Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

F1 Race Stars - Análise

A Fórmula 1 em versão cartoon.

A Codemasters é uma conhecida veterana no que aos jogos de simulação automóvel diz respeito, no entanto, esta entrada no agitado mundo dos jogos de Karting com F1 Race Stars é uma absoluta surpresa. Não só pelo diferente estilo de gameplay que se espera de um jogo desta natureza, mas também pelo facto de juntar este estilo frenético, com aquela que é provavelmente a modalidade mais disciplinada e menos tolerante ao erro do automobilismo, a Fórmula 1.

Apesar de este casamento me parecer estranho e pouco apelativo à partida, tinha alguma curiosidade em saber até que ponto se notaria a influência do funcionamento de uma corrida de Fórmula 1 no próprio gameplay com os Karts. A verdade é que se nota esta influência, mas sempre adaptada para uma experiência bastante mais próxima da que conhecerão de títulos como Mario Kart ou Diddy Kong Racing.

Os pilotos oficiais marcam presença caricaturados numa versão animada, que acompanha o estilo dos cenários e dos carros. Esta época que terminou teve direito a um rooster de respeito com vários campeões do mundo, Fernando Alonso, Jenson Button, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, por isso se são fãs da modalidade e quiserem uma experiência diferente, este é o vosso jogo.

Para o resto dos jogadores, a ideia poderá não parecer tão apelativa. Não existe diferença estética entre os pilotos, e por isso para quem não se interessa, nem conhece os nomes dos pilotos a fundo, as corridas transformam-se em competições entre bonecos iguais, indistinguíveis e por isso irrelevantes. Por outras palavras, para os que não são fãs da modalidade a personalidade de F1 Race Stars desaparece, tornando-o num jogo para um nicho de um nicho.

Imagem

Imagem

As pistas são provavelmente o elemento mais importante destes jogos, e felizmente são também estas o ponto forte de F1 Race Stars. Não são iguais às reais, nem seria interessante se assim fosse, mas passam-se nas mesmas localidades. Existem ainda algumas referências a marcas e segmentos importantes das pistas, se a meu conhecimento sobre Fórmula 1 fosse maior certamente que tinha reparado em muitas mais.

São na sua generalidade muito mais largas para acomodar as zonas de boost no chão, os diferentes obstáculos a evitar e os "power ups" que são fundamentais nestes jogos. Os ambientes são razoavelmente variados e sempre muito coloridos, com a condução a variar entre a pista tradicional, zonas estilo montanha russa, desertos e até em água onde o carro apenas desliza.

Sinceramente não gostei da sensação de condução do kart, os carros viram muito pouco, são muito duros de manobrar e tal como na Fórmula 1, é obrigatório utilizar o travão e entrar na curva na altura e velocidade certa. A penalização por bater nas paredes, obstáculos e adversários é pesada, o kart fica visivelmente danificado, e progressivamente mais lento por consequência.

Uma proposta limitada, mas divertida e diferente.

Imagem

Imagem

Para reparar os karts temos que parar nas boxes, como numa verdadeira corrida de Fórmula 1. É uma forma engraçada de inserir um elemento importante da modalidade num jogo deste género, e torna a ação mais imprevisível pois nunca saberão quando vão precisar de reparar o veículo e o quão longe estarão as próximas boxes quando essa altura chegar.

Esta é curiosamente a melhor mecânica do jogo, aquela que lhe dá mais personalidade e ironicamente ao mesmo tempo, é a que acaba por condená-lo. Não tenho grandes dúvidas que a jogabilidade com o kart é propositadamente mais dura, ou pesada, exatamente para que existam danos, para que o elemento central de vitória seja o de visitar as boxes o número mínimo de vezes possível.

Julgo que é também por isso que não existe o tradicional "drift" para derrapar nas curvas mais apertadas, tal como na Fórmula 1, é preciso travar, evitar bater nos adversários e não sair da pista, que já agora, é tremendamente penalizador. A tudo isto juntam-se os "boosts" e "power ups", que transformam completamente o gameplay, numa proposta diferente, mas que pede uma jogabilidade mais fluída, o elemento diversão ficaria a ganhar.

Alguns "power ups" são interessantes, nomeadamente o "safety car", cujo efeito é exatamente o mesmo que conhecemos nas corridas reais, terrível para quem está em primeiro lugar em tem uma boa vantagem. Existe também a possibilidade de provocar chuva nos adversários, que na altura terão os pneus errados. Outros "power ups" tornam-nos mais rápidos, e o resto são versões dos mísseis em forma de bolhas que nos prendem momentaneamente, existem bolhas triplas, bolhas armadilha e bolhas perseguidoras.

Imagem

Imagem

Imagem

Ora numa pista com 12 competidores, o acesso a estas ferramentas torna o gameplay caótico e imprevisível. A IA do jogo é impiedosa e descarrega imediatamente todos os poderes que apanha, por vezes acabamos de sair das boxes novinhos em folha e levamos com um adversário em modo invencível voltando a deixar o carro danificado, por vezes torna-se frustrante

Em termos de modos de jogo, existe uma longa carreira carregada de eventos distintos, e com três dificuldades que correspondem à cilindrada dos karts. Não há no entanto muita variedade em termos de cenários, são basicamente pequenos campeonatos com as 12 pistas recicladas, por vezes com a direção trocada como tantas vezes acontece neste género de jogos. A variedade encontra-se mesmo nos modos de jogo, existe um em que temos que apanhar combustível para não perder, ou outro em que temos que apanhar pontos em áreas específicas da pista por exemplo.

Imagem

Imagem

Imagem

O multijogador nestes jogos transforma a experiência como todos sabemos, ampliando a diversão das competições. F1 Race Stars suporta muito bem o jogo com os outros, com a possibilidade de um modo multijogador local até 4 jogadores em ecrã dividido, e competições online de 12 competidores, onde podemos inclusive entrar com os 4 jogadores locais.

No final F1 Race Stars consegue se diferenciar dos outros jogos de corridas de Karts, esse é o seu grande mérito, juntar a diversão caótica típica destes jogos com a rigidez da Fórmula 1. Tem no entanto um espetro de público curto, aqueles que procuram um jogo clássico deste género encontrarão outras ofertas mais completas no mercado. Para os mais acérrimos adeptos da modalidade que procuram uma experiência diferente, esta é uma opção que faz todo o sentido.

Imagem

Imagem



6 / 10

Fonte: Eurogamer

Comentários

04 Dez, 2012 - 01:09

Comentários

ainatty 18 Ago, 2013 18:39 0

O jogo é muito bom, gostei muito mesmo, mas eu to com um problema que me impede de continuar , sempre que eu chego em

primeiro o jogo simplesmente fecha, eu posso chegar em qualquer posição que o jogo continua normalmente, mas se eu

chegar em primeiro ele fecha, já vi em alguns fóruns que algumas outras pessoas também tiveram esse problema, mas ainda

não encontrei alguém que tenha solucionado isso, se vocês tiverem a solução e puderem ajudar ficaria muito grato!! ^^

spaizer 04 Dez, 2012 22:35 2

O jogo é divertido,tem otimas fases,mas só,os grande nomes da F1 não são o bastante para dar uma boa nota ao jogo.Fora que o jogo não inovou em quase nada,adicionou o sistema de entrar nos Boxes para recuperar o carro e só,os poderes são poucos variados e sem muita criatividade,alguns são até apelões demais como o poder que te teleporta para primeiro colocado,pior que esse poder costuma sempre cair com os controlados do CPU e vc acaba se assustando quando está em 1º e sem ninguém lhe passar você fica em 2º/3º/4º,tudo isso fora os modos de jogo que só se prendem a um modo carreira linear sem nada merecedor a ser aberto.

rima7 04 Dez, 2012 14:48 2

Jogo muito divertido vale a pena

vander23 04 Dez, 2012 14:35 2

bom jogo joguei e gostei, altou mais criatividades nas telas mas esta beleza

hagros 04 Dez, 2012 09:00 2

Esse game merecia uma nota maior justamente por não cair no lugar comum de simplesmente pegar o Mario Kart e trocar os personagens como outros games melhor avaliados fazem.

xjefox 04 Dez, 2012 02:07 2

Já joguei muitoooo Mario Kart e Crash Team Race, gosto muito desse tipo de jogo, é divertido!