Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O que realmente significa haver uma chance de 50% de chuva

Como um estudante e observador de meteorologia, eu fico decepcionado constantemente que as pessoas não entendam direito quando alguém diz que há "X% de chance de chuva" amanhã. A chance de 50% de chuva não significa que há uma chance de 1 em 2 que você vai se molhar.

Para ser justo, esta confusão não pode ser inteiramente atribuída ao público em geral. A terminologia mais utilizada é "há uma chance de 80% de chuva", que razoavelmente leva as pessoas a pensar que há uma chance de 80% que vai chover sobre elas. E quando isso não acontece, elas acham que os meteorologistas locais estão delirando.

O fator que falta para entender a probabilidade de precipitação (PdP) é a área. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), a PdP na verdade descreve a chance de chuva em qualquer ponto ao longo de uma área.

Aqui está a matemática:



PdP = C x A

em que:

"C" = confiança de que a precipitação vai ocorrer em algum lugar na área de previsão, e

"A" = percentagem da área que vai receber precipitação mensurável, se ela ocorrer.



Vamos analisar isto. Usando vários modelos e dados, um meteorologista observa as chances de que a chuva vai acontecer em algum lugar na sua área de previsão, e determina quanto dessa área é suscetível de receber chuva.

Para o NWS, isso pode significar uma área bem grande. Por exemplo, olhe para a área de Houston-Galveston na previsão descrita abaixo:

Imagem

Imagem: NWS Houston

Se os meteorologistas da NWS tivessem 100% de certeza que choverá no terço inferior dos municípios, e 100% de certeza que não choverá no terço superior, então haveria uma chance de 30% de chuva para toda a área.

Isso raramente acontece, como aponta o NWS:



… na maior parte do tempo, o meteorologista expressa uma combinação de grau de confiança e cobertura de área. Se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área, a PdP (chance de chuva) é de 40%. (PdP = 0,5 x 0,8 = 0,4 ou 40%).



Assim, a previsão de tempo da sua TV local não estará errada se disser que há uma chance de 50% de chuva todos os dias e nunca chover. É possível que, para alguns na área à qual ele(a) estava se referindo, há alguém do outro lado de sua área tomando chuva todos os dias.

Foto por Mark Schiefelbein/AP

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

19 Ago, 2016 - 10:57

Comentários