Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 Filmes de Ficção Científicia que vão fazer você refletir – Parte 2!

Já tivemos a lista dos 10 filmes de ficção científica que vão fazer você refletir - parte 1. Muita coisa incrível ficou de fora, conforme apontado por muitos dos leitores nos comentários. Então, nada mais justo do que honrar alguns desses filmes nessa segunda parte.

Felizmente, a ficção científica continua servindo como plano de fundo para filmes irreverentes e cerebrais, existindo diversos para a alegria de quem curte o gênero. Se faltar algum que você julga essencial, conta pra gente, quem sabe um dia não rola a parte 3?

Sem mais delongas, fique com 10 filmes de ficção científica que vão ficar martelando na sua mente mesmo após o fim dos créditos.

Imagem

Ex-Machina

Caleb (Domhall Gleeson) é o ganhador de um concurso para testar uma nova inteligência artificial criada por um gênio da ciência. Acontece que ela se chama Ava e vem na forma de uma mulher.

Abrangendo debates filosóficos, o filme também consegue criar um clima de suspense incrível, mantendo o espectador sempre apreensivo até sua conclusão, onde o que sobra são pensamentos para ruminar.

Imagem

Contato

Adaptando o livro do célebre astrônomo Carl Sagan, o filme Contato acompanha Ellie (Jodie Foster), na luta para realizar o primeiro contato com extraterrestres após captar uma transmissão do espaço. O filme aborda bastante o debate entre ciência e religião de maneira bem harmoniosa, apresentando uma trama bastante cativante que abre espaço para uma miríade de discussões.

Imagem

1984

Adaptando o clássico eterno de George Orwell, o longa do ano 1984 (rá) estrelado por Jonh Hurt, nos lança em um universo distópico, se passando no superestado totalitário da Oceania, onde Winston Smith possui uma vida débil e vazia, graças à vigilância absoluta da polícia do pensamento.

O filme, tal qual o livro, abrange diversas nuances sociopolíticas e filosóficas, rendendo uma experiência memorável e enriquecedora.

Imagem

Filhos da Esperança

Filmaço dirigido por Alfonso Cuarón, Filhos da Esperança se passa em 2027, numa Terra onde a população geral foi acometida pela infertilidade.

O longa é muito bem construído, explorando o plano de fundo político e social gerado por essa situação e passando uma mensagem de esperança, ainda que em meio ao mais sombrio dos tempos. Para não entrar muito nos pormenores da trama e deixar a surpresa intacta pra quem não viu, basta dizer que acompanhamos Theo (Clive Owen), escoltando uma refugiada.

Imagem

Os 12 Macacos

Clássico da ficção científica dirigido por Terry Gilliam, o filme mostra um homem que viaja no tempo para descobrir a origem do vírus que dizimou boa parte da humanidade.

Além de uma trama envolvente e cativante, o longa apresenta uma das performances mais memoráveis de Brad Pitt.

Sendo protagonizado por Bruce Willis, recentemente, foi feita até uma série adaptando a trama do filme.

Imagem

Distrito 9

Distrito 9, filme que catapultou a carreira do diretor Neil Blomkamp, retrata um apartheid extraterrestre, onde após uma raça alienígena chegar na terra, acaba sendo segregada em uma área chamada Distrito 9.

O filme usa o formato de documentário found footage para desenvolver sua narrativa, acompanhando um agente de campo da companhia que supervisiona o distrito com o objetivo de dominar a tecnologia extraterrestre, após esse contrair um vírus que altera seu DNA, fazendo justamente do distrito, seu esconderijo ideal.

Imagem

Sunshine - Alerta Solar

Dirigido por Danny Boyle, esse filme nos apresenta um mundo onde o sol está morrendo, trazendo com seu apagar o fim da humanidade. Numa última tentativa de acender o astro, uma nave viaja carregando uma bomba extremamente poderosa para lançar no sol. Até que a missão fica comprometida em decorrência de certos acontecimentos.

Sunshine é uma obra muito bem dirigida com variações tonais bruscas durante o percurso do filme, mas que certamente mantém o telespectador grudado na TV.

Imagem

Gattaca - Experiência Genética

Filme que explora os perigos da eugenia, Gattaca nos traz um futuro onde a raça superior de humanos é escolhida geneticamente em laboratórios e aqueles concebidos naturalmente são considerados "inválidos". Em uma sociedade segregada por castas genéticas, Vincent Freeman (Ethan Hawke), um inválido, consegue se destacar escondendo sua verdadeira natureza genética, até um assassinato ameaçar expor seu passado e destruir seu status na sociedade.

Imagem

O Homem Duplo

Baseado na obra do incrível Philip K. Dick (que também escreveu o livro que inspirou Blade Runner), O Homem Duplo é uma adaptação encabeçada por Richard Linklater, filmada através de rotoscopia, criando uma estética tão curiosa quando cativante.

Focando sua narrativa na temática do uso e comércio de drogas, acompanhamos Bob Arctor (Keanu Reeves), um viciado na droga do momento, chamada "Substância D" e suas paranoias. Ah, ele também é um agente responsável por ajudar no combate contra esse novo narcótico e acaba recebendo a missão de investigar a si mesmo. O filme oferece uma trama complexa, insana, divertida e repleta de críticas sociais que se mantém atuais.

Imagem

Blade Runner 2049

A continuação do clássico de Ridley Scott preserva sua identidade narrativa enquanto oferece uma experiência tão sinestésica quanto a do primeiro em termos visuais e de tonalidade, apresentando um mundo hipnotizante que afoga o espectador em sua estética, som e detalhes.

Mais do que um choque sensorial extremamente bem concebido, 2049 fornece pano pra discussões filosóficas acaloradas de maneira tão sútil quanto seu antecessor, seja em diálogos de personagens ou em suas ações, ou através do mundo tão repulsivo e atraente (contraditório, sim) que esses personagens habitam.

Blade Runner 2049 já chegou conquistando seu lugar merecido no panteão de filmes memoráveis da ficção científica.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

16 Nov, 2017 - 09:10

Comentários