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Análise de Castle of Illusion starring Mickey Mouse de Uol Jogos

Castle of Illusion | Crítica Omelete



Castle of Illusion é um dos grandes clássicos dos jogos de plataforma da década de 1990. O game original enlouqueceu os fãs de Mega Drive - e depois os de Game Gear e Master System - com difíceis obstáculos e chances limitadíssimas, algo comum à época. Gostar de videogames há duas décadas era gostar de sofrer e ser recompensado com a satisfação da ciência da própria habilidade.

No game, no comando do camundongo Mickey, os jogadores partiam numa jornada mágica para salvar Minnie da bruxa Mizrabel, que a sequestrou para roubar sua juventude.



O inesquecível jogo chega agora às redes Xbox Live, PlayStation Network e Steam completamente repaginado. A SEGA caprichou no redesign. Diferente da maioria dos jogos que recebem versões em alta definição, porém, este não ganhou apenas um código novo e texturas adequadas às novas tecnologias. A empresa recriou o jogo inteiro com uma mistura de 2D e 3D que homenageia todas as fases do clássico e as transforma em algo novo, ainda que reconhecível. É tudo reminiscente do original, com temas, cores e vilões redesenhados lindamente. Os chefes são uma atração à parte, muitas vezes fazendo com que você morra simplesmente porque estava admirando o desenho.

A música também foi bem cuidada, com a ambientação garantida pelo compositor Grant Kirkhope, ex-Rare. A ocasional narração de Richard McGonagle (o Sully, de Uncharted) também agrada, dando charme a algumas passagens. Ela emula um conto infantil, com frases como "enquanto Mickey balançava-se defronte ao pato gigante, lembrava-se do conselho de seu amigo Donald sobre aventuras: nunca as tenha".

A jogabilidade segue a simplicidade noventista em 16 bits: dois botões controlam a ação, um pra pular e outro pra atirar. O ritmo e a precisão dos games de plataforma antigos também é mantido - muitas vezes para a frustração do jogador, já que o erro é frequente. Mesmo nos segmentos 3D a mecânica da plataforma é mantida, respeitando o gênero. Há um pequeno exagero na inércia de Mickey, porém, que torna a experiência um pouco enervante. É necessário corrigir quase todas as aterrissagens do camundongo, o que pode ser desgastante em fases como a dos macarrons (espécie de doce francês) que flutuam em uma corredeira de leite.

Apesar das qualidades, a quantidade mais que generosa de "continues", checkpoints e vidas distribuídas transformam a dificuldade do passado nas mamatas de jogos modernos. Foi-se o tempo em que eram necessárias semanas para zerar um game assim. Hoje bastam poucas horas - e Castle of Illusion (que não se preocupa em ter qualquer valor em replay) desaparecerá do seu console (e possivelmente da sua memória) rapidamente. Satisfação efêmera demais se pensarmos no valor do original para uma geração.

Fonte: Omelete/Uol

1 Comentários

08 Set, 2013 - 22:40

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Comentários

okarinha 09 Set, 2013 17:33 0

Mas cara...eu acho que tem legenda em pt-br sim heim, no Steam ja ta adicionado nos detalhes...veja la pra vc ver SyaoranPoa.

SyaoranPoa 09 Set, 2013 09:40 0

Sacanagem é não ter legenda em pt/br. A Sega ta por fora que a maioria das concorrentes dela tá lançando jogos c/ legendas e até dublagem em pt/br.

danpersa 09 Set, 2013 09:12 0

radamantynos
engraçado que o rayman legends eu não tive esse prolema
no meu caso aqui foi inverso
hehehe

radamantynos 09 Set, 2013 08:19 0

#danpersa, esse bug ai deve ser na versão pipichu. No steam não tive esse problema não. Ta rodando a 60fps em 1080. O que tive esse problema do fps foi no rayman legends em full screen, mas ai só criei uma resolução 1920 x 1076 no catalyst e foi de boa, 60 fps em full screen.

danpersa 09 Set, 2013 06:56 1

o game está muito bom, mas não chegou a ter 1/3 do impacto que o original teve na época, sem contar que a versão PC veio cheia de bugs, game travado em 30FPS, quando acionada a resolução 1080p o game muda a taxa de atualização para 24hz, joguei no máximo 1 hora do game e desisti, dar um pulo e acertar uma plataforma é uma tarefa difícil demais, obs: existe um fix criado por um fã que libera os 60fps, o game muda completamente com animações mais suaves e a precisão dos comandos se tornam bem mais precisas, porém ao tentar ativar a resolução de 1080p o mesmo dá erro.

Yan93 09 Set, 2013 00:23 1

bela postagem. game +++