Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cientistas ensinam Mario a pensar e a jogar seu próprio jogo



Cientistas da Universidade de Tubingen desenvolvem uma inteligência artificial capaz de entender o ambiente ao seu redor, agir de forma autônoma, ter sentimentos e até mesmo matar. Antes de entrar em pânico, saiba que a ideia faz parte do projeto "Mario Lives!" que, como dá a entender o nome, tenta dar vida ao rechonchudo personagem dos games da Nintendo e permitir que ele jogue seu próprio jogo sem a necessidade de intervenção humana.

Para chegar a este estágio, no entanto, é necessário implantar informações no "cérebro" do personagem. Isso é feito por meio de um sistema de reconhecimento de voz que permite que o cientista ensine a ele algumas coisas. Mais bizarro de tudo, Mario é capaz de responder com voz aos comandos.



Um exemplo dado no vídeo é que no início, Mario não sabe que ao pular em um inimigo ele desaparece. Ele só descobre isso quando é informado, ou se você der o comando para que ele encontre um goomba por conta própria e descubra que é pulando sobre ele que se elimina o adversário. A partir deste momento, se você perguntar para o personagem, ele é capaz de responder "se eu pular sobre um ‘goomba’ [inimigos do Mario], ele morrerá".

Mario, neste caso, é capaz de agir de forma autônoma de acordo com o que ele está sentindo no momento. Quando ele diz estar com fome, vai sair caçando moedas por conta própria; se estiver curioso, explorará o cenário por conta própria. Ele pode terminar a fase sozinho e planejar ações vários passos adiante.

No vídeo, ele é capaz de demonstrar sentimentos e dizer que "está feliz" ao ser questionado sobre isso. No entanto, o momento mais esquisito do vídeo é quando os cientistas falam "não fique tão feliz" e Mario responde "De alguma forma, eu me sinto menos feliz". Quando é questionado novamente sobre como ele se sente, a resposta é "eu não me sinto muito bem :(".

O projeto foi desenvolvido em cima de uma versão hackeada de Super Mario World, do Super Nintendo para uma competição de vídeo anual da Associação pelo Avanço da Inteligência Artificial.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

20 Jan, 2015 - 10:10

Comentários

razak159 21 Jan, 2015 01:13 0

medo,muito medo e ao mesmo tempo axando **** bagarai essa parada

Teraxo 20 Jan, 2015 22:47 0

Imagina isso em GTA ou AC, cada personagem rodando com um esquema similiar. Que sonho!

MrDarkness 20 Jan, 2015 14:02 2

É um projeto bem legal :)
Mas puts, que troço trabalhoso! A quantidade de programação necessária para coisas que visualmente são tão simples é absurda.

0BL0OD0 20 Jan, 2015 11:14 2

Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God! Oh God!

Skynet