Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Malware atingiu mais de 1 milhão de usuários Android

Novas ameaçam online pipocam a cada segundo, mas parece que uma destas novas ameaças pode ter atingido um número considerável de usuário do Google. Um novo malware chamado Gooligan pode já ter infectado 1 milhão de usuários do serviços da companhia.

A descoberta foi divulgada pela companhia de softwares de segurança Check Point. Segundo a empresa, o Gooligan é uma variação do malware Ghost Push, que ficou famoso ao infectar um grande número de internautas no ano passado.

O malware instala um rootkit no telefone do usuário e se mascara atrás das APIs do apps para não ser detectado por sistemas de segurança. Com isso, ele consegue interceptar tokens de conta nos aplicativos do Google, usando isso para baixar apps indesejados.

Apesar dele ter acesso a dados sensíveis do usuário, ele não chega a usar eles para roubo ou uso ilegal de identidade do usuário. Ele age como um malware mais sofisticado com o plano de divulgar apps e adware, não necessariamente roubando os dados do usuário.

De acordo com a Check Point, a ameaça afetou principalmente usuários do Android 5.0 (Lollipop) para baixo. Ou seja, para quem já está com o Marshmallow ou Nougat, o perigo com esta nova ameaça é praticamente inexistente.

Para resolver os problemas com aqueles que já foram infectados, o Google anunciou que está tomando as medidas de precaução e de solução, renovando tokens de acessos e verificando se modificações foram feitas em apps utilizados.

Fonte: Canaltech

Comentários

30 Nov, 2016 - 16:15

Comentários