Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Surpreenda-se: descubra 12 mentiras nas quais você sempre acreditou

É aquela história: você precisa sempre ter um pé atrás antes de sair por aí acreditando em tudo o que escuta...



Todo mundo cresce ouvindo mil histórias: Napoleão Bonaparte era baixinho; mosquitos vivem apenas um dia; a muralha da China é tão grande que pode ser vista do espaço; o fruto proibido mordido por Eva era uma maçã; seres humanos têm cinco sentidos; as pessoas usam apenas 10% do cérebro.

Essas verdades não são assim tão verdadeiras, e é sempre bom saber disso. A seguir, confira uma lista de verdades de mentirinha, que fazem parte da sua vida desde que você era uma criança inocente que acreditava em fadas e duendes:


1 – A muralha da China não é tão visível assim

Imagem

É difícil encontrá-la quando se está no espaço. Além disso, há outras construções perfeitamente visíveis lá de cima.

2 – Sangue azul não existe

Imagem

O sangue desoxigenado tem uma coloração vermelha forte, enquanto que o sangue oxigenado é um vermelho um pouco mais claro, como uma cereja. Não existe sangue azul, e as veias só ficam dessa cor por interferência da gordura e da pele que as recobre.

3 – Camaleões não mudam de cor para se camuflar

Imagem

Na verdade, esses animais curiosos mudam de coloração para se comunicar. Uma cor pode significar mudanças de humor, agressão, demarcação de território e comportamento de acasalamento.

4 – O tal fruto proibido

Imagem

É normal que você pense que o tal fruto mordido por Eva foi uma maçã, afinal há muitas pinturas, referências, sermões e outras histórias nas quais a maçã é a ponte entre o paraíso e o pecado. A questão é: a bíblia não diz que Eva mordeu uma maçã. O mais provável é que ela tenha comido uma romã ou um figo.

5 – Temos mais do que cinco sentidos

Imagem

E não para no sexto sentido, não! Podemos ter entre 9 e mais de 20 sentidos aguçados. Se sentimos cheiro, gosto, textura, tato e enxergamos, precisamos levar em consideração também a nossa capacidade de perceber equilíbrio, aceleração, dor, temperatura, entre outros. Você já tinha parado para pensar nisso?

6 – Napoleão não era baixinho

Imagem

Ok, ok, o apelido do cara era "le Petit Caporal" e, você sabe, "petit" significa "pequeno" em francês, mas Napoleão tinha 1,74 m de altura, uma estatura acima da média à sua época. O "pequeno" do apelido nada mais era do que uma forma carinhosa pela qual o líder era chamado.

7 – Quanto de seu cérebro você usa?

Imagem

Até Raul Seixas já falou a respeito da crença de que exercitamos pouco nosso cérebro na música "Ouro de Tolo": "se sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado, que só usa 10% de sua cabeça, animal".

A verdade é que a maior parte de nossos neurônios estão, sim, latentes, "dormindo", mas isso só acontece para que o cérebro funcione bem. Então, se não usamos toda nossa capacidade cerebral é porque o próprio cérebro funciona melhor assim.


8 – Vikings não tinham chifres em seus capacetes

Imagem

A imagem dos vikings com chapéus equipados com chifres foi criada pelo compositor alemão Richard Wagner em 1876, para a série musical intitulada "Der Ring des Nibelungen".

9 – Morcegos não são cegos

Imagem

Apesar de 70% dos morcegos serem adeptos da ecolocalização, todos eles têm olhos e são capazes de enxergar, principalmente à noite.

10 – Expectativa de vida na Idade Média

Imagem

Você aprendeu que àquela época as pessoas viviam muito pouco, mas a verdade é que elas chegavam até os 60 anos sem grandes problemas. A expetativa baixa se dá devido à grande taxa de mortalidade infantil que, quando somada aos índices de mortalidade entre adultos, acabava diminuindo a média.

11 – Mosquitos vivem mais de 1 dia

Imagem

Você está acostumado com a ideia de que mosquitos vivem apenas 24 horas, mas a verdade é que uma mesma mosca pode azucrinar a sua vida por até 30 dias.

12 – Dedos enrugados

Imagem

Você é um ser afortunado e pode passar o dia inteiro dentro da piscina nesse calorão absurdo. Seus dedos ficam enrugados e isso não tem nada a ver com a sua pele absorvendo água (imagina que absurdo seria isso!), mas com uma resposta do seu sistema nervoso autônomo.

Cientistas acreditam que essa é uma herança de nossos ancestrais primatas, que tinham seus dedos e pés enrugados em ambientes úmidos para terem melhor aderência e evitar escorregões.

Fonte: Megacurioso

Comentários

11 Fev, 2014 - 17:51

Comentários

claiton paim 15 Fev, 2014 17:47 1

leosabios escreveu:


Eu respeito a opinião alheia, porem porque acreditar ou deixar de acreditar? me expliquem algo, como uma pessoa pode ter cancer ou aids, ou qualquer doença terminal em um dia, eo outro não ter mais nada??? pessoal não sei quanto a vocês mas , já vivenciei isso em minha vida e pude ver a cara do especialista que cuidava do caso afirmar que era algo impossivel e ficou boca aberta, se a medicina nao resolveu o que seria então??? Milagre, mas para ser milagre alguma divindade teve que realiza-la.... fica ai questão...

Concordo, isso é pra quem crer no poder de Deus, Jesus é a cura, tem poder até pra ressuscitar os mortos , tá na bíblia, aquele que crer em mim ainda que esteja morto viverá, eles não entendem isso...

MrDarkness 14 Fev, 2014 18:53 1

leosabios escreveu:o que seria então??? Milagre

Nada garante que seja um milagre quando pode muito bem ser uma remissão espontânea por causa do dna propício da pessoa...
Fora que isso gera a pergunta: Pq deus só cura alguns e deixa a grande maioria que crê nele e pega câncer se ***** ? Ele num é o todo poderoso? Ou ele não pode curar a maioria, ou ele num quer e com isso ele é malvado, eu jamais rezaria pra uma divindade má.

Sem falar outras coisas... A bíblia diz que todos os males são causados por deus e também diz que não há sequer uma folha que caia de uma árvore sem que seja vontade dele, logo, foi vontade dele em permitir que a pessoa tivesse câncer em primeiro lugar...
Se disser que a pessoa pegou câncer pq tem livre arbítrio e por isso mereceu, isso será um completo egocentrismo.

leosabios 14 Fev, 2014 17:43 1




Eu respeito a opinião alheia, porem porque acreditar ou deixar de acreditar? me expliquem algo, como uma pessoa pode ter cancer ou aids, ou qualquer doença terminal em um dia, eo outro não ter mais nada??? pessoal não sei quanto a vocês mas , já vivenciei isso em minha vida e pude ver a cara do especialista que cuidava do caso afirmar que era algo impossivel e ficou boca aberta, se a medicina nao resolveu o que seria então??? Milagre, mas para ser milagre alguma divindade teve que realiza-la.... fica ai questão...

MarcioJDP 13 Fev, 2014 19:55 1

NOTA AO ITEM 4:
.
"- Quanto ao titulo da árvore misteriosa («árvore da ciência do bem e do mal»), ele significa não os frutos (maçã, figo...) de um vegetal, mas os efeitos que para o homem decorreriam do uso do objeto assinalado: por este objeto os primeiros pais ficariam tendo um conhecimento pleno, experimental, e não apenas teórico, daquilo que é o bem (a virtude, a obediência) e o mal (o pecado, a desobediência). Mais nada se poderia dizer com segurança sobre tais questões. O mestre de Religião, portanto, não insistirá na realidade da árvore e de seu fruto nem em algum objeto preciso ao qual Deus tenha dado «estranho apreço», vedando-o ao uso do homem; ao contrário, chamará a atenção dos discípulos primordialmente para o fato de que Deus no paraíso quis suscitar a consciente e livre adesão do homem ao seu Autor, livre adesão que faria justamente a grandeza do homem, distanciando-o dos irracionais e autômatos." - Fonte: http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=2059&head=0

MrDarkness 13 Fev, 2014 02:29 3

lucastankian escreveu:13 - Deus. Sei que pra muito gente ele real. Respeito. Por favor não venham me xinga. Respeito a sua crença, agora respeite a minha não crença.

Só num vai ser xingado pq demorou pra comentar a notícia XD

Hise 12 Fev, 2014 22:55 1

AHHHH manu ta brincando, esses coments cara, na boa, ja ta virando game vicio

lucastankian 12 Fev, 2014 20:22 5

13 - Deus. Sei que pra muito gente ele real. Respeito. Por favor não venham me xinga. Respeito a sua crença, agora respeite a minha não crença.

MrDarkness 12 Fev, 2014 19:31 2

maiconn12 escreveu:
HAHA ATEUS se Jesus nao existiu me diz qual ano estamos D.C?

¬¬
Também posso fazer isso, quer ver: Hahá religiosos! Historiadores usam A.E.C e D.E.C (Antes da Era Comum e Depois da Era Comum) como marca no calendário deles!
Grandes besteiras ¬¬
Fora que usamos o calendário gregoriano, que é uma modificação do calendário juliano, que foi inventado em 46 A.C, o q significa que nosso calendário foi inventado antes de cristo...
Fora que quem mais modificou o calendário foram os romanos, que tem muito bons motivos pra isso.

ssensei, acho que vc andou assistindo muito Zeitgeist...

BadaBim 12 Fev, 2014 18:30 3

A matéria é muito legal, mas quase todas são muito relativas. Nas questões dos morcegos e moscas, vai depender das especies, existem especie de morcego que são cego assim como moscas que vivem somente 1 dia, o dos cameleões também se encaixam nesse quesito. A expectativa de vida na idade média o próprio texto diz, se somar com a mortalidade infantil acaba sendo baixa mesmo. Dedos enrugados a causa é sim a osmose, mas a finalidade talvez seja realmente pela evolução. Enfim, acredito que tenha dado pra me entender, eu prefiro não opinar sobre religião ou história, e sobre a do cérebro nada mais é do que um erro de interpretação da frase mesmo.

BadaBim 12 Fev, 2014 18:16 3

Sangue azul existe, obviamente não em pessoas, mas em aranhas, o sangue é levemente azulado pelo fato de conter cobre que fica nessa cor em presença do oxigênio do sangue. Então se algum dia você ouvir "Eu tenho sangue azul" você pergunta se ela faz teias também xD.

maiconn12 12 Fev, 2014 18:01 0

MrDarkness escreveu:
chinobistar escreveu:Jesus não é um "mito" porque ninguém provou que ele não existiu, assim como ninguém provou que ele existiu. Não sei que tipo de entendimento tu tem desses assuntos, mas tá parecendo mimimi de neoateu revoltado.

Não sei se tu sabe, mas não é possível "provar que algo não existe", pois assim qualquer poderia dizer que unicornios rosas invisíveis não existem, aí viria outro e diria: prove!
Não tem como... O ônus da prova cai sobre quem afirma a existência.
Quanto a "mimimi de neoateu revoltado" isso é palavreado de religioso opressor que se sente ameaçado.

ssensei escreveu:mas o objetivo é apenas ir contra o que ocara disse: que os romanos inventaram o cristianismo! e isso foi absurdo.

Leia direito, eu disse que Jesus foi inventado, disso eu tenho certeza pq nesses mais de 2 milênios nunca houve prova dele, e disse que quem provavelmente inventou foram os romanos.

HAHA ATEUS se Jesus nao existiu me diz qual ano estamos D.C?

Vinyoli 12 Fev, 2014 14:58 1

"Não existe sangue azul" Mesa