Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Empresa cria mapa que mostra todas as batalhas armadas da História

O projeto holandês Nodegoat tem o propósito de criar um mapa que mostre todos os conflitos armados que já aconteceram na História da humanidade. Parece ser algo incrível, mas existe um pequeno porém: o algoritmo utilizado para mostrar as batalhas usa como base a Wikipedia, que pode ser editada por qualquer pessoa e muitas vezes traz informações com pouca precisão ou credibilidade.

Ainda assim, a ideia é bem bacana e apresenta algumas curiosidades sobre essa tal de raça humana: lugares como a Europa e os Estados Unidos são os campeões em números de conflitos. Com certeza, as duas grandes Guerras Mundiais influenciaram muito nessa conta. Já a primeira batalha registrada no mapa é a de Zhuolu, no leste da China, que aconteceu em 2.500 a.C. Os pontos mais escuros indicam conflitos mais recentes e dominam a África, a Indonésia, o Oriente Médio e o Vietnã.

O algoritmo, entretanto, apresenta algumas falhas. Ao compilar dados a partir da DBPedia (que reúne informações da Wikipedia e da Wikidata), a Batalha de Piccadilly, por exemplo, foi incluída na contagem de conflitos. Isso porque é com esse nome que o tumulto que aconteceu na final da Copa UEFA, em 2008, ficou registrado nesses servidores.

ImagemBriga de torcidas aparece no mapa


Ceticismo

Por conta desses erros, o historiador Ellen Leslie é cético sobre o projeto. "Eu entendo que o mapeamento de todas as batalhas da História é um projeto enorme, mas seria melhor recorrer a especialistas para deixar esse tipo de informação mais confiável", critica Leslie. Já Geert Kessels, cofundador da Lab 110, que está por trás do Nodegot, defende o projeto. "Um professor poderia mostrar isso para seus alunos terem uma visão diferente da nossa História", explica.

Ao todo, 12.703 confrontos aparecem no mapa. A ideia da empresa é aprimorar o algoritmo do projeto para que ele mostre realmente todos os conflitos armados que já aconteceram – além de melhorar a sua credibilidade. 

ImagemBatalha de Zhuolu é a mais antiga que aparece no mapa

Fonte: Megacurioso

Comentários

15 Jul, 2017 - 14:54

969 Views

Comentários