Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Projeto de carro autônomo da Apple pode ser deixado de lado

Já faz algum tempo que rumores indicam o interesse da Apple em carros autônomos. Porém, novas informações apontam que a companhia está deixando parte desse esforço de lado: em vez de fazer seu próprio veículo, o foco ficará no desenvolvimento do sistema autônomo.

A decisão está relacionada com a saída do líder do projeto, Steve Zadesky, da Apple. O veterano Bob Mansfield tomou as rédeas em julho e aparentemente foi o pivô da mudança. De acordo com o Financial Times "dezenas de empregados deixaram a empresa nas últimas semanas"; até então, a companhia tinha mais de mil pessoas envolvidas no chamado "Projeto Titan".

Segundo uma reportagem do The New York Times, houve uma mudança de ênfase: em vez de projetar e produzir um carro autônomo, eles decidiram desenvolver a tecnologia necessária para os veículos. Dessa forma, a empresa deve fechar parcerias com montadoras.

Vale lembrar que em julho a Bloomberg afirmou que a companhia não está abandonando completamente a ideia de projetar seu veículo. Ou seja, é possível que uma parceria envolva o design e tecnologia da Apple, deixando a produção nas mãos de outra empresa.

Além disso, segundo o Quartz, a Apple ainda está trabalhando na pesquisa de baterias avançadas e continua contratando mais especialistas da área.

Curiosamente, uma fonte anônima próxima ao projeto disse à Reuters em 2015 que o foco não era o carro, e sim o software que o controla. Ou seja, as informações sobre o projeto ainda são muito nebulosas. De qualquer forma, se a Apple ficar de fora desse mercado, melhor para Google, Uber, mas especialmente para a Tesla. Isso porque a empresa é uma das únicas que tem o potencial de criar um desejo de status em torno do seu carro e competir frente a frente com a companhia de Elon Musk.

[Recode via Quartz]

Imagem: AP/Mark Lennihan

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

13 Set, 2016 - 11:27

310 Views

Comentários