Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Presidente da Rússia culpa Estados Unidos por ataques globais de ransomware

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou os Estados Unidos por ser responsável pela disseminação do ransomware global WannaCrypt0r 2.0 que está afetando sistemas públicos e privados nos últimos dias. A acusação aponta que como os Estados Unidos desenvolveu ferramentas hackers sofisticadas, usadas inclusive para espionagem, o país seria culpado pelos acontecimentos atuais. 

Falando em uma conferência na China, Vladimir Putin disse que a Rússia "não tem nada a vem com isso", a respeito do vírus WannaCry. Como sua base foi desenvolvida por agências de inteligência americanas, os EUA teria que assumir as consequências. 

Tom Bossert, assessor de segurança interna do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, disse que o ciberataque "está sob controle" nos limites de seu país. Entretanto, o malware é "uma ameaça externa séria". 

Aqui no Brasil, a Telefônica Vivo comunicou que não havia indícios de ataques do "WannaCry". Entretanto, durante o final de semana começaram a aparecer atividades relacionadas ao ransomware em nosso país.

Esse tipo de vírus é conhecido como ransomware, junção de "resgate" em inglês (ransom) unida ao sufixo de malware. O vírus "sequestra" um computador e só permite que o usuário tenha acesso aos arquivos após pagar uma quantia em dinheiro, ou, no caso do WannaCry, uma quantia em Bitcoin. 

Imagem


A Microsoft já tem um patch para versões afetadas do Windows que protege o sistema do WannaCrypt0r, então máquinas que se mantenham atualizadas não devem ser afetadas pelo ransomware. 

Fonte: Adrenaline

Comentários

15 Mai, 2017 - 13:23

Comentários