Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Feitos para durar

Diferente dos jogos que oferecem pouco tempo de gameplay e nisso me refiro a desafios explosivos que incluem: encontros breves, ação rápida e cronometrada e muitas distrações. Pode ser ótimo! A ação frenética do modo Multiplayer em Call Of Duty, ou uma corrida desesperada em Spelunky, são ótimas opções para passar horas do seu dia.

Mas, às vezes, desejamos algo mais, algo mais substancial. E se você está procurando uma maneira divertida que absorva um longo fim de semana ou simplesmente quer quebrar a cabeça em torno de uma experiência mais densa e complexa, temos aqui esses jogos, complexos, mais que acima de tudo são grandes jogos de PC que tomarão você por horas e horas a fio.


Imagem

Deus Ex: Mankind Divided

Sejamos francos já que Deus Ex: Mankind Divided não é tão longo como o seu antecessor, Deus Ex: Human Revolution, e termina de forma abrupta. Mas ignoremos isso. O jogo ainda oferece a jogabilidade baseada em sistema de mundo totalmente aberto icônico da série já conhecida, e é absolutamente excelente (Bem, exceto pelo seu final). Você vai passar de 20 a 30 horas se esgueirando por Praga, ou ainda mais se você for do tipo que explora todos os cantos. Em Deus Ex: Mankind Divided o sistema de evolução ainda oferece uma jogabilidade personalizada que se presta bem a longevidade, especialmente quando misturado com o punhado, de pontos da trama e sua história com que lhe permitem alterações cruciais minimamente espalhadas ao longo dessa aventura.

A forma como escolhe evoluir ajudam a adaptar a jogabilidade ao seu estilo: e é possível ser um especialista em armas, um hacker, um espião furtivo, ou simplesmente um cara com muita lábia ou uma combinação dessas. Você pode até mesmo ser um pacifista, nunca matando, logo você tem inúmeras conclusões de desafio dependendo exclusivamente das suas ações.


Imagem

ARMA 3

Arma 3 é um simulador militar fantástico. Mas a chave para sua longevidade não é o jogo base e sim o cenário de modificações criados em torno dele. Existem muitos mods que mudam completamente o jogo, e cada um com hordas de jogadores dedicados e a possibilidade de jogar por centenas de horas.

Aqui apenas listarei alguns dos mais populares: Breaking Point é basicamente DayZ. Advanced Combat Environment 3 ou ACE3 é adorado pelos mais puristas fãs da simulação militar. Wasteland e um mod de sobrevivência emocionante, como é Exile, que é mais baseado no trabalho em equipe. E depois há Battle Royale, um modelo de jogo já conhecido seguindo os moldes do último homem de pé incorporado em H1Z1 e está sendo desenvolvido como um jogo autônomo semelhante a Battlegrounds.


Imagem

No Man's Sky

Ok, ok, No Man's Sky teve uma campanha publicitaria que até algum tempo atras supostamente enganou varias pessoas, assim como seu lançamento foi um desastre, mesmo no PC. Mas a Hello Games vem trabalhando e corrigindo os problemas técnicos rapidamente, e agora as pessoas são convidadas a julgar No Man's Sky tomando a forma para a qual ele foi criado, como um jogo de exploração com elementos de sobrevivência.

Um jogo dessa natureza não é para todos? Meu caro, não. Certo, se a ideia de explorar ainda que casualmente 18 quintilhões planetas processualmente gerados em um universo enorme soa atraente para você, No Man's Sky pode simplesmente lhe entreter por dezenas de horas.

Se ideias como essa lhe atraem, tem também por opção Starbound. É basicamente uma versão 2D de No Man's Sky e Terraria.


Imagem

The Witcher 3: Wild Hunt

Depois de alguns adiamentos, The Witcher 3: Wild Hunt chegou em maio de 2015 se tornando um jogo obrigatório para os fãs de RPG. O capítulo final da trilogia The Witcher de Geralt mistura a atmosfera hostil, e realista a um mundo totalmente aberto. Uma reminiscência de Skyrim, mas diferente.

Do balançar das arvores com os corpos de homens pendurados em meio a uma tempestade, ou a beleza do por sol estabelece que poucos jogos possuem uma atmosfera tão viva como possui The Witcher 3. Isso com toda a complexidade que se pode esperar encontrar em um continente. Em uma estimativa otimista pode esperar dedicar de 50 a 200 horas no jogo podendo se estender ainda mais pelas expansões Hearts of Stone e Blood and Wine.

Alem de um mundo lindo e grande pode desejar desativar HairWorks da NVidia se esta utilizando uma GPU AMD Radeon. E apesar de significativamente mais curto, embora ainda excelente The Witcher 2: Assassins of Kings seu antecessor que vale muito a pena jogar.


Imagem

Stellaris

Conhecida pelos jogos de grande estratégia, mas se libertando dos grilhões históricos a Paradox Interactive nos levou as estrelas com seu Stellaris.

Stellaris pode ser definido como uma experiência SandBoxno espaço, que pode chegar a ser imenso ainda que delimitado. Em seu inicio ele apresenta uma história que pode facilmente nos remeter a outras já contadas através Babylon 5, Battlestar Galactica, Firefly e Star Trek e tantos outros clássicos Sci-Fi que você puder recordar. E nele talvez conheça uma raça de pássaros bondosos, ansiosos para compartilhar suas pesquisas com os mais novos viajantes interestelares da galáxia. Talvez se depare com os restos de um império ha muito extinto, embora ainda assombrosamente poderoso. Talvez no decorrer da história de seu povo os robôs trabalhadores se revoltem, derrubando o equilíbrio de uma estrutura hierarquia delicada e assim inaugurem uma nova era de imperialismo liderado por máquinas. Ou talvez a humanidade se espalhe pelas estrelas.

Algumas momentos do jogo são um pouco intimidadores visto as escolhas que terá de fazer e essa pressão pode prejudicar o seu jogo. Mas ainda há uma infinidade de linhas de narrativa pela qual pode levar sua civilização, e dado o sucesso com o qual a Paradox lida com seus jogos anteriores, esperamos que o estúdio realiza mais ajustes e aprimore os pontos fracos do jogo no devido tempo.


Imagem

XCOM: Enemy Unknown e XCOM 2

Em XCOM: Enemy Unknown você é incumbido de defender a Terra contra invasores alienígenas, comandando uma força de soldados que colocam suas vidas em risco na esperança de impedir essa ameaça. Não a brincadeiras aqui, se um dos soldados tomba e morre em batalha, ele permanece morto, com isso a experiência adquirida por ele que pode ser duramente conquistada é perdida. E muitas ordens erradas podem apinhar sua base com novatos ao invés de veteranos de guerra.

XCOM é um jogo tático, com combate baseado em turnos, mas o jogo lhe da tempo de sobra para pensar bem cada movimento. Entre as missões, você lida com finanças organizacionais, tarefas de gestão, expansão das operações, pesquisando tecnologia alienígena recém-descoberta, etc. O jogo para um jogador é muito longo, mas a distribuição de inimigos na batalha é aleatória, então cada uma delas é uma experiência única.

XCOM 2 a tensão é ainda maior, novamente no comando da XCOM, sendo essa XCOM uma organização clandestina que se utiliza de táticas de guerrilha em um mundo conquistado por alienígenas. A jogabilidade é basicamente a mesma, mas durante a fase planejamento você deve equilibrar entre atacar os alienígenas onde dói, enquanto tenta evitar seus contra-ataques, isso com recursos escassos todo tempo.

Se tiver interesse em aumentar a complexidade desses jogos ainda tem as modificações Long War e Long War 2 para os títulos respectivamente.


Imagem

Grand Theft Auto V

Levou literalmente anos, que pareceram séculos para Grand Theft Auto V ser lançado para PC, mas a espera valeu a pena. A versão PC de GTA V é a versão definitiva do jogo, veio com um editor de vídeo que possibilitam criar clipes personalizados e com diversidade para todos os gostos de configuração e um controle fácil quase intuitivo para desbravar Los Santos à sua vontade.

Nossa, e que cidade é Los Santos. GTA V apresenta não só essa cidade enorme, mas também a paisagem acolhedoramente imersiva, com seus subúrbios vastos, pequenas cidades e suas áreas selvagens, todos repletos de coisas para fazer. Nesse playground enorme totalmente aberto e pronto para explorar, ao contrário dos jogos anteriores da série. Você poderia desperdiçar dias simplesmente vendo esse mundo lindo na perspectiva em primeira pessoa, e isso é, antes de mergulhar na viciante experiência que GTA online é.


Imagem

Elite: Dangerous

E aqui temos a sequência da amada série Elite que remete a época ainda do Amiga, Elite: Dangerous e tão grande que beira o infinito, com mais de 400 bilhões de sistemas, sim bilhões, cada um com seus planetas, estações espaciais e jogadores. Novas coisas estão sendo adicionadas todo o tempo, isso auxiliado pela exigência de conexão com a internet. Há notícias de que uma viajem para o 'nosso' sistema solar tenha levado aproximadamente 30 horas.

Dado a complexidade do jogo, se esperaria um tutorial mais completo o que não há, mas dada sua diversidade a verdade é que apenas a experiencia poderá lhe ensinar. E como ultima novidade temos o primeiro contato com alienígenas.


Imagem

Wasteland 2

Wasteland 2 é a combinação de um mundo pós-apocalíptico minucioso, crueldade assassina, opções profundas em sua personalização, dotado de uma jogabilidade flexível pela qual foi eleito por diversos veículos da mídia especializada como Jogo do Ano.

Sequência oficial do clássico Westland de 1988, esse concebido pela inXile graças ao financiamento no KickStarter, Wasteland 2 pode lhe entreter por horas. E pra isso vou apenas mencionar que para deixar a primeira grande área do jogo levara cerca de 30 horas. O jogo inteiro pode levar facilmente mais do dobro desse tempo para finalizar. E então é muito fácil iniciar uma nova campanha, dado o quão profundamente você pode personalizar cada membro do seu grupo de quatro membros e as estrategias que surgem dessa diversidade de ramificações e a mais ampla desse nosso mundo gamer.


Imagem

Dying Light

Em Dying Light você no centro de Harran, uma cidade grande que se tornou ainda maior pela sua verticalidade e as hordas de zumbis lerdos. Dying Light é um jogo de mundo aberto que combina basicamente Dead Island e Far Cry 3, onde você traça seu caminho saltando através de uma paisagem urbana.

O jogo base lhe toma aproximadamente em torno de 20 a 25 horas, mas Dying Light é repleto de segredos em cada canto, desde homenagem a Mario Bros a armas escondidas chegando até mesmo as lâminas lendárias. Explorar plenamente Harran irá levar dias, isso se você não ceder ao desejo massacrar alguns zumbis. E ainda que você acabe sedento por mais, hoje ele é adquirido já com uma expansão expansão incrível, que adiciona uma enorme e nova área que vai te dar mais horas e horas para explorar, e com um buggy para ajudá-lo a se locomover.


Imagem

Dark Soul III

VOCÊ MORREU. Acostume-se com essas palavras; Você vai vê-las repetidamente. Esta é uma fantasia sombria e brutal, não há nenhuma dúvida, e cada uma dessas mortes serve a um propósito. Cada morte em Dark Souls III oferece uma experiência de aprendizagem, um pequeno vislumbre dos padrões de ataque bem-cronometrado e as vulnerabilidades dos seus algozes. Com o passar do tempo, e isso depois de morrer, morrer e morrer, a compreensão acontece. Quando você finalmente usa esse conhecimento contra o seu inimigo, a frustração de todas essas mortes desaparece diante de um momento de glória.

Até que seu parceiro velozmente mate você com um único golpe. Este é o caminho em Dark Souls. Ao fim é amar ou odiar sem meio termo, e amando você terá de respeitá-lo e apenas assim dominara este mundo. Algo que ira levar muitas horas e muitas mortes.


Imagem

The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim tem muito em comum com Fallout: New Vegas, o sentido não só por também ser distribuído/desenvolvido pela Bethesda mas porque há elementos semelhante no seu gameplay. Um mundo denso, livre, repleto de vida através de uma infinidade de NPC's? Confere. Vasta opções de personalização do seu personagens? Confere. Milhares de missões paralelas para descobrir? Confere. Muitos itens que vão lotar o seu inventário? Nem tudo são flores, isso está lá em ambos também.

Mas em Skyrim trocamos o deserto de Fallout: New Vegas repleto de armas retro-futurista por um reino de fantasia e indiferença, cheio de dragões, magia, castelos, e vampiros. Participar de uma guilda, tomar partido em uma rebelião, ou ignorar todos os outros e apenas sair vagando pelas montanhas cobertas de neve sem um objetivo claro, apenas pelo prazer de ir em frente em quanto der, isso é Skyrim. De qualquer forma, se começar a jogar deve estar disposto a perder uma grande parte da sua vida, uma vez que você empunhar sua espada.


Imagem

EVE Online

Um MMORPG situado num cenário sci-fi, EVE Online e conhecido também como um "simulador de planilha" isso se deve a sua forte necessidade de empregar analise de risco e se concentrar no planejamento de longo prazo. A construção das naves mais avançadas custa uma quantidade insana de dinheiro dentro do jogo e semanas de tempo real.

E são os jogadores primeiramente que dão um brilho especial a EVE, no entanto: Enquanto o dia-a-dia em EVE envolve em grande parte o comércio, a construção, logística ou a pirataria, a intriga em torno de política Corporativa Interestelares dá EVE construída inteiramente pelo seus jogadores, da uma sensação diferente de qualquer outro MMO.

Às vezes, a tensão explode em batalhas espaciais maciças envolvendo milhares de jogadores e naves como esta aqui, batalha essa que acarretou em danos que somados resultam em uma perca de US$ 300.000,00 no mundo real. Isso se deu por um grupo de jogadores tentando evitar alterações na economia do jogo por parte dos desenvolvedores e com sucesso, um ataque ao sistema mais populoso do jogo que era também considerado como o mais seguro.

Hoje ele se encontra no modelo Free To Play depois de mais de 13 anos se utilizando do modelo de subscrição.


Imagem

Divinity: Original Sin - Enhanced Edition

Divinity: Original Sin foi concebido de forma semelhante ao já citado Wasteland 2, partindo do financiamento coletivo via KickStarter a modal de CRPG lindamente produzidos em 2014.

Posteriormente veio a se tornar "Divinity: Original Sin - Enhanced Edition" com melhorias significativas já dotado de diálogos inteligentes e agora todos dublados, em especial quando você está conversando com animais, alem de um nível incrível de interatividade com o ambiente, o que acrescenta uma nova dimensão ao se combater se comparado com a maioria dos CRPGs. O jogo apresenta dois personagens principais, também, para que você possa jogar com um amigo ao seu lado, ou discutir com você mesmo se estiver jogando sozinho.


Imagem

Pillars of Eternity

Ho, Hou! Mais um jogo que aparece aqui a partir do financiamento coletivo, mais um CRPG que segue os moldes da velha escola que ganhou vida graças ao Kickstarter, Pillars Of Eternity é nada menos do que um jogo absolutamente magistral, um jogo que fez jus ao titulo popular de sucessor de Baldur's Gate que muitos, inclusive esse que vós fala aguardou. (Desenvolvido pela Obsidian, empresa por trás de Fallout: New Vegas)

Pillars Of Eternity, assim como Divinity: Original Sin e Wasteland 2, nos brinda com uma história e narrativa excelente, através dessas ferramentas nos brindam com mundo que revela sua história quase tão antiga quanto o tempo, e que vai se revelando através dos grilhões de uma excelente dublagem que conta até mesmo com animações faciais. Há 11 classes bem balanceadas no jogo que vão muito além do habitual trio de "lutador-mago-ladrão". Em poucas palavras, Pillars of Eternity surgiu como que gamers gritassem pela Infinity Engine, e ela surgiu polida como nunca havia se apresentado antes.



Imagem

Sid Meier's Civilization V

Nenhuma lista dessa natureza estaria completa sem mencionar Civilization V. O quinto capitulo dessa aclamada série que é um jogo de Estratégia 4x, logo deve administrar o seu império a partir do seu primeiro vilarejo primitivo e percorrer todo caminho passando a um império com múltiplas cidades, movimentadas rotas de comercio, talvez uma guerra atômica, até mesmo a exploração espacial.

Há um grande mundo ha ser descoberto: cidades a serem construídas; a exploração de recursos; pesquisar novas tecnologias; A implementação de políticas sociais que podem alterar o rumo da sua nação; E claro, muitas guerras a serem travadas. Além disso, cada uma das dezenas de países disponíveis tem suas particularidades e logo desempenhos diferentes. Mas é tudo tão bem equilibrado, de modo preciso, que você estará jogando "só mais uma vez" durante toda uma noite.


Imagem

Dragon Age: Inquisition

Embora não consiga superar meu amor pelo lendário Dragon Age: Origins, Dragon Age: Inquisition veio como uma resposta de que eles estavam ouvindo às críticas apontadas à Dragon Age 2.

Inquisition foi um dos melhores jogos de 2014 e apresenta várias áreas, grandes e abertas a exploração, todas repletas de bandidos para matar, quests para resolver, e tesouros para descobrir. O enredo e a caracterização é inigualável, e é tudo que BioWare faz habitualmente em seus jogos. Se o jogo lhe conquistar, a BioWare garante mais de 120 horas de conteúdo.


Matéria em desenvolvimento, dicas e sugestões de jogos deixe nos comentários.

Comentários

21 Jan, 2017 - 22:37

Comentários