Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
9.0
Análise de FIFA 19 de Tribo Gamer

Agora com a Liga dos Campeões, FIFA volta a segurar o título de melhor jogo de futebol do mercado.

Existem jogadores de FIFA para todos os gostos, que apreciam os vários modos que o simulador da EA tem para oferecer, mas diríamos que o grosso da comunidade se divide em dois grupos: os que jogam Ultimate Team e os que jogam o modo Carreira. É por isso que ficamos um pouco desiludidos quando percebermos que o modo carreira não sofreu alterações substanciais desde o ano passado. O modo em si já era bastante bom em FIFA 18, e continua a sendo em FIFA 19, mas existe espaço para melhorar, e acabou por ser completamente negligenciado.

Felizmente FIFA 19 não é só o modo carreira, e existem muitas novidades noutras áreas do jogo. A grande novidade é a introdução das competições da UEFA, nomeadamente Liga dos Campeões, Liga Europa, e Super Taça Europeia. Depois de vários anos a substituir essas competições com nomes falsos, a EA Sports conseguiu finalmente roubar a licença da Konami, e soube tirar proveito disso mesmo, estendendo a licença a vários modos.

Desde o Kick Off, ao modo Carreira, passando por Journey e FIFA Ultimate Team, todos incluem a Liga dos Campeões de alguma forma, e até existe um novo modo que é precisamente a Liga dos Campeões, permitindo recriar toda a experiência da competição. Tanto o design e os logotipos, como o icônico tema da Champions, estão presentes. Mesmo antes das partidas podem ver animações próprias para os jogos da Liga dos Campeões, e até existem novos comentários em inglês específicos para esse tipo de partidas, a cargo de Derek Rae e Lee Dixon.

Outra novidade muito promovida pela EA Sports é o Kick Off 2.0. Aqui vão encontrar uma série de novas opções, incluindo a possibilidade de simularem jogos da Liga dos Campeões, finais de várias taças, e até várias formas alternativas de desfrutarem de FIFA 19. O modo mais falado tem sido Survival, onde a equipe que marca perde um jogador, mas existem outros. Um modo só permite gols de fora da área, outro só permite gols com a bola no ar, e até existe a possibilidade de jogar sem regras. O Kick Off 2.0 é uma proposta divertida, sobretudo para quando tiverem amigos em casa, mas dificilmente irá manter a atenção dos jogadores a médio ou longo prazo.

Se são fãs de Journey, vão poder apreciar o último capítulo da história de Alex Hunter, que desta vez conta com participações mais ativas de Williams e Kim. Alex Hunter continua a ser o foco da experiência, mas podem acompanhar episódios com o melhor amigo e a irmã de Alex. Podem, inclusivamente, jogar apenas os episódios de um deles, por exemplo. Como a EA já anunciou, o foco deste terceiro capítulo de Journey está na Liga dos Campeões, e isso implica uma mudança de Alex Hunter para o Real Madrid - que é obrigatória. Hunter terá também de lidar com o fato de estar se tornar um ícone, uma marca, e isso vai levantar muitas situações com que terão de lidar. Mais uma vez, existem várias surpresas à espera do jogador, e temos de tirar o chapéu à EA Sports pela forma como consegue encontrar ideias originais para manter Journey divertido e inesperado.

Imagem

Por fim, temos FIFA Ultimate Team, o modo mais popular de FIFA, e aqui existem algumas novidades. Primeiro, há Divisions, uma nova opção que permite aos jogadores disputarem jogos com outros jogadores de nível equivalente. As primeiras partidas vão servir para definir a nossa habilidade, e depois serão atribuídos a uma divisão. Depois disso irão disputar partidas para ganharem recompensas semanais, e até podem ganhar um apuramento para a Weekend League, torneio que se disputa ao fim de semana. Também aqui existem elementos da Liga dos Campeões para os jogos mais importantes. E claro, há a destacar a inclusão de novos ícones, como Eusébio, Johan Cruyff, e Rivaldo.

Outros modos continuam presentes, como novos Skill Games, Seasons online, Pro Clubs, e torneios personalizáveis. Como pacote, FIFA 19 é um jogo extremamente robusto, incluindo opções para praticamente todos os tipos de jogadores, e a este nível são poucos os jogos que podem competir com o simulador da EA Sports. Isto, claro, em cima de inúmeras ligas totalmente licenciadas, dezenas de estádios, e localização para vários idiomas.

A nível de apresentação geral, pouco mudou em relação a FIFA 18. Os menus são muito semelhantes, mas funcionas, modernos, e agradáveis. A banda sonora continua a criar bom ambiente para quando estão a passear pelos menus, e até existe um tema criado por Hans Zimmer. Graficamente voltam a existir melhorias em relação ao ano passado, com muitas animações novas durante o jogo, sequências de vídeo mais específicas, e até festejos novos nas bancadas.

Uma das novidades mais funcionais de FIFA 19 é o novo sistema de táticas, que permite ajustar com maior facilidade o comportamento das equipes. Podem definir os momentos em que a equipe deve pressionar o adversário, quão subida deve estar a linha defensiva, se os jogadores devem esperar pela bola ou tentarem desmarcações, e outras opções semelhantes. Mais importante ainda, podem definir táticas específicas para cada momento da equipe no jogo. Como no passado, podem usar o D-Pad para definirem uma atitude da equipe em tempo real, nomeadamente Muito Defensivo, Defensivo, Neutro, Atacante, e Muito Atacante. A diferença é que agora podem definir exatamente o que cada situação implica. Cada uma destas atitudes pode ter a sua própria formação, estilo de pressão, e comportamento, abrindo todo um novo lado tático a FIFA 19.

Imagem

E por fim, o mais importante - a jogabilidade.

FIFA 18 era já fantástico a nível de jogabilidade, e FIFA 19 constrói em cima dessa base. O grande destaque é a introdução de um novo nível de controle de bolas aéreas. Podem levantar a bola com mais facilidade, dar toques de cabeça, controlar a bola com o peito, e fazer uma série de ações que elevam FIFA 19 para um grau de controle com a bola no ar como nunca vimos noutro jogo de futebol. É realmente fantástico, e certamente que permitirá ao jogadores mais criativos criarem alguns gols impressionantes.

A nível global a inteligência artificial foi melhorada. Tanto a equipe adversária, como a equipe do jogador, são muito mais eficazes a defender, e até existe uma nova opção para permitir que a IA meta o pé à bola com mais frequência, caso passe por perto. Isto tornou o jogo mais difícil a nível de ataque, sobretudo pelo meio do terreno, com mais pressão e um posicionamento mais eficaz dos jogadores. Terão de ser mais criativos para criarem oportunidades de gol do que era necessário em FIFA 18.

Menos impressionante é a adição do Timed Finishing, que funciona da seguinte forma: para iniciarem um remate, seja em bola corrida, ou depois de um passe ou cruzamento, pressionam no botão de remate uma vez, e depois devem carregar outra vez mesmo antes do jogador tocar na bola. Se conseguirem com o timing correto, o remate terá mais força e mais precisão, mas se falharem, existem grandes possibilidades do remate sair torto. Honestamente, não somos fãs de Timed Finishing. Parece-nos uma complicação desnecessária, e a EA Sports tem provavelmente consciência disso mesmo, já que inclui uma opção nas definições para desativar o Timed Finishing. Certamente que alguns jogadores vão apreciar esta novidade, mas não é o nosso caso.

FIFA 18 era um jogo fenomenal de futebol, e FIFA 19 segue a mesma linha, embora não tenha o mesmo impacto. Qual é melhor? FIFA 19, sem dúvida, mas ficamos um pouco desiludidos com a ausência de novidades no modo carreira. Além disso nos parece que o Timed Finishing é não é a adição mais feliz que a EA já teve à jogabilidade. Também reparamos em alguns bugs, tanto a nível de modos, como de jogabilidade, embora nada que tenha prejudicado a nossa experiência - além disso temos esperança que a próxima atualização afine ainda mais o jogo. FIFA 19 não é um salto tão evidente como foi FIFA 18, mas é o melhor jogo de futebol que já jogamos, e está a rebentar com conteúdo de grande qualidade. Além disso, para alguns a inclusão da Liga dos Campeões será suficiente para justificar nova compra.

Imagem

Prós

  1. Finalmente, Liga dos Campeões e Liga Europa.
  2. Kick Off 2.0 é criativo.
  3. Journey continua a impressionar.
  4. Novos movimentos aéreos com a bola são uma excelente adição.
  5. Sistema de táticas evoluiu.


Contras

  1. Modo carreira não tem novidades.
  2. Remates temporizados não nos convenceram.
  3. Alguns bugs.

Fonte: Gamereactor

0 Comentários

20 Set, 2018 - 21:37

762 Views

9.0

Como você avalia o FIFA 19?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários