Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
9.0
Análise de Mega Man Legacy Collection de Tribo Gamer

Mega Man X Legacy Collection Vol.1 e 2 são indispensáveis para fãs da franquia

Mega Man X Legacy Collection lançou em dois volumes todos os jogos da série. Os pacotes concretizaram algo que todos já sabiam: esses jogos são fantásticos.

Mega Man X não é velho, é retrô

Imagem

Aqueles que conheceram a era dos 16-bits ou que apreciam jogos mais antigos, com certeza já tiveram contato com Mega Man X. O jogos começaram no Super Nintendo como uma série paralela à saga principal de Mega Man. "X" se passava uma centena de anos no futuro e apresentava um sucessor mais maduro do robozinho azul.

A jogabilidade é o fator determinante nos games da série X. Ela pega o conceito de absorver armas de chefes derrotados e incrementa uma mecânica de colecionáveis em diversas partes dos cenários. Caçar todas as partes de armadura e power ups pelo mapa não é um trabalho, é divertido.

Além disso, somos apresentados à diversos personagens memoráveis como Zero, Axl, Sigma, Iris, Signas e diversos outros. Isso dá um sentimento de nostalgia para os mais velhos, como também atiça a curiosidade dos novatos. O elenco de peso só aumenta e mesmo que os enredos sejam cada vez mais mirabolantes, isso é só parte do charme do pacote.

Se formos resumir as qualidades dessas coletâneas em apenas um adjetivo, ele seria "personalidade". Muitos games do estilo de ação side-scroll tentam fazer o que Mega Man X fez em sua época. Temos uma série spin-off que não só tem qualidade, como em vários momentos supera algumas coisas da obra original.

Entretanto, falar sobre esse jogos clássicos é chover no molhado. Há anos gamers e críticos elogiam essa série que introduziu muitos ao mundo do robozinho azul. Estamos aqui pra falar sobre o pacote de jogos que foi lançado. E nunca foi um momento melhor para voltar à Mega Man X ou ser apresentado à série.

Afinal, o que tem de diferente?

Imagem

Legacy Collection Vol. 1 traz a remasterização dos quatro primeiros jogos da série. Nele vemos o melhor da ação side-scrolling. O tratamento e atenção dada a cada versão é visível. Os jogadores possuem a opção de escolher o tamanho da tela, como também filtros que podem incrementar o visual retrô dos jogos. Todas as trilhas sonoras foram remasterizadas, entretanto, caso o jogador queira, ele pode deixar tocando as versões originais.

O mesmo se reflete para Legacy Collection Vol. 2, que conta com a segunda metade da série, indo do quinto ao oitavo jogo. O termo que se mantém como uma grande constante é "opção". O tempo inteiro o jogador tem controle de como prefere jogar cada um dos games. Todas as versões já lançadas de cada título estão disponíveis desde o início. Tanto as versões americanas, quanto japonesas de cada jogo podem ser selecionadas no menu principal. Os jogos de PlayStation 2 contam com ainda mais localizações, como alemão, francês e espanhol.

Os extras também estão presentes em peso em ambas coletâneas. São diversas imagens e curiosidades que tentam saciar os mais ávidos fãs. Além disso cada uma das versões conta com um music player com todas as trilhas sonoras da série. Em ambas versões também está presente o curta "Day of Sigma", um OVA de meia hora com o prelúdio de Mega Man X.

Entretanto todos esses extras são apenas enfeites para uma das mudanças mais divertidas das Legacy Collection: o X-Challenge Mode.

X-Challenge: um desafio para veteranos e novatos

Imagem

Sim, existe uma modalidade para testar suas habilidades contra os chefes do primeiro ao sexto Mega Man X. No entanto, ao invés de um simples boss time attack ou um modo survival, a Capcom decidiu trazer algo novo à mesa. O modo X-Challenge conta com uma sequência de diversos chefes lutando contra você em duplas. Isso mesmo, o jogo coloca X em uma arena contra dois chefes ao mesmo tempo.

Para incrementar ainda mais o desafio, o jogo te permite escolher até três armas pré-selecionadas para enfrentar três partidas seguidas. O modo testa seu conhecimento dos chefes e o força a adequar uma melhor estratégia para lidar com todos os inimigos.

Ao longo do desafio, as duplas vão se alternando e estimulando o jogador a experimentar estratégias novas. A constante movimentação e reinvenção das lutas deixam cada derrota ou vitória com um sentimento de "quero mais". E caso queira incrementar ainda mais o desafio, o jogador pode enfrentar todos os chefes apenas com um X-Buster tradicional.

Legacy Collection é a melhor porta de entrada para a série

Imagem

Se você nunca jogou a série Mega Man X, nunca houve uma melhor maneira de começar. Essas coletâneas trazem todas as ferramentas possíveis para que novatos se apaixonem pela série. E pra facilitar ainda mais essa inserção, o Rookie Hunter Mode foi criado. Ele serve como um modo fácil para os jogos Mega Man X e pode ser ativado e desativado à qualquer momento da jogatina.

Entretanto, caso queira sentir o desafio tradicional da franquia, basta deixá-lo desligado e curtir os títulos. Essa coleção é quase obrigatória para fãs de jogos de ação. Mega Man X é um dos maiores revolucionários do gênero e mesmo nos dias de hoje, não deve nada para jogos modernos em questão de desafio. São seus reflexos e sua rapidez de raciocínio contra oito jogos que são considerados, até hoje, obras primas.

PONTOS POSITIVOS

  1. Conta com diversas versões e um modo de jogo inédito
  2. Facilita a inserção de novos fãs na franquia
  3. Tem um grande fator de replay em todos os jogos


PONTOS NEGATIVOS

  1. Não existe justificativa para separar os games em dois volumes
  2. Alguns games apresentam frame rates inconsistentes


VEREDICTO

Mega Man X Legacy Collection Vol. 1 e 2 trazem uma bela homenagem para a saga que atravessou três gerações de consoles. As coletâneas também são a melhor porta de entrada que a Capcom poderia criar para atrair novos fãs para a série. É uma coleção tanto para veteranos, quanto para novatos.

Fonte: Comboinfinito

0 Comentários

01 Set, 2018 - 20:13

404 Views

9.0

Como você avalia o Mega Man Legacy Collection?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários