Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

12 fatos sobre Mario que você não fazia nem ideia

Bigodudo, rechonchudo, ex-carpinteiro e ex-encanador - Mario é, sem dúvidas, um dos personagens mais conhecido dos videogames. Mas, depois de tantos anos, é claro que tem algumas coisas que a gente não sabe sobre ele!

Jogo do... Popeye?

Shigeru Miyamoto tinha a tarefa de criar um jogo que alavancasse as vendas dos arcades. Ele queria fazer um jogo do Popeye, com o triângulo amoroso Brutus-Olivia-Popeye, mas a Nintendo não conseguiu os direitos autorais. No final, Miyamoto foi obrigado a criar seus próprios personagens - Donkey Kong, Jumpman e Pauline - para o jogo dos arcade Donkey Kong, e a história estava escrita.

Imagem

A origem do "Mario"

O nome Mario veio do dono do antigo imóvel da Nintendo Of America, Mario Segale. Dizem que estava acontecendo uma reunião para decidir qual seria o nome do personagem "Jumpman". Nessa hora, Mario Segale entrou na sala para cobrar o aluguel, e dái veio a a ídeia - chama-lo de Mario.

Imagem

Estado da arte

A primeira fase do Super Mario Bros. é uma aula de level design, e o jogador, sem ler nenhum manual, entende e aprende como o jogo funciona. A ideia original de Shigeru Miyamoto era que o primeiro inimigo fosse um Koopa Troopa, mas decidiu que seria muito difícil pro jogador logo de cara ter que pular no inimigo e ainda por cima chutar o casco.

Imagem

Goomba

Foi aí que o Goomba foi criado. Originalmente ele seria um "cogumelo do mal", todo preto. Um programador viu o desenho e disse que parecia muito com uma castanha. Em japonês, castanha é Kuri, e é por isso que ele é chamado de Kuribo no Japão. Ironicamente, apesar de ser o primeiro inimigo do jogo, ele foi o último a ser criado.

Imagem

Mario = vilão

Nem sempre Mario foi um herói. Se na sua primeira aparição ele tentava salvar sua namorada das mãos do terrível Donkey Kong, no segundo jogo dos arcades ele virou o sequestrador, prendeu Donkey Kong e tentou matar o pobre Donkey Kong Jr., que só queria salvar seu pai. Mario, Mario, você devia saber que a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.

Imagem

O "pai" do Sonic

O primeiro conceito de Sonic surgiu depois do criador do jogo, Yuji Naka, sempre tentar terminar a primeira fase do Super Mario Bros. o mais rápido possível. O jogo não tinha save, então ele conhecia a fase de cor, além de estar quase entediado de passar dela várias vezes.

Imagem

Cachorro?

O inimigo chomp chomp surgiu de um trauma de infância do Shigeru Miyamoto. Quando ele era pequeno, o cachorro do vizinho avançou em cima dele, mas pra sorte do criado do Mario, ele estava preso por uma corrente.

Imagem

Ficando pistola

Os boos também foram inspirados na vida real  - mais especificamente, na esposa do designer Takashi Tezuka. Ela era uma mulher bem quietinha, mas um dia ficou louca da vida com o marido pelo tempo que ele passava no trabalho. Daí veio a ideia - um inimigo que fica todo encolhido quando o Mario olha pra ele, mas que é ameaçador quando o ele não está olhando. O que será que a mulher dele achou disso?

Imagem

Lendas japonesas

Já os Whomps do foram inspirados na figura do folclore japonês Nurikabe, uma parede que impede a passagem dos aventureiros

Imagem

Super Mario 128

Durante a Nintendo Space World de 2000, Shigeru Miyamoto fez a primeira demonstração do Gamecube usando uma fase com muitos, mas muitos Marios andando em uma superfície levemente curvada. Essa demo ficou conhecida como "Super Mario 128" e no final das contas, acabou servindo de inspiração para Super Mario Galaxy.

Imagem

O jogo perdido

A Nintendo planejava uma sequência para Super Mario 64, que sairia para o Nintendo 64DD, mas, depois do fracasso de vendas do acessório, que não passou de 15.000 unidades, eles desistiram do projeto. Assim Super Mario 64 2 estava perdido para sempre.

Imagem

Calvice

Todo mundo sabe que o Mario ostenta uma cabeleira por baixo do chapéu, mas lá no início, muitas artes promocionais americanas para o jogo Donkey Kong traziam um Mario careca! Então já sabe, se tiver com cabelo caindo, pergunta pro Mario como ele resolveu o problema!

Imagem

Fonte: Voxel

Comentários

14 Nov, 2017 - 08:48

Comentários