Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A Steam deveria ter controle de qualidade?

Desde 2014 a Valve vem abrindo cada vez mais espaço para os jogos do Greenlight,a cada ano que passa mais e mais jogos são adicionados ao catálogo, só em 2016 foram mais de 4000 jogos! Isso representa quase 40% de toda a biblioteca do Steam, sim, toda a biblioteca desde sua criação!

Mas qual é o problema disso? A maior parte desses jogos são terríveis! E como se isso não bastasse, uma boa parte deles são quebrados, injogáveis!

Essa prática também é conhecida como "Shovelware" que é quando existe mais quantidade do que qualidade, ou seja, uma inundação de lixo! Foi o que causou o crash no mercado de games em 1983 que quase faliu a indústria de videogames, a Atari permitia que qualquer um fizesse jogos para o Atari 2600, o que saturou o mercado, que só começou se recuperar em 1985 quando a Nintendo trouxe novas políticas junto ao lançamento do NES, ou como é conhecido no Brasil, Nintendinho.

Então a Valve poderia ir a falência por causa disso? Provavelmente não, mas isso pode sim prejudicá-la a longo prazo, mas hoje quem sofre são os bons desenvolvedores indie e os próprios clientes, mesmo que ainda a loja tenha sistema de reembolso, análises de usuários, além de haver diversas maneiras de saber mais sobre um jogo pela internet, ainda assim todo esse conteúdo de baixa qualidade dificulta a navegação na loja e torna o processo de encontrar novos jogos cada vez mais trabalhoso, especialmente para novos usuários.

Mas apesar desses problemas, é improvável que a Valve vá mexer nesse sistema tão cedo, se é que um dia irá fazer isso, pois para ela é só mais dinheiro entrando no caixa. Por que uma empresa contrataria funcionários para fazer um controle de qualidade que diminuiria seu próprio lucro? Muitos desses jogos são baratos ou até mesmo são dados de graça, então as pessoas os adquirem simplesmente para ostentar um grande número de jogos em sua conta e também porque esses jogos dão cartas colecionáveis que chegam a valer até mais que o próprio jogo, então elas podem ser vendidas no mercado da comunidade ou fabricar insígnias para subir o level da conta, essas pessoas nem precisam de instalar esses jogos, podem simplesmente dropar as cartas com programas como Idle Master ou ASF.

Uma alternativa ao controle de qualidade seria criar uma página específica para os jogos vindos do Greenlight, ajudaria a diminuir a poluição na página principal, mas ainda assim não solucionaria o problema, além dos bons desenvolvedores serem prejudicados, até mais que na situação atual.

Esse assunto ainda é pouco debatido, até mesmo no exterior, então faltam ideias, deixe sua opinião nos comentários, infelizmente muitos tapam os olhos para não só esse, mas diversos outros problemas e ainda vêem a Valve como a deusa suprema dos games, mas a verdade é que ela já não é a mesma, como em seus tempos dourados, nem mesmo sinal de continuações de suas gloriosas franquias não temos confirmações.

Comentários

07 Dez, 2016 - 08:16

Comentários