Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
4.0
Análise de Fear Effect Sedna de Tribo Gamer

Algumas memórias é melhor deixar no passado.

Vamos arrancar esta análise com uma confissão: nunca jogamos os Fear Effect originais. Isso pode ter nos custado um pouco em termos de contexto da estória e das personagens, e como não éramos fãs da série, também não tínhamos o envolvimento emocional que alguns jogadores certamente terão. Fear Effect foi lançado no PlayStation original, e alguns anos depois foi lançada uma prequela. Sedna é o regresso da saga com um jogo completamente novo, e está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Foi precisamente no console da Nintendo que analisamos Fear Effect Sedna.

Infelizmente a nossa experiência não foi ao encontro das nossas expetativas para o jogo, e o combate tático que tínhamos curiosidade de experimentar rapidamente se revelou caótico e trapalhão. A própria estória, que parecia ter uma premissa interessante, nunca agarrou o nosso interesse, sobretudo devido à forma pouco eficaz com que foi apresentada.

É uma pena, sobretudo porque o primeiro impacto até foi razoavelmente positivo, em particular devido ao estilo visual do jogo. É uma abordagem estilizada, mais próxima dos traços de animação do que de realismo. A jogabilidade tem uma perspetiva isométrica, mas mesmo assim consegue apresentar um bom nível de detalhe, e os traços dos retratos das personagens quando estão a falar também têm um estilo interessante. Honestamente o estilo visual de Fear Effect Sedna foi o elemento que mais gostamos do jogo, e mesmo esse não passa imaculado.

A nossa queixa no departamento visual está relacionado com uma dificuldade de perceber o que se passa, ou onde as personagens estão em relação ao cenário. O fato de termos jogado uma grande fatia do jogo no ecrã da Switch não terá ajudado à leitura dos acontecimentos, mas não ajuda que existam paredes invisíveis a bloquear a exploração, limitando ainda mais o sentido de mundo que o estúdio queria criar.

Imagem

Mais grave é a jogabilidade, e em particular a estrutura de tentativa e erro. Quando é bem feita, essa estrutura passa uma sensação de progresso e aprendizagem ao jogador, mas não é bem o caso com Fear Effect Sedna. Pelo contrário, sentimos-nos frustrados, perdemos todo o sentido de urgência, e consequentemente, o interesse. O jogo é muito linear em termos do que é preciso fazer para ultrapassar um puzzles ou uma seção, e isso obriga a tentar e falhar várias vezes, não porque a nossa lógica está errada, mas simplesmente porque o jogo só aceita uma solução. Outro problema é que as animações da personagem ao morrer, e todo o processo para o jogo recomeçar, demora demasiado tempo, o que torna a repetição ainda mais frustrante.

O sistema de combates não funciona por turnos, mas tem uma mecânica de pausa que permite pensar a ação, comandá-la, e depois vê-la a ser executada. A ideia é permitir uma abordagem tática e precisa, mas isso raramente acontece, culminado antes em combates confusos e trapalhões. Para a esmagadora maioria das situações acaba por ser mais prático deixar tudo correr em tempo real, já que o resultado é essencialmente o mesmo. É uma pena, porque este sistema de combate até podia ser interessante se existisse mais nuance, afinamento, e profundidade tática. Os melhores segmentos de jogabilidade acabaram por ser as seções de ação furtiva, onde é possível ser um pouco mais estratégico e eficaz, mas sempre que éramos vistos, voltamos ao caos total.

Com puzzles frustrantes, um design ineficaz de tentativa e erro, um sistema de combate trapalhão, e uma estória que nunca nos agarrou, não há muito mais a dizer sobre Fear Effect Sedna. As personagens não são memoráveis ou interessantes, nem são as suas relações convincentes - culpa de um trabalho sem sal dos atores e do guião longe de ser brilhante. Existe alguma intriga e mistério, mas se o conteúdo da estória não é mau, a forma como é apresentada não a favorece.

O único ponto de salvação de Fear Effect Sedna será a nostalgia que os maiores fãs podem sentir, mas como não temos essa ligação com a série, nem isso salvou a experiência. Se estão na mesma situação que nós, mantenham a distância deste jogo, e mesmo que sejam fãs, considerem se vale a pena investir numa experiência que podem muito bem estragar as nossas memórias de Fear Effect.

Prós

  1. Tem um aspecto razoável.
  2. Alguns pontos interessantes da narrativa.
  3. Seções furtivas funcionam.


Contras

  1. Design de tentativa e erro muito frustrante.
  2. Combate nunca parece natural.
  3. Apresentação da estória não é a melhor.

Fonte: Gamereactor

0 Comentários

14 Mar, 2018 - 02:36

1885 Views

4.0

Como você avalia o Fear Effect Sedna?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários