Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogamos: "Tekken 7" é concorrente sério ao pódio dos jogos de luta

Será que "Tekken 7" tem o que é preciso para esmagar os adversários?

"Tekken 7" chegará ao PC e aos consoles PlayStation 4 e Xbox One no início de 2017. O game de luta da Bandai Namco vai enfrentar um cenário bem menos confortável do que quando a série estreou nos anos 1990. O jogo terá que disputar a atenção dos fãs de pancadaria com "Street Fighter V", "Mortal Kombat X", "The King of Fighters XIV" e "Killer Instinct", entre outros.

A boa notícia é que, pela versão preliminar testada por UOL Jogos, "Tekken 7" será um concorrente sério na arena dos jogos de luta.

Impacto visual

No teste, "Tekken 7" rodava em um PlayStation 4 e, mesmo no estágio atual, o jogo facilmente se destaca em termos visuais como um dos mais belos títulos da geração. Os modelos dos personagens são bastante críveis, o mesmo valendo para a movimentação e o balanço das roupas - que de fato aparentam ser itens sobrepostos aos lutadores e se mexem de maneira independente, sem as irritantes colisões de objetos do passado.

Os cenários se destacam pela abundância de elementos e detalhes na composição. Eles variam de estilo, o que inclui formato, tamanho e a possibilidade de atravessar pisos e paredes, acessando outras áreas. É praticamente o oposto do visto em "Street Fighter V", nesse aspecto. E, conforme os rounds passam, o mesmo ocorre com o tempo no local, criando variações diurnas e noturnas das arenas.

Imagem

"Tekken 7" capricha nos cenários e personagens detalhados para chamar a atenção

Pequenas novidades na fórmula conhecida

Quando o assunto é a jogabilidade, "Tekken 7" é um game confortável para quem já está habituado à franquia. A movimentação continua sendo tridimensional, com os lutadores podendo caminhar para a frente e o fundo do cenário. Jogadores mais experientes tendem a utilizar essa característica para desviar de ataques adversários e desferir contra-ataques poderosos.

O título também traz como novidade os super-golpes, que podem ser utilizados após o jogador apanhar até certo ponto. Com a barra de energia piscando, é possível desferir golpes mais poderosos e, talvez, mudar o rumo da batalha.

Há também o modo história, que será centrado em uma disputa entre Akuma e Heihachi Mishima, principal vilão da franquia. A progressão nesse modo envolve lutas e também sequências interativas. Não foi possível obter informações sobre a duração da campanha, uma vez que apenas uma parte do primeiro capítulo estava disponível nesta versão de testes.

Akuma, o novato

As mecânicas citadas acima, valem para quase todos os lutadores: Akuma, personagem "importado" da série "Street Fighter" possui algumas diferenças, como um pulo mais tradicional e magias. O guerreiro demoníaco da Capcom traz mecânicas vistas em "Street Fighter IV", como o Focus Attack, além dos golpes EX, versões mais poderosas dos movimentos e que consomem uma barra de "Super" quando ativadas.

Segundo o produtor da série, Katsuhiro Harada, adaptar Akuma ao estilo de "Tekken" demandou alguns cuidados especiais. "Nós queríamos que, acima de tudo, o personagem parecesse natural em 'Tekken 7'. Uma vez que isso acontecesse, seria simples evitar que ele desequilibrasse o jogo".

De fato, a presença de Akuma caiu bem no game. Com movimentos e golpes distintos dos oponentes, havia o risco do lutador se sobrepor aos outros, porém isso não acontece. De quebra, o personagem serve como porta de entrada da série para jogadores novatos à franquia, porém com alguma experiência em "Street Fighter".

Imagem

A disputa entre Akuma e Heihachi embala a trama de "Tekken 7"

Perguntado se haveria espaço para a aparição de mais personagens de outras franquias em "Tekken", Harada desconversou, mas revelou que sonha com a possibilidade de fazer, segundo sua visão um novo "Samurai Shodown". Ainda que tudo tenha sido dito em tom de brincadeira, não seria surpresa se futuros "Tekken" ganhassem a participação especial de lutadores de outros jogos.

Vai vingar?

O principal desafio de "Tekken 7", agora, é conquistar os jogadores do Ocidente, disputando a atenção com "Street Fighter", "Killer Instinct" e outros jogos já estabelecidos. Essa, provavelmente, é a maior missão da versão para consoles do game, uma vez que no Japão ela já está disponível nos arcades e, por lá, há uma forte cultura de disputar partidas de games de luta nos bons e velhos fliperamas.

Não é exagero nenhum dizer que "Tekken 7" tem um futuro promissor. O sucesso também depende da estratégia de marketing da produtora e o suporte continuado após o lançamento - seja com torneios profissionais, novos personagens ou outras expansões, as infames DLCs.

Perguntada sobre expansões pagas, caminho natural dos jogos atuais, a Bandai não confirmou nenhum plano. Apesar disso, o game tende a chegar ao mercado bem mais completo do que "Street Fighter V", o que, por si só, já é um ótimo começo.

"Tekken 7" sai no começo de 2017 para PC, PS4 e Xbox One.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

15 Nov, 2016 - 15:34

Comentários