Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

NSA agora pode compartilhar informações coletadas com CIA, FBI e outras agências

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou nesta sexta-feira (13) que a Agência Nacional de Segurança (NSA) do país compartilhe com total transparência dados coletados por seus programas de vigilância com outras 16 agências do governo americano.

A partir de agora, órgãos como a Central de Inteligência (CIA), o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos poderão acessar o amplo repositório de informações coletadas pela NSA sem antigas restrições que limitavam o risco de que dados de pessoas não-investigadas acabassem vazados.

A troca de informações entre a NSA e outras agências já existe há anos no país, mas era controlada pela própria Agência Nacional de Segurança. Antes, analistas da NSA eram responsáveis por filtrar o conteúdo entregue, garantindo que dados sigilosos ou não-pertinentes às investigações ficassem de fora.

O governo americano argumenta que a medida garante que a chance de alguma informação importante passar desapercebida seja reduzida, já que mais agências terão acesso aos dados coletados pela NSA.

Grupos ativistas, por outro lado, já se colocaram contra a decisão, que tem potencial de por em risco a privacidade de mais cidadãos do país, uma vez que ela disponibilizará mais informações para mais analistas – multiplicando a possibilidade de vazamentos.

"Em vez de expandir dramaticamente o acesso do governo a tantos dados pessoais, precisamos de regras mais fortes para proteger a privacidade dos americanos", disse Patrick Toomey, advogado da American Civil Liberties Union, ao The New York Times. "Dezessete diferentes agências governamentais não deveriam estar monitoram e-mails de americanos com família, amigos e colegas, tudo isso sem obter um mandado".

Via: The New York Times

Fonte: Canaltech

Comentários

14 Jan, 2017 - 10:09

Comentários