Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mineiros vencem Imagine Cup 2016, na categoria games

A capa vermelha amarrada nas costas e o sonho do menino Jequi de se transformar em super-herói do Vale do Jequitinhonha sensibilizaram a empresa norte-americana Microsoft. O jogo de aventura desenvolvido por alunos recém-formados da PUC Minas foi um dos vencedores da maior copa do mundo de tecnologia, a Imagine Cup, na categoria games.

O anúncio foi feita nesta quinta-feira (28) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Recentemente, o Hoje em Dia mostrou a iniciativa dos mineiros Alessandra Faria de Castro, de 45 anos, Ramon Coelho, de 34, Érico Grasso, 26, e Daniel Sanabria, 33. O quarteto integra a equipe Tower Up Studios.

Outros dois trabalhos brasileiros – nas categorias inovação e cidadania – foram selecionados para nova avaliação da Microsoft, que deve ocorrer nos próximos dias. A empresa vai escolher uma das propostas para representar o Brasil na etapa mundial da copa, que acontece nos Estados Unidos e concorrerá com outros cem países ao prêmio de 50 mil dólares.

Projeto mineiro

Chamado de "Sonho de Jequi", o jogo vai além do entretenimento. O principal objetivo é a conscientização. A proposta levou mais de um ano para ficar pronta. Cenários característicos do Jequitinhonha podem ser vistos enquanto o personagem principal – Jequi – tenta coletar o máximo de água possível, desviando dos obstáculos do sertão mineiro.

Na tela do computador, tablet ou smartphone, o jogador vê a palma (uma espécie de cacto), gado, aves e construções de adobe (pequenos blocos semelhantes ao tijolo, mas preparados com uma mistura de argila e barro secos ao sol).

"Foi emocionante, transformador. Participar de um evento como esse e estar entre os vencedores é uma sensação indescritível", afirma Alessandra Faria. De olho no grande prêmio internacional, ela conta que o grupo já pensa em disponibilizar o game na internet para que qualquer possa jogar. "Vamos abrir um espaço para interagir com as pessoas. Nossa ideia é receber sugestões do que pode ser melhorado", adianta Alessandra.

Além de levar a cultura e o nome do Vale do Jequitinhonha para o mundo, a equipe mineira Tower Up Studios pretende desenvolver um trabalho social para a região. Uma parceria foi firmada com a organização humanitária Caritas e, em um futuro próximo, quando o jogo estiver disponível no mercado, parte da renda dos downloads será revertida em projetos que busquem reduzir os impactos da falta de água.

Premiação

Pela primeira vez, a cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e a Microsoft. O projeto WitBox, de Joinville, foi vitorioso como Inovação e o jogo paulista Bridge, voltado para pessoas com deficiência, venceu na categoria Cidadania. As equipes concorreram com mais de 1.600 participantes, que inscreveram 245 projetos tecnológicos para melhorar a vida das pessoas.



Gameplay do jogo vencedor da Imagine Cup 2016, "Sonho de Jequi".

Fonte: Jornalfloripa

Comentários

01 Mai, 2016 - 21:34

Comentários