Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Após ataque contra a Sony, FBI alerta empresas sobre malware “destrutivo”



Após a invasão que culminou no vazamento de filmes inéditos da Sony Pictures, o FBI enviou um comunicado confidencial à empresas que explica que a companhias dos Estados Unidos devem permanecer atentas a softwares maliciosos. De acordo com o documento obtido pela Reuters, hackers vêm utilizando esse tipo de programa ilegal para realizar ciberataques "destrutivos" conta corporações norte-americanas.

Embora o comunicado não cite especificamente a Sony, especialistas de segurança eletrônica afirmam que o malware descrito no alerta parece ser com o que afetou a empresa. O ocorrido com a companhia de filmes pode ser considerado o primeiro grande ciberataques feito contra uma corporação no solo dos EUA, seguindo acontecimentos similares na Ásia e no Oriente Médio. Para um expert contatado pela Reuters, o evento será um "divisor de águas".

Imagem

O documento fornece algumas informações sobre como o software malicioso funciona, explicando que ele sobrescreve os dados dentro dos discos rígidos, incluindo o registro mestre de inicialização e impedindo que os computadores funcionem. O alerta informa que o malware torna extremamente difícil – senão impossível – recuperar as informações dos discos e que empresas afetadas devem contatar o FBI.

Ciberguerra

Embora não tenha confirmado que o malware em questão realmente é o que afetou a Sony, o representante do FBI Joshua Campbell afirmou que a instituição costuma rotineiramente aconselhar a indústria privada sobre vários indicadores de ameaça cibernética observados durante suas investigações. "Esses dados são fornecidos para ajudar os administradores de sistemas a se defenderem contra as ações de cibercriminosos persistentes", diz.

Imagem

De acordo com o FBI, ainda não há informações sobre a origem dos ataques, embora parte do software usado pelos hackers tenha sido compilada em coreano. Segundo uma reportagem do Re/Code, a Sony estaria investigando para determinar se a invasão sofrida havia sido feita por um grupo da Coreia do Norte como vingança pela produção do filme "A Entrevista", que fala sobre dois jornalistas contratados pela CIA para assassinar o líder do país, Kim Jong Um.

Fonte: Tecmundo

Comentários

02 Dez, 2014 - 14:02

Comentários

arcova 02 Dez, 2014 17:12 1

os americanos que dizem o que é certo ou errado no mundo.

peplegal 02 Dez, 2014 15:28 2

.
Metade do Planeta odeia os Americanos, mas o Governo deles ora amplifica, ora atenua, este ou aquele Evento, conforme a Conveniência.

Duas Tônicas vem norteando as Diretrizes Ideológica americana nas últimas décadas : A "demonização" do Islã e a Ressurreição do sentimento Anti-Comunista.

A primeira serviu (e ainda serve) para alimentar um Pavor do Terrorismo na população, permitindo ao Governo assumir mais Controle e Impor Leis de forma Ditatorial, algo que antes era inconcebível dentro do País que mais valoriza as Liberdades Individuais (pesquisem sobre o "Ato Patriótico").

A segunda Diretriz visa ISOLAR a Rússia dos seus países aliados (ou dos países que ela impõe sua influência), seja através de ações diretas (ex.: a "ocidentalização" da Ucrânia), seja através de intensa propaganda anti-comunista (ex.: A conversa fiada de que os Norte-Coreanos estão produzindo Malware para uma CyberGuerra).

Devemos ficar atentos aos fatos, mas sem virar um "crente" da propaganda americana.

.