Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 Diferenças entre os livros e os filmes de O Senhor dos Anéis

Adaptações de livros para filmes sempre acarretarão em mudanças na trama e/ou personagens, devido a diferença das mídias utilizadas.

No entanto, podemos ter boas e más adaptações, onde essas alterações são desnecessárias ou mesmo prejudiciais à história.

A trilogia de O Senhor dos Anéis é considerada uma das melhores adaptações de fantasia da história do cinema, mas é claro que não haveria como escapar de algumas mudanças em elementos da sua saga.

Vejamos algumas dessas mudanças e, como sempre, sintam-se livres para contribuir com a lista mandando suas próprias observações!

Créditos: Divulgação

Imagem

Arwen resgatando Frodo

Uma das principais diferenças para os filmes de O Senhor dos Anéis foi a inclusão mais expressiva de personagens femininas em eventos da história.

Enquanto que, no filme A Sociedade do Anel, Arwen resgata heroicamente Frodo e o leva para Valfenda sob a perseguição implacável dos Nove Nazgul, no livro quem é responsável por isso é o lorde élfico Glórfindel.

Imagem

A passagem de tempo

Enquanto que temos a sensação de que apenas algumas semanas se passaram desde que Bilbo foi embora de vez do Condado e Gandalf retorna para revelar a Frodo que ele precisa sair dali rapidamente com o Um Anel, na verdade se passaram mais de 16 anos!

Frodo tem 33 anos de idade no aniversário de Bilbo e sai do Condado para sua jornada apenas com 50 aninhos nas costas!

Imagem

Tom Bombadil

Um personagem que permanece como icógnita para muitos fãs até hoje.

Dizem que Bombadil seria o ser mais poderoso na Terra-Média, inclusive com o Conselho de Elrond considerando lhe dar a guarda do Um Anel. Mas o fato é que, para a história em si, a presença do personagem não fazia uma diferença vital, então o diretor Peter Jackson preferiu deixá-lo de fora da história nas telonas.

Imagem

A morte de Saruman

Na versão estendida dos filmes, vemos que Saruman encontra seu fim ao ser apunhalado nas costas por Gríma Lingua de cobra, no topo da torre Orthanc.

Nos livros, o mago chega a invadir o Condado e dominar a terra dos Hobbits por um tempo. Depois, é derrotado em uma revolta liderada por Frodo e seus companheiros e também acaba morto por Gríma, que lhe corta a garganta.

Imagem

Capitão Faramir

Talvez um dos pontos negativos mais fortes da adaptação dos livros para o cinema.

Enquanto que, para o grande público, Faramir é um safado que quase colocou tudo a perder ao forçar Frodo rumo a Gondor, repetindo os erros de seu irmão Boromir, nos livros, o capitão Faramir é, na verdade, um homem de valor incontestável, mesmo frente a situações impossíveis e desesperadoras.

Um verdadeiro exemplo da herança nobre de Elendil na raça dos homens-médios.

Imagem

Batalha do Abismo de Helm

Enquanto o filme tenta resgatar uma sensação de Termópilas, com apenas algumas centenas de homens de Rohan contra milhares de Uruk-hai, em adição a chegada dos elfos par ajudar, no livro a batalha possui numerações semelhantes para os dois lados, mas os humanos lutaram e venceram por mérito próprio.

E não tem essa de matar o Haldir! Haldir é brother!

Imagem

Mortos-vivos na batalha dos Campos de Pelennor

Quando Aragorn recruta os habitantes da Senda dos Mortos para cumprirem seu juramento, no filme eles basicamente concluem a batalha dos Campos de Pelennor para as forças do bem.

Nos livros, os mortos são liberados de seu juramento após derrotarem as forças corsárias do sul, que subiam pela baía de Belfalas, rumo a Gondor.

A batalha final pelo lado da luz foi lutada apenas pelos povos livres da terra-média, a suor, sangue, lágrimas e muita coragem!

Imagem

Lurtz nunca existiu

O líder Uruk-hai que perfura Boromir com 3 flechadas nunca existiu.

A batalha em que Boromir é derrotado ocorre contra mais de 100 Uruk-hai que o gondoriano enfrenta praticamente sozinho para tentar salvar Merry e Pippin. O líder do grupo, chamado Ugluk, só consegue ferir Boromir mortalmente porque este estava mais preocupado em proteger os hobbits do que lutar mais agressivamente.

Pra quem acha que Boromir é um trouxa, eu diria que está pra nascer um guerreiro mais valente!

Imagem

Andúril

Para efeitos de clímax, em o Retorno do Rei, Aragorn recebe de Elrond a reforjada Narsil, espada de seu antepassado Isildur, a qual Aragorn rebatiza de Andúril, Chama do Oeste.

Nos livros, entretanto, Aragorn sempre teve os fragmentos de Narsil consigo, já que era o único portador de direito da arma e, já na primeira visita a Valfenda, a espada é reforjada e Passolargo a carrega consigo como arma principal desde então.

Imagem

O Olho de Sauron

Enquanto que, nos filmes, essa expressão atingiu uma literalidade insana, com um olho gigante pegando fogo no topo da torre de Barad-dur, nos livros Sauron já possui forma física e as referências ao Olho de Sauron são meramente pela vigilância constante e implacável do senhor do escuro.

O olho também era o símbolo pintado nas armaduras e bandeiras de seu exército sombrio.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

16 Nov, 2017 - 09:07

Comentários