Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ferramenta grátis da Proteste monitora a velocidade de sua internet fixa

A Proteste, associação que luta pelos consumidores, está lançando uma ferramenta que permite medir como está a velocidade de sua internet fixa, avaliando se está tudo dentro dos padrões de acordo com o plano contratado.

Imagem

Como parte da campanha "Velocímetro", o site é bastante fácil de usar. Basta acessar, preencher um rápido cadastro e clicar em "iniciar teste". A análise levará alguns minutos para exibir os resultados e, de acordo com a Anatel, a velocidade média mensal não pode ser inferior a 80% do plano contratado — mas é importante que o teste seja feito com o computador conectado ao modem por meio de cabos, não usando a rede Wi-Fi para tal.

As informações registradas ficam gravadas no banco de dados da Proteste, e o órgão aconselha que o usuário repita a medição diariamente por pelo menos 30 dias, a fim de se obter uma média real da velocidade de sua internet. Ao final de cada medição, a ferramenta informa os resultados e, caso a conexão realmente esteja muito lenta, aparecerão dois botões: um para o usuário obter mais informações a respeito, e outro "quero acompanhar a velocidade da minha conexão" para receber lembretes diários e realizar esse monitoramento.

Quem estiver com uma velocidade insuficiente de acordo com o plano contratado, também poderá ligar para uma central de atendimento que fornecerá aconselhamento sobre como o usuário pode pedir o ressarcimento de um valor calculado pela Proteste.

Imagem

Além de ajudar a população a exigir das operadoras um serviço de qualidade, com o Velocímetro, o órgão também pretende acumular estatísticas sobre a má qualidade da internet fixa brasileira. No primeiro trimestre de 2017, somente 65,6% das metas de qualidade foram cumpridas pelas companhias, resultado inferior ao obtido no mesmo período de 2014. Isso quer dizer que, à medida que os planos ficam mais caros, a qualidade vem caindo.

Fonte: Velocímetro

Fonte: Canaltech

Comentários

12 Jul, 2017 - 17:21

Comentários