Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Era Heisei está próxima de terminar?

Enquanto uma geração já presenciou a passagem de uma era para outra, chegou o momento dos novos fãs participarem dessa fase que promete causar um certo impacto nas séries de Tokusatsu.

Obs: Para ilustrar a matéria trouxemos imagens da franquia Kamen Rider onde a mudança de eras foi mais evidente.

No Japão faz parte da tradição dividir os períodos por eras. Um meio de contagem que existe a séculos e está em vigência até hoje sendo até requerido em documentos oficiais do governo e causando forte impacto dentro da cultura dos japoneses. Este costume foi implantado no ano de 645 durante a Reforma Taika, onde foi estabelecido um sistema chamado Nengō (Nome da Era Japonesa), criado para marcar os anos que compreendem o início e o fim do reinado de um imperador.

A partir da Era Meiji (1868) determinou-se que a ‘era’ começaria no dia que um imperador sobe ao trono e terminaria no dia da sua morte. Por exemplo, "Showa" começou em 1926, quando o imperador Hirohito subiu ao trono e durou até sua morte, em 1989. Foi o período mais longo da história (62 anos e duas semanas).


Curioso ou não, essas transições de eras sempre trazem alterações significativas em produções japonesas e até mesmo no cotidiano dos seus habitantes. Mas o que isso muda pra eu e você que assistimos séries de Tokusatsu?

Imagem

Kamen Riders da Era Showa, da esquerda para a direita: Super-1, Stronger, X, V3, Kamen Rider 1, Black RX

Kamen Rider 2, Riderman, Amazon, Skyrider e ZX - Foto: DeAgostini


Foi na Era Showa que o gênero Tokusatsu surgiu e se estabeleceu. Produções como Godzilla (1954), Ultraman (1966), Kamen Rider (1971) e Gorenger (1975) criaram uma sólida base para os anos seguintes e foram os principais propagadores do Tokusatsu. Até o fim da Era Showa, os filmes ou séries dessas franquias carregavam muitas semelhanças e modismos que repercutiram até o inicio da Era Heisei.

Um dos grandes "problemas" que acontece na maioria das comunidades de fãs de Tokusatsu é o estranhamento de produções de eras distintas. Boa parte dos fãs que acompanham os heróis japoneses hoje, tiveram o privilégio de presenciar a transição de uma era para a outra e notar uma forte mudança nos seus programas favoritos. E isso pode se repetir ou não.

A geração atual que está mais aberta às mudanças pode aceitar com mais facilidade a chegada da próxima Era que aparentemente está programada para 2019 com a abdicação do atual Imperador, Akihito. E aqueles que acompanharam as aventuras de Ultraman, Takeshi Hongo e até mesmo Kotaro Minami vão ver esse evento acontecer pela segunda vez. Será que também estão preparados?

Imagem

Kamen Riders da primeira década da Heisei, da esquerda para a direita: Hibiki, Kabuto, Den-O, Kiva,

Decade, Kuuga, Agito, Ryuki, Faiz e Blade - Foto: Reprodução internet


Apesar de nós acharmos que a mudança para a próxima era já está acontecendo dentro das séries de Tokusatsu (basta comparar uma série atual com outra de 2002 por exemplo), o Japão sempre surpreende e é bem capaz de experienciarmos uma repaginada no Tokusatsu para os próximos anos. Sendo pro bem ou pro mal, a curiosidade para ver tudo isso acontecer está enorme.

Imagem

Apelidados pelos fãs de "Neo-Heisei" (nomenclatura não oficial), os Riders à partir de 2010. Imagem superior

da esquerda para a direita: Fourze, W e OOO. Imagem inferior da esquerda para a direita: Wizard, Ghost, Ex-Aid,

Drive e Gaim - Foto: Reprodução internet


E você, qual das Eras é a sua favorita? Showa ou Heisei?

Informações em itálico são provenientes do site Japão em Foco.

Fonte: Megahero

Comentários

09 Ago, 2017 - 17:53

Comentários