Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
7.0
Análise de Outlast de Lusogamer

Outlast: A essência do Horror

Sem armas, sem poderes, sem hipótese. Uma viagem ao inferno num jogo genuinamente assustador.



O género Survival Horror assistiu a uma transformação durante a geração atual de consoles, passando do conceito de terror e sobrevivência, para algo muito mais próximo da ação. Os poucos jogos que ainda tentam segurar esse conceito original contam-se com os dedos de uma mão e nasceram quase todos como projetos independentes.

Outlast é um desses jogos, oriundo das mentes doentias que habitam a Red Barrels. Aqui não vão encontrar monstros enormes, espetaculares sequências de ação ou valores de produção de um Blockbuster de verão. Não, em vez disso vão encontrar uma experiência extremamente íntima, com um conceito corajoso e momentos genuinamente assustadores.

O protagonista de Outlast é Miles Upshur, um jornalista que decide investigar o que correu mal num asilo norte-americano. O jogo decorre todo na perspetiva de primeira pessoa, mas não é um Shooter. Miles não tem acesso a qualquer arma durante o jogo. O único acessório a que poderão recorrer é a sua câmera filmadora, que inclui visão noturna e que é essencial para tentarem sobreviver a este pesadelo.




Podem passar o tempo todo com a câmara equipada: a única coisa que muda em relação à visão normal é a presença de mais elementos na tela, como a duração da bateria e outras informações do gênero. Ter a câmera ativa não carrega qualquer tipo de penalidade, nem afeta os movimentos de Miles. A única situação em que devem ter atenção é quando ativam a visão noturna.

Outlast é um jogo escuro. Muito escuro, por isso a visão noturna da câmera alberga uma importância vital. O efeito desse modo é fantástico e cria situações aterradoras. O filme espanhol REC (se não viram, façam favor de o ver) parece ter sido uma inspiração óbvia, não só pelo efeito visual, mas até pelo comportamento dos inimigos.

Mas a utilização da câmera no modo noturno consume a bateria. Felizmente podem carregar até um máximo de 10 baterias adicionais, que vão encontrando durante o jogo. Nunca ficamos sem bateria enquanto jogávamos, o que significa que, desde que tenham algum cuidado e não desperdicem visão noturna onde não é necessária, não devem ter problemas.


Imagem

Outlast é um Survival Horror no verdadeiro sentido do conceito. É um jogo de terror, onde o objetivo passa por sobreviver. Quando encontram um inimigo, têm duas opções possíveis: ou agem furtivamente e tentam evitar o contato, ou, se forem vistos, correm pela vossa vida enquanto tentam despistar o perseguidor.

A primeira parte funciona bem. É um autêntico jogo das Escondidas, onde podem utilizar camas, armários e cobertura geral para permanecerem escondidos dos inimigos. A segunda parte, quando são vistos, já não funciona tão bem. Aqui Outlast transforma-se num jogo da Apanhada. Basicamente devem correr do agressor, para se tentarem esconder novamente, mas existem alguns problemas com isto.

Percebemos que a Red Barrels tentou criar uma experiência assustadora ao tornar Miles extremamente vulnerável, mas torna-se frustrante não conseguir lutar de volta. A maior parte dos inimigos são humanos - terrivelmente desfigurados e mutilados - mas humanos. Miles poderia perfeitamente tentar defender-se com um cano ou um ferro e o fato de não existir qualquer opção de resposta é um pouco frustrante.

Outro problema residente é com a inteligência artificial (IA). Para começar, é lenta. Como a única resposta do jogador a estas situações passa por fugir, os inimigos são incrivelmente lentos. Depois, desistem com muita facilidade. Imaginemos que correm para dentro de uma sala sem saída, fecham a porta por onde entraram e se escondem. O inimigo vai entrar, olhar em volta, talvez abrir um armário (que pode ser o vosso) e desistir, presumindo que o jogador não está ali, quando é perfeitamente evidente que têm de estar na sala.


Imagem

Outlast tem alguns momentos predefinidos que são verdadeiramente assustadores, não tanto ao nível do terror psicológico, mas de choque pelo susto. O velho truque do "Boo!" pode ser velho, mas se for bem feito - como é o caso - continua a ser extremamente eficaz. Depois existe outro tipo de terror, gerado pelas situações de confronto com os inimigos, mas aqui a tensão vai começar a dissipar quando perceberem como a IA é fraca e qual é a sua rotina.

O jogo não é particularmente grande - talvez cinco horas - mas é a duração certa considerando as mecânicas em causa e o próprio conceito. Existem documentos que podem encontrar no cenário e também algumas notas que são desbloqueadas quando presenciam determinados eventos com a câmera ligada. Dois tipos de colecionáveis, se assim os quiserem chamar, que também servem para contar a história do asilo e do jogo.

Outlast não tem os valores de produção de outros Survival Horror, apesar de ter um grafismo bastante positivo. A jogabilidade é limitada, sem qualquer sistema de evolução ou de ação e a IA prejudica parte do conceito. Ainda assim, é um dos poucos jogos atuais genuinamente assustadores e compensa bem os R$ 34,99 que exige a partir do Steam. Seja com a versão de PC, já disponível, ou eventualmente no PlayStation 4, devem seriamente considerar Outlast se são fãs do género Survival Horror.

Fonte: Gamereactor

16 Comentários

08 Set, 2013 - 18:00

3551 Views

7.0

Como você avalia o Outlast?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

danpersa 11 Set, 2013 10:45 0

jogo games dês do atari , nunca joguei um game tão forte , silent hill, amnesia, resident evil , ficam parecendo mario, perto desse game, a qualidade de som e imagem do game aumentam ainda mais a imersão, quem tem problemas cardíacos passe longe desse game, não recomendo também para menores de 18 anos. único ponto negativo do game é a movimentação dos inimigos, as vezes eles dão uns giros de 180º" quando te encontram.

marcello3004 09 Set, 2013 10:45 1

Ainda não comecei a joga-lo;no aguardo da tradução da TBG

marcello3004 09 Set, 2013 10:38 0

O filme espanhol REC (se não viram, façam favor de o ver)...
façam o favor de ver,que filmaço!

favelino 09 Set, 2013 09:54 0

Se Fosse RE eles dariam no mínimo 8 para o jogo.
Por isso que Crítica pra mim, a opinião deles não valem nada.

danpersa 09 Set, 2013 09:18 0

9.5 nota , o unico game antes desse que tive a sensação de terror foi o dead space 1 em alguns momentos do game eu pensava , no residente evil 1

gustavobartowski 09 Set, 2013 08:56 0

tambem nao entendi o porque dessa nota 7. começei a jogar ele agora, e realmente cumpre o q promete, minha nota em relação a ele foi 9 pelo problema de burrice da IA mesmo. agora nao sei tambem se eles abaixaram a nota por questão do final do jogo.

danpersa 09 Set, 2013 07:11 0

jogo ótimo, único ponto fraco a parte de movimentação dos inimigos que fica evidente logo no inicio do game, com movimentos roboticos, estar em um clima de terror e interação com o game e ver um personagem dar um giro de 180º ao estilo exorcista é meio frustante, de resto é um ótimo game, gostei da proposta de não ter como se defender apenas correr e se esconder, isso deixa o game muito mais tenso, e quem é que em uma situação similar iria ter capacidade de tentar enfrentar loucos deformados?

rhagnarus 08 Set, 2013 23:23 0

esse jogo é mt bom só n gostei do final

DeeJayKbelo 08 Set, 2013 23:12 1

O realismo é muito grande, por exemplo: chega no canto da parede, pilastra ou até msm de uma porta (ande em direção a elas até encostar), dê uma olhada antes de entrar no próximo ambiente e vc verá o personagem colocando uma das mãos para se apoiar e ter uma visão melhor (dá uma sensação de suspense) isso dá um grande realismo ao jogo. Outra coisa, olhe para baixo e veja os detalhes do corpo do personagem, corre e continua olhando a movimentação dele... é muito realista tanto nos gráficos do cenário quanto no personagem e na jogabilidade em si, o q mais vc's querem? Fica a dica.

DeeJayKbelo 08 Set, 2013 22:40 0

Na boa, gostei pra caramba do jogo. As criticas em relação a IA ñ são viáveis, até pq o jogo ñ tem como se defender e por isso ñ tem motivo pra cobrar da IA, já q é um jogo pra fugir e ñ pra lutar (se ñ a Red Barrels colocaria um policial na hitória e ñ um jornalista) péssima nota q vc's deram ao jogo e depois vem dizer q entendem de jogo, entendem msm em criticar... o q ha muito tempo ñ se cria um bom jogo do gênero.

Nota:10 ou humildemente 9

sk8luisloko 08 Set, 2013 21:37 1

pra quem quer a traduçao ae ta ensinando como baixar e instalar a traduçao!!
http://www.youtube.com/watch?v=R81JH6RzQg4&feature=c4-overview&list=UUrlUZpFGMTnDDCA7__8pLkg

Rafaelxs 08 Set, 2013 20:13 1

não sei, mas acho que essa nota da "critica" ficou horrivel, muito baixa para um jogo que cumpri o que promete num mercado onde esta em falta E MUITO jogos do genero!!
para mim merecia uns 9, mas como sou um gamer, minha nota fica pra mim né!