Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

E dá-lhe multa: câmeras inteligentes em breve vão flagrar infrações no trânsito

Admita: se você dirige, já deve ter usado o celular enquanto estava ao volante, seja para falar, enviar ou receber uma mensagem ou até mesmo checar seus e-mails. A prática é errada e condenada por governos do mundo todo em suas leis de trânsito, pois pode levar a acidentes irremediáveis. E no que depender de duas empresas de tecnologia, as chances dos espertinhos que dirigem e conversam ao telefone estão definitivamente chegando ao fim. 

A Movidius, empresa especializada em "visão de máquinas", acaba de anunciar uma parceria com a Hikvision, fabricante de câmeras, a fim de construir câmeras especiais que  "enxerguem", entre vários tipos de comportamentos dos seres humanos, essas infrações no trânsito. Aliás, a ideia é criar um verdadeiro olho vivo para auxiliar as autoridades a colocarem ordem nas ruas e rodovias.



O projeto pretende criar um sistema de monitoramento capaz de identificar vários hábitos nocivos dos motoristas, como dirigir sem cinto de segurança, alertar para cargas e veículos suspeitos sendo conduzidos em locais públicos, identificar criminosos etc. As duas empresas trabalharão juntas a fim de desenvolver câmeras equipadas com a tecnologia Myriad 2, uma unidade de processamento visual que permite captar e interpretar instantaneamente as imagens. 

Segundo a Movidius, suas câmeras inteligentes farão todo o rastreamento e identificarão atividades suspeitas em tempo real, no local onde estiverem instaladas, fazendo inclusive todo o processo sem auxílio de humanos, com base em redes neurais avançadas. Os dados e as imagens capturados serão enviados diretamente para um servidor na nuvem, para que sejam posteriormente analisados com uma precisão assustadora, que chega a 99%. 

A nova tecnologia, aliás, utiliza a inteligência artificial de uma maneira extremamente interessante, como se desse ao processador da câmera, computador ou máquina o dom da visão. Inclusive, a Movidius está trilhando um caminho brilhante no mundo da tecnologia, tendo feito parcerias importantes, como a que firmou com o Google para o desenvolvimento do Project Tango. As empresas ainda pretendem trabalhar juntas para equipar o Android com tecnologia de reconhecimento facial. 

Apesar do anúncio recente sobre o desenvolvimento de câmeras inteligentes, nem a Movidius nem a Hikvision fizeram comentários a respeito de prazo ou data de lançamento. No entanto, a novidade não deve demorar muito a chegar no mercado, pois os primeiros produtos que utilizam a tecnologia Myriad 2 já estão sendo exibidos nesta semana na China, no 13º International Exhibit for Public Safety, evento chinês voltado para segurança pública e com participação de várias empresas de tecnologia. 

Via ZDNet 

Fonte: Canaltech

Comentários

26 Out, 2016 - 09:26

Comentários