Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Histórias sem fim: 5 animes queridos que nunca chegaram ao final

Pode parecer estranho, mas ter boa audiência na TV nem sempre é o suficiente para que um anime seja considerado bem-sucedido.

A esmagadora maioria dos animes é composta por adaptações de mangás ou light novels. Em geral, produções para a TV ou o cinema são aprovadas com um objetivo bem específico: aumentar as vendas de volumes impressos das obras originais.

E nem sempre um anime que vai bem na TV cumpre sua real missão, falhando em impulsionar os números nas livrarias. Em outros casos, um anime pode acabar antes da hora porque o mangá que o inspirou já acabou. Há até exemplos de séries que foram canceladas porque os Blu-rays e DVDs (que são de onde os estúdios tiram dinheiro) vendiam mal, apesar de todo mundo assistir aos episódios na TV.

Infelizmente, animes vivem andando sobre a corda bamba. E por isso, algumas séries que amávamos acabaram nunca tendo conclusões. Estas são algumas delas:

Imagem

1. Samurai X (Rurouni Kenshin)

O aclamado mangá de Nobuhiro Watsuki "Rurouni Kenshin" inspirou seis filmes e dois especiais, mas nunca foi adaptado para anime na íntegra. A versão animada da história do Retalhador Battousai acompanha a obra original até a luta contra Shishio, mas depois inventa conteúdo que não estava no mangá.

Pior: no Brasil, o verdadeiro episódio final do anime, batizado de "O Fim do Verão", nunca foi ao ar. A história foi lançada no Japão como um episódio extra para VHS e DVD, e acabou perdida quando o anime cruzou os mares para vir ao Ocidente.

Imagem

2. Slam Dunk

O anime de "Slam Dunk" nunca foi capaz de fazer total justiça à genialidade do traço de Takehiko Inoue, mas capturava com excelência os momentos mais épicos e o timing comédico do mangá que é considerado o maior do gênero esportivo.

Em uma jogada cruel do destino, porém, o anime acaba exatamente quando a história vai ficar tensa de verdade. A produção da Toei Animation só adapta o mangá até Hanamichi Sakuragi e seus companheiros da Shohoku obterem a classificação para o Nacional.

Imagem

3. Ranma 1/2

Celebrado como um dos primeiros animes a fazerem sucesso fora do Japão, "Ranma 1/2" foi um fracasso em sua terra natal... Inicialmente. A primeira adaptação do mangá de Rumiko Takahashi durou apenas 18 episódios antes de ser cancelada por causa de baixíssimos números de audiência. Mas o Studio Deen persistiu, relançando o anime com o título "Ranma 1/2 Nettouhen" em outra faixa de horário. Aí sim a coisa engrenou, e a animação teve um total de 143 episódios.

Como o mangá ainda não tinha acabado após 3 anos do anime no ar, porém, a equipe de produção resolveu inventar um final original para a história. A adaptação é divertida, mas deixa várias pontas soltas.

Imagem

4. Baccano!

Antes de tornar-se um sucesso cult, "Baccano!" foi um fracasso de audiência na TV e de vendas nas lojas especializadas. A carismática série sobre as desventuras de ladrões, alquimistas e outras figuras pitorescas nos EUA da época da Proibição iria adaptar várias outras histórias das light novels originais, mas acabou com apenas 16 episódios.

Fãs argumentam que o fato da história ser contada sob vários pontos de vista e fora de ordem cronológica atrapalhava quem estava acompanhando o anime semanalmente pela TV, e que a melhor experiência com a trama é assistir a todos os episódios em rápida sequência.

Imagem

5. Bleach

O mangá "Bleach", de Tite Kubo, foi de lenda da Shonen Jump ao lado de "One Piece" e "Naruto" a peso morto dentro da revista, com vendas decadentes e resultados risíveis nas enquetes de popularidade oficiais. Mesmo com vários conflitos não resolvidos, o autor foi obrigado a encerrar a publicação do mangá antes da hora para abrir espaço para novas séries.

Antes disso, o anime já tinha sido cancelado. A história animada parou após a luta entre Ichigo e Ginjou e um total de 366 episódios. Não dá para dizer que o arco final do mangá merece ser adaptado, mas é fato que o anime deixou muitos fãs órfãos para trás.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

17 Mai, 2017 - 21:44

Comentários