Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 furos de roteiro em Harry Potter criados pelos filmes!

Nem um Vira-Tempo conseguiria consertar tudo isso!

Mundo Bruxo de J.K. Rowling é um dos universos mais incríveis e especiais da ficção. De Harry Potter Animais Fantásticos e outros livros, a autora conseguiu conceber um universo mágico coeso e muito bem amarrado, que não deve em nada aos grandes universos compartilhados dos quadrinhos ou da literatura clássica.

Contudo, no cinema, a história é bem diferente. Para que possam comprimir uma grande história em um filme de pouco mais de duas horas, os estúdios costumam deixar de fora grande parte do que há nos livros. E no caso de Harry Potter, por mais que isso tem ajudado, também criou diversos furos de roteiro e problemas narrativos, que discutiremos nessa lista!

Créditos: Warner Bros.

Imagem

Música conjurada do futuro

Para começar, temos um erro bem curioso em uma cena polêmica da saga. Muitos fãs têm opiniões contraditórias a respeito da dança de Harry e Hermione em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1. Enquanto alguns acham um momento singular de amizade, outros acreditam que a cena conduz erroneamente à ideia de que eles se tornariam um casal.

Porém, independente do gosto, a cena tem uma música muito boa: O Children, da banda australiana Nick Cave and the Bad Seeds. Contudo, por mais bela que a canção possa ser, ela traz consigo um furo de roteiro bem grande: o filme se passa do verão ao inverno de 1997 e a canção toca na rádio, mesmo tendo sido lançada apenas em 2004, no décimo terceiro álbum da banda. Será que Nick Cave tem seu próprio Vira-Tempo?

Imagem

O mistério dos feitiços silenciosos

Quem acompanha os livros sabe que há uma grande transição entre os feitiços pronunciados e os feitiços silenciosos, que passam a ser aprendidos entre o quinto e o sexto livro da série. Isso serve para que os heróis possam enfrentar seus inimigos sem dar pistas do que pretendem fazer em combate.

Porém, nos filmes, nunca há menções ao treinamento para realizar feitiços silenciosos. Em vez disso, os heróis apenas param de falar seus feitiços a partir do quinto filme. E embora os leitores saibam o que isso significa, boa parte do público leigo ficou perdido e até hoje se pergunta como isso acontece, uma vez que os bruxos pararam de conjurar suas habilidades.

Imagem

A ajuda de Harry

Os Weasley são uma família extremamente pobre, apesar de sua riqueza de bondade. Por conta disso, foi uma surpresa absurda ver Fred e George conseguindo financiar sua própria loja de logros e brincadeiras mágicas, montando algo extremamente profissional sem um centavo no bolso.

Os livros, no entanto, explicam isso de uma forma bem clara: Harry ganhou, graças à vitória no Torneio Tribruxo, um prêmio de mil galeões. Por não se julgar digno da premiação, ele deu todo o prêmio para Fred e George, que assim financiaram seu próprio negócio. Nos cinemas, sequer há menção ao prêmio em dinheiro do Torneio.

Imagem

Ted Lupin

Ted Lupin é o filho único de Remo Lupin e Ninfadora Tonks. Ele sobrevive à Guerra Bruxa, mesmo que seus pais tenham dado sua vida para salvar o mundo. Posteriormente, ele se torna afiliado de Harry Potter e é tido por J.K. Rowling como um novo órfão vítima da guerra.

Nos cinemas, no entanto, ele tem uma jornada um pouco confusa. Remo e Tonks nunca chegam a dizer que vão ter um filho. Ainda assim, quando Harry reencontra Lupin graças à Pedra da Ressurreição, ele pergunta sobre o que acontecerá com seu filho. Como Harry soube se ninguém nunca disse a ele? Óbvio que quem leu os livros entendeu o contexto, mas não deixa de ser um furo de roteiro na história do filme.

Imagem

O mistério de Bartô Crouch Jr.

Um dos vilões mais curiosos da saga, Bartô Crouch Jr., causou tragédias no quarto ano letivo de Harry em Hogwarts. Ele assumiu o lugar de Olho-Tonto Moody e engendrou um plano astuto para levar o Menino que Sobreviveu às garras de Lord Voldemort.

Nos livros, descobrimos que ele recebe o Beijo do Dementador e perde sua alma, antes que possa testemunhar a favor do retorno do Lorde das Trevas. Nos filmes, no entanto, não sabemos nada do que acontece com ele, o que torna um pouco absurdo o fato de Fudge não acreditar em Harry e Dumbledore. E sem contar o fato de não instaurarem um inquérito em Hogwarts após a morte de Bartô Crouch Sr.

Imagem

Gerardo Grindelwald, um camaleão

Johnny Depp é, sem dúvidas, a parte mais polêmica e controversa de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Além do escândalo envolvendo a agressão de sua ex-esposa, o ator é conhecido por seus papeis estereotipados e caricatos, e por uma atuação quase sempre monotônica.

No caso de Grindelwald, nem chegamos a testemunhar a atuação de Depp, já que ele tem pouco mais que alguns segundo em tela. Contudo, a caracterização chamou a atenção dos fãs de uma forma bem negativa. O Grindelwald de Depp tem a pele muito branca e olhos heterocromáticos (ou seja, com cores diferentes). O problema é que o personagem já foi visto duas vezes em Relíquias da Morte - Parte 2 e, em nenhuma delas, ele tinha essas características. Temos aqui apenas um floreio visual caricato típico dos personagens de Depp.

Imagem

Marotos

Muito antes de Fred e George Weasley serem as grandes pestes de Hogwarts, os quatro Marotos eram um exemplo de rebeldes sem causa. No livro O Prisioneiro de Azkaban descobrimos a fundo sobre eles e sobre suas atitudes no castelo, como a criação do Mapa do Maroto e a rixa com Severo Snape.

Entretanto, esses elementos foram brutalmente cortados do filme. Não descobrimos o motivo pelo qual Sirius, Pedro e Tiago se tornaram Animagos e tampouco conhecemos os apelidos deles. Por conta disso, é de se espantar que Harry cite Sirius como "Almofadinhas" para Snape, em A Ordem da Fênix.

Imagem

R.A.B.

Aqui, não chegamos a ter exatamente um furo de roteiro. Em vez disso, trata-se de um triste erro na consistência da trama, que acaba virando uma grande coincidência na história. Nos livros, descobrimos que Régulo Arturo Black era um Comensal da Morte que se rebelou e roubou uma das Horcruxes de Voldemort, escondendo-a em sua casa.

Entretanto, nos cinemas, não temos a menor explicação sobre quem é o irmão de Sirius e porque ele detinha a posse do Medalhão de Salazar Slytherin. Parece que Harry, Rony e Hermione simplesmente trombaram com seu nome no Largo Grimmauld e descobriram o paradeiro da relíquia perdida, em uma sessão de coincidências bizarras.

Imagem

O espelho misterioso

Temos aqui um caso clássico de produtores e roteiristas arrependidos que mudaram a história de última hora para fazer sentido e acabaram criando um furo ainda pior. Em A Ordem da Fênix (no livro), Harry ganha de presente um Espelho de Dois Sentidos, para que possa se comunicar com Sirius Black sem correr perigo. Após a morte do bruxo, o espelho que pertencia a ele passa para as mãos de Aberforth Dumbledore, que ajuda Harry a fugir de problemas.

Contudo, nos cinemas, nunca vimos Sirius dando o espelho a Harry. A primeira vez que o vemos é no início de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e ele parece ter caído do nada nas mãos de Harry, criando uma grande dúvida na cabeça dos fãs que não leram os livros.

Imagem

"Você tem os olhos da sua mãe"

Em primeiro lugar, temos um erro que deveria mandar os produtores do filme para Azkaban, de tão imperdoável. Em determinado momento de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, antes de morrer, Severo Snape dá suas memórias a Harry e diz que ele tem "os olhos de sua mãe", ou seja, Lílian Evans.

Contudo, quando vemos as memórias de infância do Mestre das Poções na Penseira, descobrimos que a jovem Lílian tinha olhos castanhos, enquanto seu filho possui olhos azuis - embora nos livros sejam verdes. E para piorar tudo, a atriz que interpreta Lílian adulta (Geraldine Somerville) também tem olhos azuis. A única explicação possível é que ela tenha conseguido transfigurar a cor de seus olhos enquanto estudava em Hogwarts.

Fonte: Legiaodosherois/Uol

Comentários

16 Out, 2017 - 14:17

Comentários