Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 episódios de Samurai Jack que foram revolucionários!

12 anos depois, Samurai Jack está de volta para sua quinta e última temporada, para fechar de vez a história do protagonista e seu nêmesis, o maligno Aku.

Entre 2001 e 2004 – quando a série entrou em seu interminável hiato – foram 52 episódios explorando o melhor que uma animação pode oferecer. Formatos experimentais, histórias emocionantes, engraçadas e que atingem faixas-etárias diferentes, não apenas o público-alvo infantil.

Para celebrar o retorno dessa grande jornada e nos preparar para sua conclusão, separamos aqui 10 episódios de Samurai Jack que foram revolucionários! De volta para o futuro e, quem sabe, para o passado.

Imagem

Assombrado!

Mesmo que a nova temporada seja feita para o Adult Swim, as primeiras aventuras do Jack eram infantis. No entanto, a série chegou no limite de passar a faixa-etária várias vezes e uma das mais interessantes dessas fica para "Jack and the Haunted House".

Essa é uma história de horror em Samurai Jack – dentro de suas limitações. A série usa vários artifícios para criar um clima assustador, com sombras, trilha-sonora e mudanças na própria estrutura da animação. Incrível, sem mais.

Imagem

Três Arqueiros Cegos

Para construir sempre algo diferente, Samurai Jack mexe em todos os elementos da animação. Um dos recursos mais legais da série é seu trabalho com a trilha-sonora – ou a falta de – dando um ar experimental para os capítulos.

Um exemplo sensacional é "Jack and the Blind Archers", quando o protagonista precisa entrar em uma torre guardada pelos melhores arqueiros do mundo. Eles são tão dedicados ao trabalho que se cegaram, usando o som como um guia mais apurado para nunca errar um alvo.

Na tentativa de se sobressair aos arqueiros, Jack cega a si mesmo, tentando treinar seus outros sentidos. Assim, o episódio brinca com percepção, silêncio e barulho.

Imagem

Pular Bem!

Algo que Samurai Jack sempre fez de forma excepcional foi divertir o público enquanto explora formatos diferenciados. No primeiro episódio da segunda temporada, temos um exemplo fenomenal dessa fórmula.

O foco do capítulo é mostrar a relação de Jack com um novo amigo – um humano que escapou da escravidão e foi criado por uma tribo de seres que parecem macacos.

A história mostra uma troca de conhecimentos entre os dois, quando Jack aprende "pular bem" – um super-salto que o ajudará contra o Aku – enquanto ensina a tribo a se defender. Tudo isso de uma forma simples, leve, divertida. Sem dúvida, um dos melhores episódios.

Imagem

Contos de Fada

Para finalizar a primeira temporada da animação, a produção resolveu tomar um caminho inusitado. No lugar de colocar um confronto entre Jack e Aku, de alguma forma, a aposta foi em um episódio totalmente centrado no vilão e no humor da série.

A temporada se encerra com o Aku como um contador de histórias infantis, recontando clássicos de sua própria maneira distorcida para as crianças do reino. Isso na intenção de levantar a moral do antagonista entre os jovens. O capítulo tem até uma referência para "O Iluminado" – algo bem longe de ser infantil.

Imagem

300

Que tal misturar o Jack com história e Frank Miller? Um dos episódios mais icônicos da animação é "Jack e os Espartanos", quando o Samurai se junta a **300(( soldados espartanos para lutar contra uma armada de robôs.

O capítulo é tão grandioso e legal quanto esse resumo o pinta. É mais uma das apostas certeiras da série em um formato diferenciado e em uma referência adulta.

Imagem

Demongo

Aku é o inimigo principal do Jack, mas até chegar ao feiticeiro, o samurai enfrentou outros vilões poderosos. De todos os antagonistas secundários, um dos mais interessantes é o Demongo, o Coletor de Almas.

Demongo é um feiticeiro necromante que coleta e conjura almas para virem em seu auxílio nas batalhas. O episódio com o confronto entre os dois é um dos que melhor mostram as outras habilidades do Jack – além de ser um grandioso espadachim.

Imagem

O Escocês

Poucos são os personagens recorrentes na animação, além do próprio Jack e do Aku. Mas, entre um ou outro no meio do caminho, o mais popular e interessante deles é o Escocês.

O musculoso e problemático ruivo surgiu nos capítulos finais da primeira temporada, "Jack and The Scotsman part. 1 & 2", possui uma metralhadora no lugar de uma perna e deve retornar na quinta temporada. Colocar um companheiro na jornada do Jack foi uma ótima jogada.

Imagem

vs Aku

No meio do caminho, Jack enfrentou o Aku várias vezes. O confronto entre o feiticeiro e o samurai não foi algo guardado para um grande final, mas um embate construído através de encontros ao longo da aventura.

Desses episódios, o mais marcante é aquele que parecia ser a luta final entre os inimigos. "Jack vs Aku" brinca com a audiência e com a dinâmica entre os dois. É um capítulo que escancara o ciclo vicioso entre protagonista e antagonista, que até mostra a forma humana e peculiar do Aku.

Imagem

Ninja

Um samurai contra ninjas? Nesse episódio, o Aku envia um shinobi atrás do Jack e a luta cria um dos melhores episódios de toda a série – senão o melhor.

É um experimento do começo ao fim no desenho do capítulo, na animação e em todo o clima, testando luz, sombras, cores diferenciadas e tudo mais que poderia ser explorado. "Samurai vs Ninja" é aquele tipo de episódio que marca uma série, animação ou não, para a crítica e para o público.

Imagem

X9

Claro, a história do robô X9 não pode faltar aqui. "Tale of X9" está no mesmo patamar de "Samurai vs Ninja", como um marco de experiência, aprendizado e evolução e desbravamento de Samurai Jack.

Um dos últimos capítulos da série, essa não é uma história sobre o Jack. Toda a aventura se desenrola ao redor do androide X9, inédito na trama, e seu destino terrível.

Ele é um robô assassino que recebeu um chip de emoção, virando de cabeça para baixo seu trabalho. É um nível de roteiro que poucas animações conseguiram atingir e que fez Samurai Jack algo tão único e aclamado.

Fonte: Legiaodosherois/Uol

Comentários

16 Mar, 2017 - 10:27

Comentários