Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mozilla e Unity querem colocar jogos em 3D no seu navegador sem a necessidade de plug-ins



Rodar jogos pesados em 3D no navegador é um sonho – e há alguns anos nos prometem isso. Mas a Mozilla deu um passo para frente e em breve seus browsers poderão rodar uns jogos bem bacanas.

A fundação anunciou que, até o fim do ano, o motor gráfico Unity conseguirá rodar jogos da web sem a necessidade de plug-ins adicionais – apenas um add-on à Unity 5, prevista para ser lançada em 2014. O motor em questão é desenvolvido pela Unity Technologies, que se juntou à Mozilla para levar os jogos em 3D para navegadores.

A Unity 5, a partir de um add-on, ganhará suporte ao WebGL e à versão de JavaScript chamada asm.js. "Acreditamos que WebGL e asm.js vão nos levar ao futuro dos jogos na Web. Estamos felizes em ver a plataforma amadurecer e estamos ansiosos para ajudar a levá-la à evolução", explicou Ralph Hauwert, desenvolvedor sênior da Unity Technologies.

Na prática, isso significa uns jogos bem bacanas rodando pelo navegador. Para demonstrar a tecnologia, a Mozilla e a Unity adaptaram o jogo Dead Trigger 2, popular em dispositivos móveis, para rodar pelo browser. Eis um vídeo com alguns exemplos:



A promessa de jogos neste nível sem a exigência de plugins é antiga – tem cinco anos, mais ou menos. Em 2009 o WebGL foi apresentado, e no mesmo ano o Google prometeu um Chrome com aceleração 3D por hardware. Até agora, no entanto, nada.

O Firefox pode ser apenas o começo dos jogos 3D em navegadores: os jogos Unity rodarão em qualquer navegador com suporte ao WebGL, e serão melhores com o asm.js – atualmente, o navegador da Mozilla é o único com suporte a ele.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

20 Mar, 2014 - 12:48

Comentários

TR-Rodrigo 20 Mar, 2014 16:31 1

Se tiver uma boa qualidade será a plataforma principal de muitos.