Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

CD Projekt Red não possui controle anti-pirataria

Segundo desenvolvedor, eles preferem tentar convencer os jogadores a comprar o original.


A polonesa CD Projekt Red ficou conhecida não apenas por fazer a série The Witcher, mas por ser extremamente popular entre os jogadores e por ter criado a loja sem DRM Good Old Games (GOG). Em palestra na InfoShare, o co-fundador da empresa, Marcin Iwiński, falou sobre como eles evitam a pirataria.

Basicamente, eles não evitam. Em sua fala, ele conta que nenhum dos jogos do estúdio possui proteção contra pirataria. O que eles fazem é tentar convencer os jogadores que é mais vantajoso e justo comprar o original por questões de conteúdo.

A principal estratégia foi o lançamento não apenas de duas expansões completas para The Witcher 3, mas 15 DLC gratuitos. O desenvolvedor criticou outras gigantes, como a EA e a Activision e até mesmo a Microsoft, que fazem de tudo para obrigar o jogador a se submeter aos seus produtos.

"Lançamos The Witcher 3 sequer com proteção anti-cópia. Você podia comprá-lo, baixá-lo, e já passá-lo para os seus amigos. Mesmo assim, vendemos 10 milhões de cópias. Para nós, a pirataria é irrelevante: você não pode obrigar as pessoas a comprar o seu produto. Você pode tentar convencê-las. Acreditamos em investir na cenoura e não no chicote"


Outra política de incentivo da empresa foi vender o jogo mais barato em alguns países:
"Nem todo mundo pode comprar um jogo de US$ 50. Em alguns lugares, como na Rússia, nós vendemos por um preço mais acessível. Existem casos assim. Não era justo cobrar o preço completo".


Imagem

Esses caras são os únicos caras legais da indústria! Então os próprios fãs são anti-pirataria.


Mas, é claro, ele desaprova a pirataria, só tem uma visão mais realista sobre ela:
"Não gostamos que as pessoas roubem nosso produto, mas não vamos persegui-las e tentar colocá-las na cadeia".


Além disso, ele comentou que a atitude da empresa fez com que o boca-a-boca se espalhasse e a própria comunidade notoriamente tóxica de jogos em fóruns removessem os torrents de The Witcher III Wild Hunt:
"Direto me mandam links de alguém pedindo onde podem baixar The Witcher e outras dez pessoas respondendo 'não baixe, seu babaca! Esses caras são os únicos caras legais da indústria!', então os próprios fãs são anti-pirataria".


Você pode ver a conversa completa abaixo:

Fonte: Emaisgoias

Comentários

20 Jul, 2016 - 10:17

Comentários