Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
5.0
Análise de The Crew de Eurogamer

The Crew

The Crew é mais uma oportunidade desperdiçada pela Ubisoft pela sua ambição irrealista de querer lançar jogos megalómanos num curto período de tempo, o que durante o mês anterior de novembro lhe prejudicou a reputação e, consequentemente, abalou a confiança dos fãs nesta editora que passou de um dia para o outro de uma das mais respeitadas a uma das mais criticadas.

O problema de The Crew é algo que podia ser resolvido com mais tempo. Simplesmente precisava de ser adiado por vários meses para ser polido e refinado. Como conceito, tem imenso potencial. Nunca antes houve um jogo com um mapa tão grande como este, cuja premissa é explorar os Estados Unidos de uma ponta à outra. O factor da socialização e de estar sempre ligado à Internet também são valiosos, não fosse uma falha crucial.

Para um jogo chamado The Crew, é irónico que tenha encontrado várias vezes dificuldade em formar uma Crew (equipa), uma das funcionalidades centrais do jogo e que inclusive foi usada para promove-lo. É igualmente lamentável que sejam precisos longos períodos de tempo para encontrar uma partida PvP (multijogador online). É inadmissível que um jogo chegue às lojas neste estado e que passado uma semana após o lançamento continue a ter problemas destes.



A principal novidade de The Crew para os jogos de corridas é o tamanho do mapa. No resto, segue os mesmos passos de outros títulos do género. Começamos por baixo, com um carro que não dá muito gozo conduzir, e vamos subindo a escada do ranking até desbloquearmos as grandes máquinas. Para dar contexto às corridas, a Ubisoft escreveu uma história que também já vimos em outros jogos.

Em The Crew somos um infiltrado do FBI num gangue (os "510") que usa automóveis para praticar todo o tipo de crimes. A nossa missão é ganhar a confiança deste grupo criminoso e subir nos rankings para ganhar acesso a informações valiosas para que o FBI possa prender os manda-chuva e desmantelar a operação, que se alastrou pelo mapa inteiro dos Estados Unidos. É a típica história que já observamos várias vezes em anteriores Need For Speed e com tragos dos filmes Fast Furious. Felizmente, se não ficarem interessados, podem sempre passar as cinemáticas à frente e ir directamente para as corridas.

A alma de um jogo de corridas está sempre na condução, tudo o resto até pode ser péssimo, isto é que não pode falhar. Aprofundado mais a desilusão, conduzir em The Crew não dá uma sensação de prazer. Os carros melhores controlam-se melhor e andam mais rápido, mas a diversão e satisfação nunca chegam aos níveis desejados. Um jogo de carros tem que transmitir emoções fortes e colocar-nos a vibrar com o rondar dos motores, mas The Crew falha neste quesito.

"Conduzir em The Crew não dá uma sensação de prazer"

A condução parece sofrer de uma ligeira latência que atrasa a resposta dos carros e torna as curvas em momentos frustrantes nos quais não sentimos que estamos em pleno controlo da direcção. O efeito parece desaparecer ou diminuir quando trocamos para a câmera no interior do carro, o que é no mínimo estranho.

À medida que vamos progredindo nas corridas e completamos desafios de condução que aparecem abundantemente pelo mapa, ganhamos acesso a várias melhorias que supostamente melhoram o desempenho e pontuação do nosso carro, mas nada disto parece importar para as corridas. Foram várias as vezes em que se tornou evidente que a IA está programada para nos ultrapassar em certos momentos das corridas, não dando importância nenhuma à velocidade do vosso carro ou à vossa habilidade de condução.

Como se não bastasse, há colisões vergonhosas que precisavam de ser trabalhadas. O que acontece diversas vezes nas colisões frontais é o nosso carro ser desviado para o lado e continuar em frente, como se nada tivesse acontecido. É como se o outro carro ou o nosso possuísse algum tipo de escudo. Mais uma vez, isto é um erro que não pode acontecer num jogo de corridas.

Mas nem tudo é mau em The Crew. Um dos momentos que mais gostei foi da exploração sem limites do mapa, e de atravessar o país desde Miami, passando por Las Vegas, até Los Angeles. Deu para perceber que o mapa não está recriado à escala real, mas ainda assim a quantidade de terreno que existe para percorrer é imensa. Mas há consequências pelo mapa assumir estas dimensões: a qualidade gráfica teve que ser muito reduzida e a quantidade de aliasing e pop-ups no horizonte até aleija os olhos. Mas ainda, há locais do mapa pobres e genéricos.

ImagemO
mapa de The Crew


Como o mapa é tão grande, a maioria das vezes terão que percorrer um longo caminho até chegarem ao sítio desejado. Felizmente existe uma opção de "Fast Travel", que nos transporta imediatamente para o local que queremos (desde que já tenham passado por aquele sítio anteriormente). Ou seja, a grandiosidade do mapa acaba por ser um impedimento à exploração entre corrida

Não me entendam mal, o tamanho do mapa é sem dúvida um dos pontos fortes do jogo, mas olhando para os prós e contras, acredito que seria preferível reduzir o tamanho e aumentar a qualidade visual. Às vezes menos é mais.

Para quem gosta de dar o seu toque pessoal aos carros, há várias opções de personalização que permitem alterar a pintura, jantes, pára-choques frontal e traseiro, saias, retrovisores, material e cor do interior do carro, e vinyls para colocar em cima da pintura. No que toca à disposição de vinyls, não há uma liberdade tão grande quanto Forza Motorsport, mas com o devido esforço, podem criar carros com um visual único.

A subida de nível em The Crew é recompensada com o acesso a novas corridas e pontos para desbloquear Perks, que pouco ou nada influenciam a jogabilidade. Um exemplo da insignificância dos Perks existentes é "o teu carro trava 1 porcento melhor". Os pontos podem ser gastos até cinco vezes nas várias categorias de Perks, e no caso do exemplo dado, poderia investir pontos até aos 5 porcento, mas ainda assim, parece um esforço em vão.

The Crew é um jogo que ultimamente falha no seu objetivo. A Ubisoft promoveu o jogo com a camaradagem e jogar na companhia de amigos, mas na maioria das vezes acabei por jogar sozinho porque as funcionalidades de modo cooperativo falhavam na maioria das vezes. A maior parte das corridas conta com a opção de jogar com companhia (opção essa que surge em primeiro), mas fui forçado a optar quase sempre pelo modo a solo.

Para terminar, volto a rematar: The Crew é uma oportunidade desperdiçada. O conceito tem asas para mais e poderia ter sido um jogo com impacto no género, mas tem demasiadas falhas, algumas das quais bem graves tendo em conta o seu propósito. É curioso que no passado fim-de-semana a EA tenha oferecido Need For Speed Most Wanted para a PS Vita. Descarreguei o jogo e logo de imediato deu-me mais diversão do que The Crew, apesar de ser mais antigo e com um mapa muito menor. A diferença é que um está acabado, o outro parece que ainda não saiu da beta.

Fonte: Eurogamer

20 Comentários

08 Dez, 2014 - 19:40

3948 Views

5.0

Como você avalia o The Crew?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

ricsalvo 11 Dez, 2014 14:52 0

so vejo *****!!! eu comprei e tou super satisfeito jogão !!!!!!!!

Jeff 09 Dez, 2014 19:15 0

É o pessoal com raivinha da Ubisoft por causa do AC Unity. Parei de jogar Assassins Creed no primeiro. O segundo eu li os livros e só. Depois daí, só veio *****. Agora fizeram uma ***** maior ainda, vai jogar assassins creed na cadeia po! Tanto o FARCRY quanto o The Crew valem o dinheiro gasto. Battlefield 4 tem bug até hoje depois que já lançou todos os DLCs. Vão chorar na adaga do Arno.

Leandro Manara 09 Dez, 2014 19:07 1

Quem fez a crítica em nenhum momento disse que ele possui a verdade absoluta. Se sua opinião é contrária. Paciência.
As vezes percebo que um sentimento de negação toma conta das pessoas quando, elas não querem aceitar que um produto não é assim tão bom, pois ele depositou seu dinheiro e "esperança" nele.
Zerei o game e aceito que ele está genérico e não completo. Diverte? Até que sim em alguns momentos. Mas esse é o mínimo que ele pode fazer pelo preço.

Felips22 09 Dez, 2014 18:45 0

Eu gostei do jogo, ja toh jogando ele a história é quase igual a do need for speed most wanted, o meu preferido, essa critica foi desnecessaria deve terminar o jogo primeiro antes de criticá-lo.

francisbrands 09 Dez, 2014 18:44 0

Média de crítica 5.0 e de usuário 6.4? Fala sério... Não é o melhor jogo do gênero já inventado e peca em muitos aspectos, mas tem muitos diferenciais e um ótimo multiplayer. Por essas e outras é que eu estou cag##do e andado pra críticas.

fred_alss 09 Dez, 2014 18:24 0

Essa peste fez pacto com o diabo e agora tá pagando a dívida, só pode.
Todos os 4 grandes lançamentos dela esse ano, foram decepcionantes!

ciriguelaman 09 Dez, 2014 17:57 0

Não vi o jogo ainda e nem vou me interessar mais, fiquei ansioso demais quando o vi na E3, mas quando foi lançado deixei de lado devido seu maior defeito: obrigatoriedade de conexão. Matou o jogo.

fabiobracinho 09 Dez, 2014 13:14 0

dou nota 3.5 fraco este games tem melhores na área não vou mencionar os nomes galera fuck you crew

wolfhikimaru 09 Dez, 2014 11:33 1

Falta de cooperação no jogo - Correto
Delay nos carros - Falso
Colisões jogando o carro pro lado - Correto
Historia - Genérica
Perks - também achei uma bosta
Tamanho do mapa - 3 horas de uma ponta a outra
Tunning - Senti falta das modificações de partes (para-choque frontal, traseiro, lateral, aerofólio, retrovisor)
E sim, já fiz corrida de facção que demorou 2h pra terminar e já zerei a campagn

MauroRV10 09 Dez, 2014 11:25 0

O jogo é legal. Um misto de NFS e MidNight Club. Ficou legal, mas creio que poderia ser melhor. Há sim dificuldade em dirigir os carros mais fracos e o acabamento deixa a desejar em alguns aspectos. O Co-op tá vazio sim, pois estou no nível 10 e ainda não joguei uma corrida com ninguém (somente modo Solo).
Minha nota é 8,0 e espero melhorias ou DLC mais envolventes.
E que venham as corridas, pois ele nos dá liberdade de modificações e de desafios (o que mais gostei no jogo).
Steam - MAURORV100. Add aí pessoal pra gente correr juntos. Abraços!

romasid 09 Dez, 2014 09:42 0

Onde que esse jogo é 18+ na Uplay esta Teen e "NUDEZ" só se for do carro. kkkkkk

radamantynos 09 Dez, 2014 08:26 0

Latência pra controlar o carro?? Onde esse cara viu isso?? Jogo rodando lisinho la em casa, corridas emocionantes, historia legal (o que faltou nos últimos dois NFS), a tunagem, realmente era o que faltava nos NFS. Acho que o jogo foi o que need não foi nesses últimos anos. Pra mim ta excelente.

Acho que o cara fez a review em cima de videos do youtube rsrsrs.