Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
8.0
Análise de Sonic Colors: Ultimate de IGN

Sonic Colors Ultimate

Lançado originalmente em 2010 para o Wii, Sonic Colors marcou o retorno do Borrão Azul à sua melhor forma. Ele corrigiu os erros dos Sonic em 3D, concentrando-se inteiramente no que torna a série divertida: fazer você sentir que é o ser mais rápido do mundo. Sonic Colors: Ultimate é o mesmo jogo, remasterizado para plataformas modernas com iluminação aprimorada, suporte a 4K / 60 quadros por segundo (exceto no Switch, claro), uma trilha sonora remixada e algumas outras adições menores à jogabilidade. Nenhuma dessas atualizações torna Sonic Colors: Ultimate uma compra obrigatória para os fãs que já jogaram o game original, mas para quem perdeu a oportunidade ou se afastou por conta de títulos como Sonic 06 e Sonic the Hedgehog 4: Episódio 1; a remasterização é boa e recomendada o suficiente para que você se aventure no parque de diversões interestelar de Eggman.



Independente de você já ter jogado antes, a história de Sonic Colors não será surpresa para ninguém: Eggman está tramando algo, tentando aproveitar-se do poder de uma energia alienígena para abastecer sua arma de controle da mente, e cabe a Sonic e Tails detê-lo. O enredo obviamente não é o motivo pelo qual alguém está aqui, mas é pelo menos bem apresentado e polvilhado com algumas risadas aqui e ali - especialmente graças a Cubot e Orbot, os dois capangas robôs de Eggman, que têm sua própria piada recorrente sobre o chip de voz de Cubot constantemente ser danificado e substituído, para o enorme desgosto de Eggman.

O que importa sobre a história, no entanto, é que ela apresenta os Wisps, os pequenos alienígenas multicoloridos que Eggman está caçando. Esses Wisps são os principais recursos que destacam Sonic Colors de todos os outros jogos principais de Sonic para console, tanto do passado quanto do presente. Pense neles como power-ups de transformação, os quais você encontraria em fases de um jogo do Mario, mas que podem ter seus poderes ativados por você quando quiser. Os Wisps rosa podem transformá-lo em uma bola de espinhos que permite que você se agarre às paredes; enquanto os Wisps amarelos o transformam em uma broca que pode cavar no subsolo; e os Wisps azul-petróleo o transformam em um laser que pode ricochetear em prismas e viajar na velocidade da luz. Eles são desbloqueados conforme você progride em Sonic Colors, mas você sempre pode revisitar fases anteriores e refazê-las com Wisps que são desbloqueados depois, para ter acesso a novos caminhos - mas falaremos disso depois.



Há um total de nove Wisps que você pode desbloquear ao longo de Sonic Colors: Ultimate - incluindo um Wisp fantasma completamente novo, que não estava no jogo original - e eles aprimoram principalmente as duas coisas que são essenciais para um grande game de Sonic: sua velocidade (óbvio) e as várias opções de caminhos que permitem que você faça o seu próprio trajeto ao longo da fase. Um Wisp rosa pode lhe dar a oportunidade de ignorar completamente uma parte lenta de plataforma permitindo que você suba a parede; um Wisp broca pode levar você a um caminho subterrâneo que é muito mais rápido do que a superfície; e um Wisp laser pode disparar Sonic através de uma parte lotada de inimigos, derrubando-os com a literal velocidade da luz. Esses Wisps em particular fazem um ótimo trabalho em variar o nível de design sem nunca desacelerar Sonic.

Também existem Wisps mais voltados para a descoberta de segredos, resolução de quebra-cabeças e plataformas. Embora estes sejam certamente menos empolgantes do que aqueles relacionados à velocidade, eles ainda tornam a exploração e revisitação de fases com novos poderes muito divertida, pois podem ajudá-lo a descobrir novos caminhos que mudam drasticamente o fluxo do cenário e até mesmo o ajudam a melhorar seu tempo ou pontuação.

O novo Wisp fantasma é provavelmente o mais fraco do grupo, já que ele realmente é usado apenas para melhorar a localização de alguns Red Rings escondidos, se comparado com onde estes estavam no jogo original. Com o Wisp fantasma, você pode atravessar paredes e ser arrastado para um ponto de ancoragem e... isso é tudo. Ao contrário dos outros poderes de Wisps, ele nunca é realmente usado de forma inteligente ou satisfatória o bastante.

A única desvantagem dos Wisps é que, como eles são apresentados um de cada vez ao longo de todo o jogo, a primeira vez nas fases iniciais de Sonic Colors podem não ser tão divertidas como quando você é capaz de refazê-las com todos os Wisps desbloqueados. Isso faz com que as primeiras horas sejam um pouco chatas, porque muitas vezes você é forçado a percorrer caminhos lentos e tediosos.

Esse é um problema que persiste do original, mas existe um que Sonic Colors: Ultimate apresenta pela primeira vez e está relacionado à sua trilha sonora remixada. As três primeiras fases de qualquer mundo reproduzem um tema remixado novo e as três últimas tocam as versões originais. O chato é que não há como escolher qual versão você quer ouvir, e isso é uma droga, porque eu descobri que a maioria dos temas originais são muito superiores aos remixes excessivamente produzidos. A trilha sonora ainda é ótima em todos os aspectos, não me levem a mal, mas parece estranho ter as duas versões e não ter opção de selecionar qual você deseja ouvir em uma determinada fase.

Imagem

A outra grande adição de jogabilidade é o modo Rival Rush que permite competir contra o Metal Sonic no que é essencialmente apenas um time trial melhorado. É uma maneira divertida de se desafiar a vencer uma fase rapidamente, mas deveria ser algo que você pode fazer em todos os níveis, e existe apenas uma por mundo, totalizando apenas seis corridas.

Itens cosméticos também foram adicionados nesta remasterização, dando a você a possibilidade de personalizar os sapatos, luvas, aura e efeito de boost do Sonic, gastando uma nova moeda que você pode coletar ao longo de cada fase. Nenhum deles é particularmente notável - são apenas algumas cores sem graça, efeitos visuais simples e padrões nada legais. Preferi manter o visual clássico.

No lado gráfico da coisa, Sonic Colors: Ultimate se mantém razoavelmente bem para um jogo de Wii lançado há quase 11 anos. A única reclamação nesse sentido são as cutscenes, que não foram refeitas e têm resolução super baixa para as telas modernas. Mas o jogo mesmo roda a 60fps sem quedas e em 4K no PlayStation 5, e existem algumas melhorias interessantes feitas na iluminação e nos modelos de personagens.

Mais importante ainda, Sonic Colors: Ultimate se beneficia de ter sido um jogo lindo, pra começo de conversa. Suas fases estão entre as mais criativas que a franquia já teve, desde Starlight Carnival ao estilo Rainbow Road, que tem Sonic acelerando pelo espaço enquanto uma guerra intergaláctica se desenrola no fundo, até a onírica Sweet Mountain que é feita inteiramente de junk food. Cada mundo está radiante de criatividade e o fato de que um parque de diversões é o que une tudo isso, é apenas a cereja do bolo.

O Veredicto

Em Sonic Colors Ultimate, uma versão aprimorada da aventura em alta velocidade e de ação, Sonic corre por mundos inspirados em parques temáticos para resgatar uma raça alienígena colorida das garras do Dr. Eggman. Um parque de diversões extraordinário foi visto orbitando ao redor do planeta natal de Sonic the Hedgehog, e rumores estão se espalhando de que a raça alienígena conhecida como Wisps, que tem uma energia colorida única, está sendo mantida cativa pelo malvado Dr. Eggman. Logo depois de chegar ao parque de diversões, Sonic descobre que é capaz de usar essas misteriosas forças alienígenas para ajudar os Wisps a escapar. Cada um dos Wisps apresentados no jogo tem um poder de cor única que, uma vez liberada, permite que Sonic o absorva enquanto percorre pelos vários planetas inspirados em parques. A energia Wisp permite que Sonic crie novos trajetos através dos estágios, perfurando o solo (Yellow Drill), por exemplo, ou acelerando através do estágio como um laser (Cyan Laser). Juntar os power-ups dos Wisps cria um combo que aumenta o boost do Sonic e o deixa ainda mais rápido. Experimente o novo modo ‘Ghost Racer’ em Sonic Colors Ultimate para compartilhar tempos recordes e desafiar amigos online ou alcançar o topo da tabela de classificação global.

Fonte: Br/Ign

0 Comentários

05 Set, 2021 - 11:25

895 Views

8.0

Como você avalia o Sonic Colors: Ultimate?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários