Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Vencedor de campeonato de robótica da NASA poderá ser levado a Marte

A NASA, em parceria com o Space Center Houston e com a consultoria NineSigma, acaba de abrir as inscrições para sua mais nova competição chamada "Space Robotics Challenge". O evento buscará desenvolver capacidades em robôs humanoides para que alguns dos modelos possam ajudar astronautas durante a missão que levará o homem a Marte.

A competição premiará o vencedor com US$ 1 milhão, que deverá desenvolver um projeto com habilidades além dos limites da robótica atual. As equipes programarão um robô virtual modelado a partir do Robonaut 5 (R5), da NASA, a fim de completar uma série de tarefas em uma simulação que incluirá períodos de latência - representando os atrasos de comunicação entre a Terra e Marte.

Embora os sistemas robóticos físicos tenham boa destreza em seus movimentos usando sistemas hidráulicos, esses robôs não podem ser usados no espaço por não terem capacidade de permanecer intactos e funcionando em temperaturas tão abaixo de zero, e também não funcionariam direito em ambientes hostis de superfícies planetárias diferentes da Terra. Já o R5 utiliza a tecnologia de elásticos no lugar da hidráulica, e essa é uma forma inovadora de resolver esses problemas com relação ao envio de robôs humanoides para fora da Terra. 

Para Monsi Roman, do NASA's Centennial Challenges, "robôs precisos e habilidosos, capazes de trabalhar com um atraso de comunicação, poderiam ser usados em voos espaciais e missões no solo de Marte e em qualquer outro lugar para realizar tarefas arriscadas e complicadas, o que será crucial para dar o devido apoio aos nossos astronautas". Com o desafio, a agência espacial dos Estados Unidos espera ver surgirem novas e inovadoras tecnologias em robótica.

A competição acontecerá em um ambiente virtual, e o R5 de cada equipe será desafiado para resolver as consequências de uma tempestade de areia que danificou um habitat marciano, o que envolverá três objetivos: alinhar as comunicações, reparar um painel solar e consertar um vazamento. A primeira etapa classificatória do campeonato acontecerá entre meados de setembro e outubro, e os finalistas serão anunciados pela agência espacial norte-americana em dezembro. Depois, a próxima etapa englobará provas práticas entre janeiro e junho de 2017, enquanto a etapa final será realizada até o final de junho, quando serão revelados os vencedores.

Fonte: NASA

Fonte: Canaltech

Comentários

19 Ago, 2016 - 11:00

Comentários