Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

15 filmes baseados em HQs impróprios para a criançada

Longa metragens com enredos subversivos demais para mente dos pequeninos


Ao pensar em produções que surgiram a partir de histórias em quadrinhos, a primeira coisa que a gente pensa é: tem super-herói - ou superpoderes, como é o caso do Deadpool - no meio disso. Mas isso é um tremendo engano! Dos longa metragens baseados em graphic novels que existem, vários saíram de obras administradas por editoras pequenas, que preferem cuidar de universos nada "super-alguma coisa".

Alguns desses enredos fortes e polêmicos passam por Hollywood, mas sem alardear que a história original pode ser encontrada em uma coleção de HQs. Curiosamente, boa parte desse tipo de produção tem um fator comum: a classificação para maiores de 16 e 18 anos no Brasil. Sabemos que não são apenas cenas fortes que fazem um bom filme mas, nesse caso, parece que a regra inclui esse detalhe. Por isso, decidimos fazer uma lista com 15 exemplos memoráveis. Pode ser útil para testar quais deles você já sabia que se originaram dos quadrinhos ou também para descobrir quais ainda não viu e colocar na lista de filmes que precisam ser assistidos longe do irmãozinho mais novo.

Azul É A Cor Mais Quente

ImagemO casal Clementine e Emma.


Polêmico por mostrar a relação amorosa e sexual de duas adolescentes, esse título faz parte dos que pouca gente sabe que tem origem nos quadrinhos. É de autoria da francesa Julie Maroh e tem foco em mostrar o amadurecimento das personagens conforme o namoro evolui.

30 Dias de Noite

ImagemObra de terror escrita por Steve Niles e ilustrada por Ben Templesmith.


Um local isolado no Alasca, onde o clima obscuro se materializa de maneira bem literal. Existem épocas do anos em que muitos dias se passam em completa escuridão, sem o toque da luz solar no horizonte. Esse vira o cenário perfeito para um grupo de vampiros - criaturas naturalmente noturnas - ansiosos para se alimentar do sangue dos habitantes locais.

Sin City

ImagemFilme e HQ seguem estilo artístico preto e branco, com cores em pontos específicos.


Um conjunto de histórias policiais criadas por Frank Miller, retratando a realidade de uma cidade onde a justiça é posta em prática sempre com as próprias mãos - ou próprias navalhas, facas, cordas, armas de fogo etc. Em Sin City, todos têm seus pecados e sabem disso, que por trás de cada cidadão há uma mancha. O caos obscuro do local se torna um recurso para esconder atos controversos, mas o leitor sabe de tudo: a violência e a luxúria são expostas explicitamente nas páginas dessa série de HQ, sem medir o nível de repugnância.

Dredd

ImagemO longa metragem de 2012 foi o favoritos dos fãs em comparação com o de 1995.


Nesta obra acompanhamos as aventuras do Juiz Dredd pela violenta metrópole de "Mega-City 1". Repleto de elementos de ficção científica, como aliens, humanos com poderes psíquicos e pós-apocalipse, o gibi não economiza em misturar isso com humor negro e muito futurismo.

O Justiceiro

ImagemO vigilante de Nova York é movido para Flórida em seu filme.


Esse não é difícil de reconhecer, afinal este é um dos anti-heróis mais populares da Marvel. O ex-policial vingativo já ganhou adaptação para os cinemas duas vezes. Em nenhuma delas alcançou a grande bilheteria como Deadpool, mas fez jus à proposta de "concretizar" a imagem de Frank Castle em carne e osso. O que pode deixar a desejar é que, enquanto o Justiceiro das revistas atira primeiro e pergunta depois, sua versão nas telonas opta por fazer joguinhos psicológicos que não correspondem ao que se espera dele.

Whatchmen

ImagemComo os vigilantes aparecem nos quadrinhos e em live-action.


A série é conhecida por ser um dos primeiros HQs a adotar uma linguagem mais madura, com o intuito de despertar o interesse do público adulto para esse formato tradicionalmente infantil. Watchmen demorou algumas décadas para ser transformado em uma obra cinematográfica, talvez pela complexidade de seus personagens. Estamos falando de um grupo de super-heróis que são retratados de um jeito diferente do que o público está acostumado. Eles são vistos através de uma perspectiva realista, com problemas de "gente como a gente". Isso deu espaço para uma abordagem mais densa - e adulta! - que costura tópicos como filosofia, ética e moral dentro de um estilo quase que biográfico de apresentar os mascarados.

300

ImagemA cena da icônica frase: "This is Sparta!".


Essa adaptação surgiu de um quadrinho de cinco edições produzido por Frank Miller - o artista por trás de Batman - que decidiu colocar uma perspectiva heroica à conflitos que a humanidade experimentou milênios atrás. O quadrinho resume uma batalha entre 300 soldados espartanos e um enorme exército persa, enviado para dominar as terras de Esparta. O live-action repetiu o estilo gráfico dos quadrinhos, que é carregado de cores, com fidelidade.

Do Inferno

ImagemJack, o Estripador em ação, cortando uma de suas vítimas.


A trajetória do serial killer que marcou a cidade de Londres no século XIV, sem nunca ser capturado, já foi inspiração para ficção de terror diversas vezes. Neste caso, o assassino pulou para dentro dos quadrinhos e foi apresentado em um contexto inédito. A série de revistas mostra a vida de Jack, o Estripador, contada por ele mesmo.

Expresso Do Amanhã

ImagemEm O Perfuraneve, o aquecimento global cauda a destruição do planeta Terra.


Curiosamente, o filme estrelado por Chris Evans - conhecido por dar vida ao Capitão América nas telonas - não ganhou o mesmo nome do quadrinho responsável por sua origem quando traduzido para o português. A obra literária original se chama O Perfuraneve (Snowpiercer), mesmo nome do enorme trem construído para suportar a Era Glacial que causou apocalipse no mundo. Basicamente, a trama mostra os conflitos sociais causados por ricos que ostentam recursos enquanto pobres vivem em condições precárias.

Kick-Ass

ImagemA vigilante Hit-Girl, que sabe tudo sobre armas, ao lado de Kick-Ass.


Conta história de um adolescentes que se tornou super-herói por vontade própria. Dave Lizewski não nasceu com superpoderes. Mas de tanto tentar combater o crime em Nova York - e também apanhar muito - desenvolveu, por consequência disso, uma alta resistência à golpes fortes e se autoproclamou Kick-Ass. Ele se junta a um time improvável de outros vigilantes, que conhece em suas aventuras.

V De Vingança

ImagemO momento do renascimento de Evey.


A máscara icônica deste personagem tem um significado muito mais complexo quando falamos de sua atuação nos quadrinhos. Que ela tende a inspirar o espírito rebelde dos jovens, já ficou claro desde que o grupo hacker Anonymous adotou o adereço como símbolo e isso se perpetuou em outros coletivos de manifestantes que lutam por mudanças em suas realidades. Em meados de 2014, vimos os Black Blocks indo para as ruas das principais capitais brasileiras munidos de suas máscaras sorridentes para protestar contra PECs e aumento do valor das passagens de ônibus. Dentro do contexto do filme, a necessidade de uma reforma no governo é o tema central da trama, mas não com a mesma densidade política que se vê nos quadrinhos.

Estrada Para Perdição

ImagemConversa de pai para filho, enquanto Sullivan Jr. dirige o automóvel.


Ambientada nos Estados Unidos durante a década de 30, época em que a Máfia era o combustível para diversas atividades ilegais e auge de Al Capone em Chicago. A região de Três Cidades também tinha seus gângsters, incluindo o líder John Looney e assassino profissional Michael Sullivan. Tudo começa a tomar o rumo da Estrada Para Perdição quando, certo dia, o filho de Sullivan se esconde em seu carro para matar a curiosidade sobre que tipo de "missão" faz parte do misterioso trabalho de seu pai. Nos quadrinhos, a história tem um tom conduzido, principalmente, por uma perspectiva analítica, enquanto o filme foi moldado para tocar o emocional do público.

Terror na Antártida

ImagemA cena em que o primeiro homicídio da história do continente gelado é descoberto.


Mais uma vez, um filme que ganhou a tradução do título completamente diferente do que encontramos na série de quadrinhos que o gerou. Terror na Antártida foi produzido a partir da graphic novel Whiteout: Morte no Gelo, escrita por Greg Rucka e ilustrada por Steve Lieber. A adaptação não aconteceu com tanta maestria quanto em outros exemplos dessa lista. As cenas de ação poderiam ser mais intensas para um filme recomendado para maiores de 16 anos. A tal ideia de "brancura total" disparada pela nevasca também não fica tão clara. Mesmo assim, o roteiro segue a trama proposta pelo HQ e consegue ser uma história policial notável, graças às singularidades da região gelada do planeta.

Kingsman - Serviço Secreto

ImagemO grande espião e seu discípulo cheio de problemas de disciplina.


Um dos aspectos mais interessantes da versão longa metragem desta HQ é a forma como o diretor Matthew Vaughn se esforçou para quebrar situações clichê dos filmes de espionagem. Um enredo que já era bom desde seu formato literário, apresentou um resultado dinâmico e envolvente nas telonas. Cumpriu sua proposta de ser divertido, sem tentar colocar glamour no que nasceu para ser simples. Assim o público tem contato com o experiente espião Galahad, que encontra um jovem cheio de potencial e decide treiná-lo para uma missão que beneficiará todo o planeta.

Deadpool

ImagemAs maravilhas que Deadpool faz quando quebra a quarta parede.


A última, mas não menos importante, obra desta lista é um dos grandes sucessos do cinema neste começo de 2016. Como a crítica mesmo disse, o mercenário tagarela ganhou um longa metragem com roteiro modesto. Mas lotado de fan service e referências que deleitam os que conhecem bem o Deadpool dos quadrinhos da Marvel. O primeiro filme - porque é esperado que venham mais no futuro - serviu como uma cama onde a personalidade do anti-herói pôde ser confortavelmente espalhada, para demonstração. Assim, tanto os leigos, quanto os fãs puderam ter uma ideia do estilo de Deadpool que será apresentado nos cinemas daqui para frente. A língua sempre afiada, a mania de quebrar a quarta parede e o senso de humor único do mercenário estavam presentes com excelência. Quem aí também foi embora do cinema com a sensação de que o filme passou rápido e muita vontade de assistir mais?

Fonte: Ign

Comentários

21 Mai, 2016 - 13:33

Comentários