Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O MP3 está “morto”, com o encerramento oficial de seu programa de licenciamento

Seja pelo Napster, lá pelos anos 2000, pelo eMule e o Winamp, ou mais recentemente, por conversões diretamente do Youtube, todos nós baixamos vários MP3 pela nossa trajetória digital. Mas o formato, que praticamente é um sinônimo de música digital e que nos acompanhou por muitos anos, quando substituiu de vez os walkmans e discmans, está oficialmente encerrado.

O FIIC, instituto alemão que inventou o formato de áudio, e que licenciava diversas patentes relacionadas ao formato, anunciou que o programa de licenciamento do MP3 está encerrado, colocando assim, um ponto final a um dos elementos mais importantes, não só da música, mas de toda a vida digital, especialmente dos anos 2000 para frente.

A razão para o encerramento, é a mesma que fez com que um dia o MP3 fosse uma novidade e tomasse o lugar de outros formatos de música: a história continua, novos formatos chegam, se tornam mais convenientes de usar e deixam as tecnologias anteriores como história. Vivemos hoje a era do streaming, e também temos vários outros formatos de arquivos de música que oferecem mais qualidade, mesmo com o formato sendo ainda muito popular entre as pessoas. O FIIC explicou que "embora o MP3 ainda seja popular entre alguns consumidores, formatos mais recentes como AAC podem oferecer mais recursos e uma qualidade de áudio superior em bitrates muito melhores".

A "morte" do MP3 implica apenas no futuro do formato. Significa que não haverá mais novos produtos ou iniciativas com os arquivos de música, mas obviamente, todas as faixas MP3 que você tenha com você continuarão funcionando normalmente, e os arquivos também continuarão a ser compartilhados como sempre foram.

O MP3, além de popularizar a entrada da música no mundo digital, em uma campanha iniciada pelos CDs, também foi um marco na questão de acessibilidade. Através do arquivo, artistas puderam apresentar seus trabalhos oferecendo seus arquivos para download, sejam eles gratuitos ou pagos. Além disso, foi uma grande oportunidade para que muitos pudessem conhecer artistas diferentes e ampliar seus gostos musicais, incluindo nós, gamers, que compartilhávamos sempre nossas trilhas de games preferidas.

Fonte: Arkade

Comentários

16 Mai, 2017 - 19:26

3493 Views

Comentários