ainda é um forte concorrente de FIFA e o novo motor gráfico dá uma nova cara ao jogo, onde os fãs terão aqui a oportunidade de desfrutar de uma nova e melhorada série de futebol. Um jogo altamente recomendado para os fãs do esporte mais popular do Brasil. PES 2014 já está disponível nas lojas de todo o país.


8 / 10

Fonte: Brasilgamer

9 Comentários

27 Set, 2013 - 11:00

1796 Views

8.0

Como você avalia o Pro Evolution Soccer 2014?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

Carlos_Jr 04 Out, 2013 07:08 0

Faltou capricho da Konami, parece um jogo inacabado. O sistema de finalização ficou terrível, o posicionamento do corpo do jogador, a trajetória da bola, muito estranho. Ponto positivo pro sistema defensivo, melhorou bastante. Precisa acertar muita coisa pro jogo ficar bom, irrita muito jogar essa versão, parece um jogo feito "nas coxas", talvez pra 2015 se torne um bom jogo, por enquanto vou dar prioridade pro Fifa novamente este ano.

informixslz 27 Set, 2013 22:37 0

o game tá nota 10 comprei para PC e o modo online é top
quem tiver achando a jogabilidade ruim vai no treinamento especifico que logo fica crack.

Fabricio Santos 27 Set, 2013 15:42 0

Alguns quesitos ta melhor em outros pior no ps3 ta dando até umas travadinhas....

razak159 27 Set, 2013 15:26 -1

sem + pes 14 nao é divertido o que se espera de qualquer game seja qual for o genero é o divertimento e sem sombra de duvida pes 14 nao tem nenhum divertimento

Erique 27 Set, 2013 15:21 0

o jogo ta bom dms d,
aposto que os caras ai de baixam ainda usam os controlhes basicos d, e o chute invertido eu fiz todos tutoriais e bem mais facil doque parece d,

razak159 27 Set, 2013 14:39 -2

PES 14 tem uma fisica horrivel, os jogadores parecem que tem chumbo nos pés. É muito estranho, a jogabilidade ta pesada demais e nada fluida. Fora que tem um delay horroroso para passe de bola e passes de primeira demoram também.Resumindo este jogo esta uma bela ***** so tem grafico mais nada sempre fui fã de pes mas esse pes 14 a konami nao fez pensando nos fãs,sinceramente nao sei o que a konami pensou quando lançou essa bela ***** e ainda nao sei como alguem consegui gostar desse jogo serio,quem gosto tem serios problemas na boa

leostrife 27 Set, 2013 13:15 -1

Eu até pegaria o Fifa 14 sem pensar duas vezes se eles tivessem colocado a nova engine na versão PC, como veio praticamente uma patch do 2013, vou ficar no PES e esperar pelos mods pra dá uma melhorada no game.

joiasin 27 Set, 2013 12:05 0

Achei os Jogadores Lentos para fazer Dribles, e tambem notei a demora para chutar como o leostrife citou, nunca gostei de FIFA, mas esse PES 2014 não me deu escolha =/, pra mim o melhor PES que existiu foi o 2009

leostrife 27 Set, 2013 11:38 0

Graficamente eu achei o jogo bem melhor, efeitos de suor, uniforme com balanço realístico e que também sujam...
Mas não me adaptei ainda a certas mudanças na jogabilidade, como a chute de primeira q não sai, o desarme q ta meio confuso e o carrinho q quando vc usa o seu jogador entra pra aleijar o adversário em vez de tentar o desarme limpo... Também notei erros de arbitragem, como não marcar a lei da vantagem, quando eu sai na cara do goleiro e o juiz me apitou uma falta fora do lance q me deixou bem puto.