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Análise de de Tribo Gamer

UNSIGHTED traz liberdade e ação em uma elaborada aventura

Em UNSIGHTED, uma androide precisa correr contra o tempo para conseguir salvar seus amigos e seu amor. Para isso, ela explora uma imensa cidade em uma aventura de ação com toques de RPG que oferece progressão aberta. O primeiro trabalho da desenvolvedora brasileira Studio Pixel Punk impressiona com seu mundo intrincado, jogabilidade ágil, muitas possibilidades na hora de resolver os desafios e vasto conteúdo. O resultado de tanto esmero é um jogo excepcional e muito divertido.

Gameplay



Em uma missão com prazo apertado

O mundo mudou completamente quando um meteoro caiu na cidade de Arcadia. Ele trouxe consigo a Anima, uma substância que deu consciência às máquinas, o que resultou em uma guerra sangrenta entre humanos e autômatos. A situação se alterou drasticamente quando uma estranha torre isolou o meteoro, impedindo que os androides consumissem Anima. Sem essa substância, as máquinas se tornam Unsighted, criaturas violentas e sem consciência.

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A esperança é Alma, uma autômata guerreira que perdeu parte de sua memória. Para salvar seus amigos, ela precisa reunir partes do meteoro para forjar uma lâmina capaz de destruir as estranhas criaturas que guardam a torre. O problema é que esses materiais estão sob a guarda de poderosos autômatos que possivelmente já perderam a consciência.

Sem outra opção, Alma decide enfrentar os perigos de Arcadia em uma missão que precisa ser completada rapidamente — pois se nada for feito, tanto ela quanto seus amigos se tornarão Unsighted. A heroína também está em busca de seu amor, a autômata Raquel, que desapareceu misteriosamente. No decorrer da jornada, Alma recupera parte de suas memórias, o que nos ajuda a entender melhor o que aconteceu em belas cenas em pixel art.

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No controle de uma guerreira habilidosa

A trama de Unsighted se desenrola por Arcadia, em uma aventura de ação e exploração com toques de RPG. O mapa é gigantesco e podemos desbravar livremente boa parte dos locais, pois não há uma ordem definida para a progressão. Muitos trechos necessitam de equipamentos específicos para ser acessados, mas normalmente há rotas alternativas ou a possibilidade de utilizar algum outro item.

O combate em tempo real é uma constante na jornada de Alma, que precisa enfrentar inúmeros robôs Unsighted. Para atacar, ela conta com inúmeras armas, como espadas, machados, pistolas e escopetas. Os inimigos são bastante agressivos, sendo importante agir com precisão, pois defender na hora certa desestabiliza os oponentes, que ficam suscetíveis a dano crítico.

Para se fortalecer, a androide é capaz de equipar chips com efeitos diversos, como aumentar vida, vigor ou ataque. Alguns desses dispositivos têm funções mais distintas, entre as quais estão recarregar as balas ao acertar um golpe físico ou recuperar energia após derrotar determinado número de inimigos. Fora isso, é possível construir itens e equipamentos com recursos coletados pelos cenários, o que oferece ainda mais opções na hora de customizar a protagonista.

A exploração é livre, porém há um detalhe importante que inspira urgência. Alma e seus companheiros têm tempo de vida limitado a algumas horas, e caso elas se esgotem o personagem em questão se torna Unsighted. É possível estender esse tempo com um item chamado pó de meteoro, mas ele é raro e difícil de achar. Por ser um recurso limitado, precisamos pensar com cuidado em como utilizá-lo — é bastante difícil salvar todo mundo. Alguns minutos correspondem a horas no mundo de Unsighted, portanto precisamos avançar com agilidade.

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Explorando livremente uma cidade imensa

Unsighted mescla vários conceitos de outros jogos consagrados e o resultado é uma aventura única e surpreendentemente criativa. O aspecto que mais me impressionou foi a vastidão do mundo, que conta com um imenso mapa interconectado repleto de atividades, segredos e rotas alternativas. O ritmo é constantemente ágil, o que é proporcionado pela presença balanceada de combates, sessões de plataforma, exploração e puzzles. Há também atividades paralelas, como uma caça a tesouros enterrados e pescaria.

"Liberdade" é uma palavra que eu usaria para definir a jornada de Alma pela cidade de Arcadia. A progressão da aventura é bastante aberta, nos permitindo explorar as áreas em qualquer ordem. Existem partes mais contidas que funcionam como pequenos calabouços, mas até mesmo essas áreas oferecem diferentes caminhos. Claro, alguns trechos só podem ser acessados com equipamentos específicos, mas me surpreendi que até nesse aspecto existem outras possibilidades e rotas alternativas.

Em um museu antigo, por exemplo, consegui acessar salas antes da hora ao construir uma arma que lança granadas para destruir pedras imensas; depois, nas profundezas do local, encontrei um equipamento que tinha função parecida. Já para atravessar trechos com água, montei uma shuriken de gelo para congelar o líquido, e depois consegui avançar por trechos parecidos com maior agilidade ao utilizar um par de ganchos para me prender às paredes.

O universo do jogo está repleto de momentos que nos convidam a testar as possibilidades com diferentes equipamentos. Inclusive, são raros os puzzles em que há uma única solução e adorei tentar abordagens distintas para alcançar baús distantes ou acessar áreas supostamente inalcançáveis. Mesmo correndo contra o tempo, fiz questão de explorar o máximo possível do mapa e, mesmo assim, não consegui ver tudo, e em alguns trechos fiquei sem a mínima ideia de como alcançar.

No frenesi do combate

O combate de Unsighted é brutal e demanda bastante atenção, pois os inimigos são agressivos e normalmente avançam em grupo; golpear de qualquer jeito resulta em morte. Ataques com lâminas consomem vigor, ao passo que as armas de fogo precisam ser recarregadas frequentemente. Por causa disso, a melhor estratégia é observar os oponentes e agir na hora certa. Os embates são intensos e às vezes bem complicados, mas é muito recompensador conseguir aparar golpes e detonar os inimigos com poucos golpes.

Assim como a exploração, existem muitas possibilidades no combate, com uma grande diversidade de equipamentos. Na minha aventura, encontrei todo tipo de arma: uma espada elétrica capaz de diminuir a defesa dos inimigos, um lança-chamas, granadas congelantes, um imenso machado flamejante, uma escopeta e muito mais. Podemos trocar a configuração a qualquer momento e experimentação é essencial, pois os inimigos têm fraquezas específicas.

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Em uma aventura tensa e com vários extras

Uma das características mais interessantes de Unsighted é o tempo de vida limitado dos personagens, o que traz uma sensação de urgência ao jogo. No começo da aventura não me importei muito, mas conforme conheci os outros autômatos passei a ficar constantemente angustiado com o possível fim deles. Podemos usar o pó de meteoro para estender o tempo dos personagens, mas eventualmente chegam os momentos de tomar uma decisão difícil: quem eu devo salvar com meu estoque reduzido de itens?

Além de ser um recurso da história, o tempo afeta o mundo do jogo em si. Na minha jornada, por exemplo, acabei não ajudando duas moradoras da vila, o que resultou em algumas lojas fechadas. Dependendo da rota, é capaz de você nunca ver certos personagens por não chegar a tempo . Investir em alguns poucos personagens traz também vantagens, pois cada um deles costuma dar um item exclusivo ao alcançar o relacionamento máximo. É possível até mesmo ser completamente egoísta e pegar para si a energia dos outros robôs.

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Prós

  1. Mapa interconectado imenso repleto de conteúdo e segredos;
  2. Progressão aberta que permite avançar na trama de forma livre;
  3. Muitas possibilidades na hora de resolver puzzles e situações;
  4. Combate ágil e com dificuldade na medida certa;
  5. Boa variedade de modos extras.


Contras

  1. O ângulo de visão traz alguns problemas pontuais na exploração e no combate.

Fonte: Gameblast

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12 Out, 2021 - 18:24

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