Visão da história de Call of Duty
Em 2003, a Infinity Ward apresentou um humilde shooter passado na segunda grande guerra, com o nome Call of Duty. As suas mecânicas simples mas divertidas e três campanhas conquistaram os jogadores e críticos, mas isto era apenas o início.Call of Duty 4: Modern Warfare reinventou os shooters nos consoles em 2007, e a partir daí, os novos jogos da série estão consistentemente entre os mais vendidos a cada ano.
Nos últimos 11 anos, existiram muitos títulos da linha principal da série, e exatamente 10 spin-offs. A franquia chegou a todo o lado, de PC's até os portáteis da Nintendo. Abaixo você vera uma compilação dos principais jogos da série, juntamente com os spin-offs mais relevantes.
Call of Duty (2003)
O jogo foi o fenômeno. Call of Duty estreou o gênero FPS ao optar pela mentalidade de "lone wolf", colocando os jogadores na pele de vários soldados aliados na segunda guerra mundial, em confronto com o Third Reich.
Call of Duty: Finest Hour (2004)
Finest Hour foi a estreia de Call of Duty nos consoles, chegando para PlayStation 2, Gamecube e Xbox. Inicialmente, os jogos para o PC e consoles eram separados.
Call of Duty 2 (2005)
Mais uma vez na segunda guerra mundial, Call of Duty 2 oferecia dois modos single player que se separavam em 3 campanhas ao longo de 27 níveis. É especialmente memorável por ter sido um dos títulos de lançamento do Xbox 360.
Call of Duty 2: Big Red One (2006)
O nome Big Red One é retirado da divisão de infantaria real que a campanha segue. O jogo foi notável por utilizar as vozes de vários militares reais.
Call of Duty 3 (2006)
A campanha de 14 missões em Call of Duty 3 é única, no sentido em que oferece a possibilidade de participar num evento histórico, o jogo é exclusivo dos consoles e nunca foi lançado no PC.
Call of Duty: Modern Warfare (2007)
Call of Duty 4 levou a franquia para os dias modernos com uma história e cenários contemporâneos. O single player era algo curto, mas o multijogador se tornou algo enorme.
Call of Duty: Roads to Victory (2007)
Pegar uma série conhecida pela amplitude da campanha e elaboração do multijogador e encolhê-la para caber na experiência do ecrã da PSP é ambicioso, mesmo que não tenha conseguido o mesmo nível dos seus antecessores.
Call of Duty: World at War (2008)
O World at War da Treyarch levou Call of Duty de volta às raízes. É a ele quem os jogadores têm a agradecer, pois foi com ele que começou a introdução da popular matança de Zombies na série.
Call of Duty: World at War - Final Fronts (2008)
Final Fronts é um dos menos conhecidos da série. O jogo foi lançado em 2008 no PS2, depois da franquia ter feito o salto para a geração seguinte com Modern Warfare e World at War.
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
Modern Warfare 2 refinou o frenético modo multijogador, uma fórmula que fez de Call of Duty 4 um estrondoso sucesso. Colocou a experiência competitiva de Call of Duty uma vez mais no topo de qualquer plataforma.
Call of Duty: Modern Warfare - Mobilized (2009)
Existiram vários jogos da série no Nintendo DS, 5 para ser mais exato. São como um universo alternativo de Call of Duty, começando pelo Modern Warfare em 2007, e terminando com Defiance em 2011. Mobilized é bem capaz de ter sido o melhor tecnicamente falando, com uma campanha extensa, multijogador, e ainda controles estilo mouse e teclado graças ao ecrã tátil do console portátil.
Call of Duty: Zombies (2009)
A App Store recebeu algumas versões stand-alone do modo Zombies, começando por Call of Duty: World at War: Zombies em 2009 e continuando com Black Ops Zombies.
Call of Duty: Black Ops (2010)
Call of Duty: Black Ops levou o elemento "história" para outros níveis na franquia, com uma narrativa cheia de "twists" e contada por um estranho narrador. Desenvolvido pela Treyarch, o multijogador trouxe de volta o modo Zombies, e um melhorado sistema multijogador com um novo sistema de compras.
Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
Modern Warfare 3 revolucionou o sistema de Killstreak no multijogador, e adicionou o modo cooperativo, Survival.
Call of Duty: Black Ops 2 (2012)
Call of Duty: Black Ops II introduziu duas eras totalmente diferentes na campanha, fazendo os jogadores alternarem entre os combates em 1986 e 2025.
Call of Duty: Black Ops Declassified (2012)
Declassified teve a oportunidade de ser um excelente shooter portátil, mas falhou redondamente. Foi ainda assim positivo ver um Call of Duty com suporte completo para dois thumbsticks neste formato.
Call of Duty: Strike Team (2013)
Strike Team no iOS apimentou a fórmula Call of Duty ao permitir que os jogadores trocassem entre a visão tática sobre a cabeça, e uma outra mais tradicional de ação FPS.
Call of Duty: Ghosts (2013)
Call of Duty: Ghosts teve um excelente multijogador, os gráficos mais realistas da série, e o inovador Riley, o cão, no single player.
Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
Advanced Warfare é o Call of Duty para 2014, e pretende dar uma volta ao modo multijogador, introduzindo o inovador exoesqueleto, vários modos de jogo e ainda talento vindo diretamente de Hollywood, agora resta esperar o lançamento do jogo para ver como ele vai sair.
Marmitexxx 18 Set, 2014 21:46 0
Essas guerras atuais e principalmente esse mundo futurista do Black Ops 2 me causa nauseas! Eu adorava ver as imagens da arquitetura da França e Alemanha de 1940... É um jogo que deixou de me atrair desde o BOPS 1
Panda491 18 Set, 2014 21:00 1
lfca7 18 Set, 2014 19:08 1
P3t3r 18 Set, 2014 19:08 1
Wesley junior Silva 18 Set, 2014 18:50 1
europeter 18 Set, 2014 17:59 2
The-Doors 18 Set, 2014 16:43 0