Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Playstation Vita ou Nintendo 3DS? Afinal, qual portátil vale mais a pena



Os consoles portáteis podem fornecer uma experiência de jogo tão boa e divertida quanto os consoles de mesa, atualmente existem dois portáteis que dominam o mercado que é o Playstation Vita, fabricado pela Sony e sucessor do PSP e o Nintendo 3DS fabricado pela Nintendo e sucessor do Nintendo DS, mas afinal, qual portátil vale mais a pena?

Uma curiosidade sobre o Playstation Vita é que em japonês se pronuncia Pureisutēshon Vīta. Vita significa vida em latim, o portátil foi lançado dia 22 de fevereiro de 2012 no Japão, Europa e América do Norte e chegou no nosso querido e amado Brasil no dia 2 de março de 2012.

O Nintendo 3DS foi lançado no dia 25 de março de 2011 no Japão e América do norte e chegou no nosso país no dia 9 de julho de 2011, uma curiosidade sobre o 3DS é que ele foi o primeiro console da Nintendo que tinha o sistema operacional totalmente em português do Brasil.

Preço - Nintendo 3DS 1 x 0 PS Vita

Imagem

3DS mais barato


Nas lojas Americanas o 3DS pode ser comprado por $899,99 e o PS Vita por $1.399,99 mas em compensação no mercado livre ambos consoles podem ser encontrados por 600 ~ 700 reais mas aqui estamos levando em conta o preço oficial estipulado pelo fabricante.

Hardware - Nintendo 3DS 1 x 1 PS Vita

Imagem

Vita tem melhor hardware


O hardware do PS Vita é similar ao hardware do primeiro XBOX enquanto o hardware do 3DS é superior ao hardware do PS1/N64 mas fica pra trás se comparado ao PS2/GameCube/Xbox.

Portabilidade - Nintendo 3DS 2 x 1 PS Vita

Imagem

O 3DS é bem menor


Como o PS Vita possui dois analógicos ele precisou ficar maior por conta disso e já o Nintendo 3DS além da sua maior versão que é a XL ser menor que o PS Vita ainda existem versões mais compactas como o 3DS Lite por exemplo que se adaptam ao bolso de qualquer um.

Inovação tecnológica - Nintendo 3DS 3 x 1 PS Vita

Imagem

O 3DS trouxe a tela 3D sem necessidade de óculos e a realidade aumentada


O 3DS trouxe uma grande inovação que foi a possibilidade de jogar em 3D sem a necessidade de óculos. Mas afinal o que a inovação tecnológica tem demais? Ela ferra com a emulação e traz novas experiências de jogo, por exemplo quem for emular o 3DS ou Nintendo Wii nunca vai ter a verdadeira experiência de jogar nesses consoles, agora se você for emular o PS Vita ou o PS3 a experiência de jogo é praticamente a mesma se você tiver qualquer controle pra jogar, isso da "experiência de jogo" pode até parecer frescura mas não é se você for jogar jogos que realmente usam bem a tecnologia que a plataforma traz.

Biblioteca de jogos - Nintendo 3DS 4 x 2 PS Vita

Imagem

Ambos consoles já possuem uma excepcional biblioteca de jogos


O 3DS já possui jogos como Pokemon X/Y, Super Mario 3D Land, New Super Mario Bros 2, Fire Emblem: Awakening, The Legend of Zelda a Link Between Worlds, Mario Kart 7 e vai receber jogos uma nova versão do jogo Contra, Dinasty Warriors, Smash Bros, Resident Evil Revelations e Mercenaries 3D entre outros.

O PS Vita já possui jogos como Uncharted: Golden Abyss, Killzone: Mercenary, Assassin's Creed 3 Liberation, Tekken, Mortal Kombat, Need for Speed Most Wanted, The Walking Dead, Little Big Planet, Call of Duty Black Ops Declassified, entre outros. O CoD Declassified foi muito criticado por não possuir modo singleplayer com campanha e CoD sem campanha é o mesmo que Super Mario sem o Mario. O modo singleplayer desse CoD são só umas missões curtas e fáceis que não possuem ligação uma com a outra mas o multiplayer do jogo foi elogiado por muitas pessoas.

Ambos portáteis possuem uma ótima biblioteca de jogos, definitivamente não dá pra apontar a melhor.

Retrocompatiblidade - Nintendo 3DS 5 x 3 PS Vita

Imagem

Tanto o PS Vita tanto o 3DS são retrocompatíveis, o 3DS roda quase todos os jogos do DS, o 3DS ainda possui o Virtual Console que você pode jogar jogos antigos do NES, SNES, N64 da Nintendo e outras empresas e o PS Vita roda jogos do PSP e do PS1 mas o problema do PS Vita é que muitos jogos é necessário comprar na PSN para poder jogar e isso pode gerar um problema com falta de espaço caso seu cartão de memória não seja grande.

Ambos portáteis são excepcionais e garantirão horas e horas de diversão aos seus donos, o PS Vita enfrenta um futuro incerto devido as baixas vendas, pra 2014 há pouquíssimos jogos confirmados para ele, o 3DS deve receber mais títulos da Nintendo e parceiros, a Sony culpa os smartphones e tablets pelas vendas baixas do PS Vita. Comente ai qual seu portátil preferido ou qual pretende comprar.

Fonte: Tribogamer

Comentários

16 Jan, 2014 - 21:00

Comentários

MassacreSK8 17 Jan, 2014 20:22 0

Falta para o vita um bom GOD OF WAR, FINAL FANTASY, SHADOW OF COLOSSUS e outros games do genero

SrCoringa 17 Jan, 2014 16:05 -1

th3math3us escreveu:Isso que eu ia comentar Lutcha, qualquer ser pensante percebe isso, só fanboy que não. Não saem jogos para o PSVita, a biblioteca é pequena e as vendas do console são um fracasso. Pra que alguém compra um console? Que eu saiba é para jogar!
O 3D do 3DS eu acho besteirinha, porém aquilo sim foi uma inovação, trazer o 3D sem óculos, ainda mais num portátil, é uma pena que foi um FAIL igual as tvs 3D, já que as produtoras não lançam mais jogos com suporte.
Agora falar que colocar o Vita como controle do PS4 é inovação? Poha, vocês nunca viram o Gamepad do Wii U? O Vita se tornar um controle "gold" do PS4 foi só uma desculpa para o console ter alguma utilidade, sendo que nem a própria Sony se importa em lançar seus jogos para o portátil.
Playstation Now também não é inovação, o OnLive veio com essa proposta há muito mais tempo...



Game pad que nada, a nintendo ja tinha essa ideia desde o GBA e o GC.

ananindeua 17 Jan, 2014 13:46 0

comparar o hardware do 3ds com o do vita é covardia e ainda empatar com 1 ponto pra cada é ser fanboy.
hardware do vita
processador ARM Cortex-A9 MPCore de quatro núcleos com 2ghz
GPU SGX543MP4+ de quatro núcleos
possui 512 MB de memória RAM e 128 MB de VRAM
http://img.ibxk.com.br//2012/3/infograficos/20158/infografico-tecmundo-201580.jpg?v=49

na minha opinião o hardware é a única coisa que o vita leva vantagem.
obs:o hardware do 3ds é semelhante ao do psp

Vertigem 17 Jan, 2014 12:19 -2

superjiraya escreveu:Só do Vita NÃO ter jogos da nintendo já vale a pena. onde esse 3D de tazo é invoação. jogue Tearaway e verá o que é inovação.



Não vejo nenhuma inovação nesse Tearaway, aquelas funcionalidades todos já tinham vistas em jogos de DS como Zelda Phantom Hourglass, abraços!

Vertigem 17 Jan, 2014 12:14 1

Eu tenho PSP e 3DS, pra mim são os unicos portáteis relevantes, neles eu posso jogar os melhores jogos (até porque o 3DS roda DS)

Sobre Vita X 3DS pra mim nem tem comparação, 3DS tem tanto jogo bom que quem possui o portátil nem sabe por onde começar, jogos de todos os estilos, Resident Evil, Zelda, Kid Icarus (um dos melhores), Mario 3D Land, Luigi's Mansion, Shin Megami Tensei, Pokémon e também jogos mais desconhecidos que são ótimos como Code of Princess, Heroes of Ruin, Spirit Camera (Spin-off do Fatal Frame) vixe...

Só me traz alegria esse azulão

http://i.imgur.com/QcSwQYV.jpg

joao2345 17 Jan, 2014 12:05 0

luismurua7 escreveu:só achei estranho, a matéria diz que o vita tem hardware melhor mas coloca o placar 1x1

porque em preço quem ganhou foi o 3DS

luismurua7 17 Jan, 2014 11:49 0

só achei estranho, a matéria diz que o vita tem hardware melhor mas coloca o placar 1x1

Czarniano 17 Jan, 2014 08:35 0

sou mais esse aqui mano hihehhehahha (serio quero compra)
http://i00.i.aliimg.com/img/pb/262/871/719/719871262_377.jpg

th3math3us 17 Jan, 2014 02:21 0

Isso que eu ia comentar Lutcha, qualquer ser pensante percebe isso, só fanboy que não. Não saem jogos para o PSVita, a biblioteca é pequena e as vendas do console são um fracasso. Pra que alguém compra um console? Que eu saiba é para jogar!
O 3D do 3DS eu acho besteirinha, porém aquilo sim foi uma inovação, trazer o 3D sem óculos, ainda mais num portátil, é uma pena que foi um FAIL igual as tvs 3D, já que as produtoras não lançam mais jogos com suporte.
Agora falar que colocar o Vita como controle do PS4 é inovação? Poha, vocês nunca viram o Gamepad do Wii U? O Vita se tornar um controle "gold" do PS4 foi só uma desculpa para o console ter alguma utilidade, sendo que nem a própria Sony se importa em lançar seus jogos para o portátil.
Playstation Now também não é inovação, o OnLive veio com essa proposta há muito mais tempo...

enzoferon 16 Jan, 2014 23:04 -2

SrCoringa escreveu:
enzoferon escreveu:Prefiro o VITA,pois os jogos acho melhores fora ter PSN e o "universo Playstation"(Uncharted,Killzone,LittleBigPlanet...)

Mas essa matéria é muito tendenciosa,é só olhar o avatar do user que criou a news e já da para saber o motivo.


tão tendenciosa que ele pontuou ambas em retocompatibilidade e biblioteca (e olha que biblioteca de jogos do VITA é nanica), e os pontos dados para a nintendo, realmente fazem ponto para ela, é menor, é mais inovador que o vita (primeira plataforma duas tela, 3D), e é mais fraco em potencia, claramente a noticia foi bem imparcial.

quer apontar fatos que nao estão ali?

maior numero de usuarios (consequentemente maior facilidade em jogar multiplayer, troca de jogos e afins que dependem de uma comunidade) novamente 3ds.


Bem inovador em um 3D que pode ser considerado um fracasso pois nenhuma produtora atualmente usa ele direito,só as duas telas que são legais e nem é tudo isso.

Edu2209 16 Jan, 2014 22:45 -10

luismurua7 escreveu:achei meio tendencioso...

Vc e a torcida inteira do flamengo acharam essa News tendenciosa ,é a mesma coisa que fazer uma News comparando o ps4 e o wiiu

monkeybone78 16 Jan, 2014 22:30 4

tenho um 3ds xl e 2 jogos originais só que tenho um dstwo que mato a saudade de jogar jogos de super nes e ainda os ds e game boy pra mim ta loko de bom valeu cada centavo pago!!!