Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ex-funcionário da Rare revela que a Nintendo tinha bastante "inveja" do estúdio

Você leu Rare no título desta notícia e a nostalgia te acertou em cheio. É impossível citar, ver ou ler Rare e não se lembrar dos grandes clássicos da empresa nos tempos em que era subsidiária da Nintendo. Mas você sabia que a Nintendo tinha uma certa inveja do estúdio? Ao menos foi isso que Phil Tossell, ex-funcionário da Rare, revelou em uma recente entrevista.

Tossel disse em uma entrevista ao site RetroGamer que ele sentia que a Nintendo tinha, muitas vezes, inveja da Rare. Tossel comentou que a Big N pensava que os jogos da subsidiária eram tecnicamente e artisticamente superior aos dela. Houve até um boato de que a Nintendo recriou todas as texturas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time após ver o que a Rare tinha feito com Banjo-Kazooie.

Quanto questionado se a Nintendo compartilhava engines e códigos-fonte com a Rare, devido a proximidade da subsidiária com a Big N, Tossel respondeu:

"Não, nós nunca tivemos a engine de Zelda ou qualquer código que eles faziam! Nós vimos uma versão inicial de Zelda e que tinha uma grande influência de Dinosaur Planet. A Nintendo muitas vezes tinha bastante inveja de nós. Tinha a sensação que eles pensavam que nossos jogos eram tecnicamente e artisticamente superior aos deles. Miyamoto nos visitava regularmente e ouvi até um boato de que eles refizeram todas as texturas em Zelda após terem visto nosso trabalho em Banjo-Kazooie, porque o nosso jogo parecia melhor."


Curiosamente, esse não é o primeiro comentário de que a Nintendo tinha inveja da Rare. Há relatos de que Miyamoto fez os visuais de Yoshi's Island (SNES) como resposta aos belos gráficos de Donkey Kong Country na época. E você, acha que a Nintendo tinha inveja da Rare?

Fonte: Nintendoblast

Comentários

03 Dez, 2013 - 18:25

Comentários

willjay 04 Dez, 2013 02:39 0

Se sentiu de mais. Coitado!
A Rare tava muito melhor como parceira da Nintendo.
Na época do SNES todo mundo conhecia e adorava a Rare.
Hoje em dia ninguem mais conhece. Ela só serve pra fazer joguinho de Kinect.

hudsonLuis 04 Dez, 2013 00:55 0

Esse cara deve ter algum problema de éguo. Se a Nintendo tinha dinheiro investido, é logico que ela iria visitar o studio frenquentemente, e outra, se essa historia de a Nintendo ter se inpirado neles para melhorar os proprios games, ele devia se sentir orgulhoso, pois o seu trabalho estava influenciando os outros.

crauzus 03 Dez, 2013 21:35 0

eu to voando True Story!

Geovany97 03 Dez, 2013 20:05 1

Se uma copiou a outra ou não, se uma tinha inveja da outra ou não para mim tanto faz, pois para mim são DUAS GRANDES EMPRESAS que fizeram jogos que marcaram minha infância.

Obrigado Rare e Nintendo por minha infância valer a pena!

sophos_nsm 03 Dez, 2013 19:15 0

bravo? descobriu isso tudo pela internet? nossa e empresta bola de cristal? heheheh

bem creio que vc queira dizer se inspirar na second party ja que a rare era second. de qualquer jeito o que quis falar é que esse cara ta querendo apenas supervalorizar o proprio trabalho.

não há logica no que ele fala
1. pq é normal visitar a second quando se tem grana investida. quando isso não acontece pode rolar o que aconteceu com o retro la no inicio (uma bagunça) ou com alien colonial marines. havia dinheiro investido e miyamoto fazia visitas para ver como o dinheiro era gasto.

2. não há a minima logica em refazer todas as texturas de zelda (ate pq as supostas atuais nem são complexas) com o consoel precisando do game refazer todo o game.

MJarcos 03 Dez, 2013 19:06 3

Tá bravo em sophos?!

Nada impede da Nintendo se INSPIRAR da first-party!
Sobre a parte do Miyamoto fazer Yoshi Island com os gráficos renderizados em 3D, na verdade é o contrário, a Nintendo queria fazer ele com gráficos em 3D, Miyamoto foi contra a todos e redesenhou todos os gráficos pra parecer um jogo feito com Giz de Cera.
Também tem a história que foi a Rare que levou o N64 ao limite com Conkers Bad Fur Day (A Nintendo nega a existência do jogo até a morte (por ele ser violento)). Se bem que a CAPCOM junto a Angel Blue Studios portou o RE2 pro N64...

Rod Gamer 03 Dez, 2013 18:35 -1

sophos_nsm escreveu:alguem manda esse cara baixar a bola! é obvio que a nintendo não ia compartilhar nada com uma empresa que não era first party. será que a rare anda compartilhando qualquer coisa com alguem?

miyamoto visitava eles para ver como o dinheiro que a nintendo dava estava sendo gasto, visita tambem com frequencia o retro stúdios, mas não era para copiar nada não.

e acreditar em algo tolo como uma empresa refazendo todas as texturas de um game após ele está pronto... pelo amor de deus né?


Joinha! disse tudo sophos_nsm!

sophos_nsm 03 Dez, 2013 18:31 0

alguem manda esse cara baixar a bola! é obvio que a nintendo não ia compartilhar nada com uma empresa que não era first party. será que a rare anda compartilhando qualquer coisa com alguem?

miyamoto visitava eles para ver como o dinheiro que a nintendo dava estava sendo gasto, visita tambem com frequencia o retro stúdios, mas não era para copiar nada não.

e acreditar em algo tolo como uma empresa refazendo todas as texturas de um game após ele está pronto... pelo amor de deus né?