Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mal chegou e já está indo: Nintendo tira Pokémon Uranium do ar

Infelizmente, todo o trabalho de quase dez anos dos fãs acaba de ser "jogado no lixo" pela Nintendo. Se você andou acompanhando as últimas novidades sobre os monstrinhos de bolso, já deve até imaginar: Pokémon foi tirado do ar, apenas alguns dias depois de ser lançado oficialmente.

Para quem não ficou sabendo, Pokémon Uranium é um game feito por fãs que prometia trazer uma homenagem impressionante à série, seguindo a proposta dos títulos principais da franquia. A diferença aqui é que o projeto trouxe não apenas um continente completamente novo, como também 150 novos monstrinhos para capturar – tudo isso com os melhores e mais fieis gráficos 2D já vistos em uma aventura dos monstrinhos de bolso.

Se acha que estamos exagerando, basta ver o vídeo abaixo para entender que estamos falando sério. Pokémon Uranium é tão bem feito, de fato, que se não fosse para PC, muitos poderiam pensar que este é mesmo um título oficial da série.



Toda essa qualidade, no entanto, não foi suficiente para impedir que o game recebesse uma tonelada de pedidos da Nintendo para ser retirado do ar. Ao menos nem tudo foi em vão: em seu anúncio oficial sobre o caso, o desenvolvedor do projeto revelou que o título recebeu 1,5 milhões de downloads nesse curto período.

Confira a declaração feita pelos desenvolvedores, na íntegra, logo abaixo:



Depois de receber mais de 1.500.000 downloads de nosso jogo, nós fomos notificados de múltiplos avisos de remoção de advogados representando a Nintendo of America. Enquanto nós não fomos contatados pessoalmente, está claro quais são seus desejos, e nós respeitamos esses desejos profundamente.

Portanto, nós não vamos mais prover links oficiais de download para o game através de nosso site.

Nós não temos conexões com os fãs que refizerem o upload dos arquivos do game para seus próprios servidores, e nós não podemos garantir que esses links de download são todos legítimos. Nós recomendamos que você seja extremamente cauteloso sobre baixar o jogo de fontes não-oficiais.

Nós estamos impressionados pela resposta que este game tem recebido, e nós agradecemos a todos vocês um monte por seu incrível apoio.

Nós vamos continuar a prover notícias e atualizações relacionadas a Pokémon Uranium através de nossos canais oficiais.

Você é bem-vindo a continuar discutindo e compartilhando conteúdo relacionado ao game em nossos fóruns e no Discord, onde há uma comunidade bastante ativa.

Obrigado por ler, e vamos compartilhar o amor por Pokémon!


Sem amor pelos fãs?

É importante notar também que essa não é a primeira vez que a Nintendo acabou com todo o esforço feito pelos fãs nos últimos tempos. Apenas alguns dias atrás, o mesmo ocorreu com fez questão de esquecer, aparentemente).

Quem acompanha a Nintendo de perto, porém, já deve saber que isso nem de longe é inesperado. Isso porque, ao longo dos anos, a companhia sempre se mostrou extremamente cuidadosa com relação aos direitos de seus games, não apenas derrubando quase todos os projetos feitos por fãs como também impedindo com frequência que gamers façam vídeos sobre seus jogos – algo que só foi mudar recentemente, vale notar.

Por mais breve que tenha sido a existência de Pokémon Uranium, ao menos podemos comemorar que ele foi um gigantesco sucesso (impulsionado em boa parte, provavelmente, pela explosão de Pokémon GO). Torçamos que, um dia, a Nintendo resolva deixar os fãs criarem suas homenagens para os games que eles tanto amam.

Fonte: Games/Tecmundo

Comentários

15 Ago, 2016 - 11:38

Comentários