Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Entenda Como Um Soco No Peito Pode Matar Uma Pessoa

Resumindo, Commotio Cordis é a morte súbita por arritmia cardíaca provocada pelo impacto de um objeto contra o lado esquerdo do tórax, sem haver fratura de costelas e sem ferir diretamente o coração.

Em latim, Commotio Cordis pode ser traduzida como "Agitação do coração". Suas primeiras referências surgiram apenas no século 19, porém mortes por golpes aplicados à esquerda do esterno constam de livros antigos sobre artes marciais chinesas.

A maior parte das informações existentes sobre essa patologia foi agrupada pelo National Commotio Cordis Registry, organizado na cidade americana de Mineápolis, que documentou 224 casos ocorridos só nos últimos 15 anos.

cerca de 50% dos eventos envolveram atletas com idade média de 15 anos, enquanto participavam de esportes competitivos. 26% das vítimas tinha menos de 10 anos. e somente 9% eram maiores de 25. Os acidentes foram causados predominantemente por bolas de baisebol, de hockey ou por choques contra outros atletas.

Em 25% dos pacientes, a parada cardíaca aconteceu durante a prática de esportes recreativos, nos 25% restantes, os acidentes foram de acontecimentos raros, coices de cavalo, batidas contra balanços de jardim, cotoveladas, etc.

É claro, que não é qualquer cotovelada que pode te fazer ter uma parada cardíaca, o risco depende da velocidade, dureza, tamanho e forma do objeto que se projetou contra o tórax. Projéteis duros, pequenos e esféricos são os mais perigosos.

Os adultos correm um risco menor pois os músculos e o arcabouço ósseo da parede torácica são mais desenvolvidos e resistentes.

O evento costuma ser fatal em apenas 25% dos casos registrados, a ressuscitação por meio de massagem cardíaca ou com o uso do desfibrilador conseguiu reverter a parada cardíaca, porcentagem pequena se considerarmos que se tratava de jovens sem doença cardíaca prévia.

Trabalhos experimentais realizados em porcos mostram que existem dois fatores mecânicos responsáveis pela arritmia que fará o coração parar.

O primeiro diz respeito à localização do choque, que deve atingir a região anterior esquerda do tórax, na área correspondente ao coração.

O segundo está relacionado com o momento em que ocorreu o trauma. O traçado eletrocardiográfico revela que ele deve acontecer no instante em que o aparelho anunciar o pico da onda "T", evento elétrico que dura míseros 10 a 20 milésimos de segundo.

Se o impacto não ocorrer nessa brevíssima janela de vulnerabilidade, não será induzido o tipo de arritmia que levará à parada do coração. É preciso estar no lugar errado no pior instante possível.

Já que estamos todos acostumados com a famosa "Lei de Murphy", se algo pode dar errado, VAI dar errado, da próxima vez que forem jogar basquete, tentem proteger bem o lado do coração ok?

Fonte: Fatosdesconhecidos

Comentários

24 Dez, 2013 - 09:27

Comentários

jaymz 25 Dez, 2013 15:45 0

lozero escreveu:Me Lembrou do Soco De Uma Polegada,há golpes bem piores no tórax.

Sim lozero, sendo que o soco de uma polegada é no meio do peito (princípio da linha central do Wing Tchun). Na verdade causa muito mais dano se aplicado mais abaixo, no diafragma.

lozero 25 Dez, 2013 11:33 2

Me Lembrou do Soco De Uma Polegada,há golpes bem piores no tórax.

Killua_099 25 Dez, 2013 02:28 0

quando precisar, não custa tentar, Falchon Punch no coração do infeliz :D

Junigami 24 Dez, 2013 20:00 0

http://www.youtube.com/watch?v=zrigaQbUvZQ

leosk10 24 Dez, 2013 16:00 1

isso me lembra Hajime no ippo, este golpe xD

http://www.youtube.com/watch?v=qep65DEW44g

tixeunem 24 Dez, 2013 15:24 4

http://fc04.deviantart.net/fs71/i/2012/315/7/f/saint_seiya_anime_classic_version_by_almayer-d5knw02.jpg

É triste, mas aconteceu.

Slipknotiko 24 Dez, 2013 13:05 1

Correto... só achei que pra ficar completa deveria ter sido explicado que a onda T... é o momento em que está ocorrendo o pulso que vai fazer a contração dos ventriculos que a maior parte de sangue que o coração bombeia!

Boa Matéria.

trevezaner 24 Dez, 2013 11:51 4

É verdade... O Seya do CDZ já sabia disso...

_Steel_Fang_ 24 Dez, 2013 10:10 0

Muito interessante essa matéria!