Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Questões essenciais do DirectX 12 que você precisa saber

vamos as principais questões e suas respectivas respostas a respeito do DirectX 12, tentando assim esclarecer tudo que você precisa saber sobre a nova API da Microsoft, vamos lá

Quais os principais benefícios da nova versão?

Imagem

Aproveitar melhor o poder das atuais CPUs para alimentar a GPU de uma forma muito mais rápida através de multi-threading. Além disso, diversas otimizações permitirão transferir muito do processamento que era feito na CPU para a GPU, liberando-a para outros tipos de tarefas.

Jogos compatíveis com DirectX 12 deverão ter uma elevada taxa de controle de objetos gráficos, permitindo mais efeitos em shaders e texturas.

Existem jogos hoje rodando em DirectX 12?

Não, para rodar um jogo na nova API, você vai precisar de um novo sistema operacional da Microsoft que ainda não está disponível.

Qual o sistema operacional compatível com a nova API?

O ainda não lançado Microsoft Windows 10 que será lançado apenas no segundo semestre de 2015.

Devo acelerar meu upgrade para o DirectX 12?

Não se você for exclusivamente pelo fator versão do DirectX, já que ainda não existe Windows compatível. Pelo fator performance também não é possível fazer esta escolha já que os jogos não se beneficiam ainda das novidades.

Já existem motores gráficos compatíveis ?

Imagem

Atualmente a versão 4.4 do Unreal Engine já está recebendo atualizações de compatibilidade com a nova API num branch do github. Como é uma API que ainda ganha corpo, ela sofrerá novas adições ao longo dos próximos meses.

Por que placas antigas serão compatíveis com o DirectX 12?

Parte da especificação que será implementada na nova API poderá ser implementada via driver das placas de vídeo compatíveis com o DirectX 11 e via API, tornando-as parcialmente compatíveis. Atualmente existe um draft versionado do DirectX que descreve funções compartilhadas entre a versão subset 11.3 e a 12. Todas as placas DirectX 11 hoje no mercado serão parcialmente compatíveis com as especificações da versão 12, a lista de modelos é extensa.

Placas DirectX 11.3 irão se beneficiar da compatibilidade com a versão 12?

Parcialmente SIM, muitas das otimizações irão gerar um aumento da performance da GPU em lidar com primitivas gráficas, permitindo o desenvolvedor fazer uma melhor otimização.

Quais os recursos do DirectX 12 presentes no 11.3?

Pelo que sabemos, a versão 11.3 será compatível com Ordered rasterizer View, Typed UAV Load, Volume Tiled Resources, Conservative grid rasterization. Esta atualização será feita pela Microsoft via Windows Update , em teoria, todas as placas DirectX 11.1 e 11.2 receberão a API de compatibilidade 11.3.

Existe alguma placa DirectX 12 *Full* no mercado?

A atual especificação do DirectX 12 está implementada nas atuais GeForce GTX 970 e GTX 980. Não dá para saber se até 2015 alguma nova versão da especificação será lançada como 12.1, 12.2,etc., mas as placas da NVIDIA já implementam via hardware algumas das otimizações que não vão ser possíveis de serem usadas nas placas 11.3.

Imagem

Já existe algum *techdemo* do DirectX 12?

Imagem

Sim, Em parceria com a Intel, a EPIC já desenvolve o techdemo Asteroids que roda num branch do Unreal Engine, a versão 4.4. EPIC promete divulgar o código fonte para desenvolvedores das novidades que estão sendo implementadas. A Lionhead já demonstrou uma cena renderizada usando a nova API.

Imagem

Microsoft também demonstrou o Forza Motosport 5 no PC, mas ali não estava usando uma versão avançada do DirectX 12, apenas divulgou como é possível criar código otimizado para aproveitar o máximo que o hardware oferece.

O lançamento da nova API terá jogos compatíveis?

Aparentemente existirá uma boa quantidade de jogos compatíveis com o DirectX 12 no lançamento do Windows 10, pelo menos é o que deu a entender a microsoft em seu blog. Isso contrasta diretamente com o lançamento das APIs 10 e 11 que receberam quase nenhum ou poucos jogos em sua estréia.

O que o MANTLE tem de similaridade com o DirectX 12?

Imagem

Segundo AMD, muitas das ideias do MANTLE foram implementadas na nova versão do DirectX, tanto que ela informou que quem se compatibilizar com o MANTLE primeiro terá seu caminho facilitado para o porte para o DirectX 12.

DirectX 12 tornará o AMD Mantle irrelevante?

Difícil de saber pois isso depende mais de como a AMD vai investir no treinamento e suporte aos desenvolvedores e como ela vai atuar com sua API no campo do código aberto. Certamente se ela manter a API fechada ou difícil de ser adotada, sua vida não será duradoura.

Qual a importância da CPU para o DirectX 12?

Imagem

A máxima possível, pois quanto mais funções você transferir para a GPU, menos gargalo você terá entre a comunicação CPU-GPU pelo sistema do PC.

Imagem

A CPU terá também importância em preparar melhor as informações para que residam por mais tempo dentro da GPU. Através do multi-threading, essa GPU poderá ser alimentada mais rapidamente, aumentando assim ainda mais a utilização da CPU, hoje tão subutilizada.

O DirectX 12 poderá não ser mais uma ação de marketing?

É possível que sim, geralmente promessas muito grandes não terminam muito próximas da realidade. Já se tem algum tipo de indício que a nova forma de lidar com CPU e GPU dá certo, o Mantle demonstra ganho de performance em vários cenários quando aumenta a participação da CPU nas tarefas de alimentação das GPUs. Se Microsoft tiver o tempo certo para introduzir a API, os benefícios realmente poderão beneficiar o PC de uma forma geral.

É possível economizar energia com o DirectX 12?

SIM, já tem experimentos da Intel demonstrando que com a nova versão é possível fazer mais com menos energia

Conclusão

O DirectX 12 parece que vem para dar uma otimizada na performance dos jogos e uma facilitada na vida dos desenvolvedores, o sonho de se trazer um melhor aproveitamento do hardware ao nível dos consoles parece estar bem próximo.

Fonte: Framebuffer

Comentários

23 Out, 2014 - 11:38

Comentários

llmc71 25 Out, 2014 23:43 0

Razi escreveu: Compensa comprar uma VGA atual hoje, ou devo esperar um pouquinho? levando em conta no meu caso que possuo uma HD 7770.


Depende de quanto tempo você quer que essa nova VGA dure. Aqui tenho duas 7970 e consigo rodar a maioria dos jogos recém-lançados no ultra. Watch Dogs, que não jogo a uns meses, abaixava a texturas para o high. Pode ser que tenham otimizado o jogo ou os drivers de vídeo...

Não acho que seja um bom momento pra EU adquirir uma nova placa de vídeo, pois além da iminência de lançamento de uma nova API os lançamentos de fim de ano sempre vêm pra derrubar o preço das gerações anteriores. Portanto, esperarei o lançamento oficial do DX12 e uma placa full compliance com essa nova API.

No seu caso, se entender que carece de desempenho, compre uma VGA mais antiga pra suprir essa deficiência. Outra HD 7770 já ajudaria muito. Ou espere até fevereiro pra adquirir uma nova, com no mínimo 3GB de VRAM e 384bits de barramento. Mas há outras variáveis...

Razi 24 Out, 2014 11:39 0

Rapozão escreveu:O DirectX 12 poderá não ser mais uma ação de marketing?
O fato de que estará presente somente no Windows 10 já é uma ação de marketing. ^^

Não exatamente, pq a atualização do windows 8 e 8.1 para o 10, será free. E também, nada melhor do que um sistema que seja melhor aprimorado para essas funções.

Agora uma pergunta que eu quero confirmar, compensa comprar uma VGA atual hoje, ou devo esperar um pouquinho? levando em conta no meu caso que possuo uma HD 7770.

Rapozão 24 Out, 2014 00:21 7

O DirectX 12 poderá não ser mais uma ação de marketing?
O fato de que estará presente somente no Windows 10 já é uma ação de marketing. ^^

llmc71 23 Out, 2014 19:05 0

"Por que placas antigas serão compatíveis com o DirectX 12?

Parte da especificação que será implementada na nova API poderá ser implementada via driver das placas de vídeo compatíveis com o DX 11 e via API, tornando-as parcialmente compatíveis"


Toda versão do DX é parcialmente retrocompatível. Uma API é como uma biblioteca que cresce continuamente. Há VGAs que possuem todos os "livros" (especificações) dessa biblioteca e outras não. Quanto mais próximo o DX12 for do DX11.3 pior pra gente, pois haverá menos implementações.

A versão final do DX9 trouxe SM3 que revolucionou com uso de HDR (High Dynamic Range) aquele efeito de ficar momentaneamente cego com a luz ao sair de um lugar escuro.

Torço para que o DX12 traga especificações graficamente relevantes, assim como foi o tesselation para o DX11. O Mantle (AMD) trouxe água pra fervura.

Mas não acredito que exista placa alguma que possua a totalidade das specs do dx12, hoje em dia. Pra rodá-lo, só com placa de vídeo nova...

f_santos 23 Out, 2014 18:50 -1

acho que vou comprar uma placa "mais ou menos" agora e quando o DX12 for lançado ai penso em comprar um PC novo... agora não adianta pensar em DX12 provavelmente até lá muita coisa vai mudar e quem comprar uma placa top agora achando que vai ter suporte total ao DX12 pode acabar se arrependendo... só to querendo comprar uma VGA agora pq a que tenho só suporta até o DX10 e já tem muito jogo que não roda nela...

roger carvalho 23 Out, 2014 18:39 -3

Vitordb escreveu:"Todas as placas DirectX 11 hoje no mercado serão parcialmente compatíveis com as especificações da versão 12"

Isso me dexou "parcialmente" aliviado.

Todas as placas DX 11 por parte da nVidia sim. Mas AMD já disse que não serão todas DX11 dela que terá suporte.

Messor 23 Out, 2014 18:25 0

sainttioago escreveu:Se esqueceu das R9 285 essas também são DX12 nativas

Não só ele também ATI 7990 também possui suporte DX12 nativas.
http://www.sapphiretech.com/presentation/product/product_index.aspx?cid=1&gid=3&sgid=1157&pid=1914&lid=1

0BL0OD0 23 Out, 2014 17:45 0

Ñ vou trocar de placa por causa de API nova. Tá bom de mais que vai ser parcialmente compatível com as DX11.
Trocar de placa é coisa pra se fazer de dois em dois anos ou três em três, a menos que vc tenha dinheiro sobrando pra fazer 1x por ano Haha!

rso122 23 Out, 2014 17:21 0

directx 11.3?
que lembro soh lançaram o update 11.2 =D

chucky515 23 Out, 2014 14:38 0

bem legal se isso tudo se confirmar

Vitordb escreveu:"Todas as placas DirectX 11 hoje no mercado serão parcialmente compatíveis com as especificações da versão 12"

Isso me dexou "parcialmente" aliviado.


kkkkk

thiago889 23 Out, 2014 14:38 0

ozzdanielzzo escreveu:hã só pra confirmar, o xbox one tbm vai receber o directx 12 neh?


vai ter sim directx 12 mas ainda não da pra ter certeza se ela vai resolve o problema de resolução do Xbox One ainda a muita especulação só mais pra frente quando a Microsoft se pronuncia que vai da pra ter certeza

sainttioago 23 Out, 2014 14:19 1

Se esqueceu das R9 285 essas também são DX12 nativas