Ex-funcionário da Rare revela que a Nintendo tinha bastante "inveja" do estúdio
Você leu Rare no título desta notícia e a nostalgia te acertou em cheio. É impossível citar, ver ou ler Rare e não se lembrar dos grandes clássicos da empresa nos tempos em que era subsidiária da Nintendo. Mas você sabia que a Nintendo tinha uma certa inveja do estúdio? Ao menos foi isso que Phil Tossell, ex-funcionário da Rare, revelou em uma recente entrevista.Tossel disse em uma entrevista ao site RetroGamer que ele sentia que a Nintendo tinha, muitas vezes, inveja da Rare. Tossel comentou que a Big N pensava que os jogos da subsidiária eram tecnicamente e artisticamente superior aos dela. Houve até um boato de que a Nintendo recriou todas as texturas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time após ver o que a Rare tinha feito com Banjo-Kazooie.
Quanto questionado se a Nintendo compartilhava engines e códigos-fonte com a Rare, devido a proximidade da subsidiária com a Big N, Tossel respondeu:
"Não, nós nunca tivemos a engine de Zelda ou qualquer código que eles faziam! Nós vimos uma versão inicial de Zelda e que tinha uma grande influência de Dinosaur Planet. A Nintendo muitas vezes tinha bastante inveja de nós. Tinha a sensação que eles pensavam que nossos jogos eram tecnicamente e artisticamente superior aos deles. Miyamoto nos visitava regularmente e ouvi até um boato de que eles refizeram todas as texturas em Zelda após terem visto nosso trabalho em Banjo-Kazooie, porque o nosso jogo parecia melhor."
Curiosamente, esse não é o primeiro comentário de que a Nintendo tinha inveja da Rare. Há relatos de que Miyamoto fez os visuais de Yoshi's Island (SNES) como resposta aos belos gráficos de Donkey Kong Country na época. E você, acha que a Nintendo tinha inveja da Rare?
willjay 04 Dez, 2013 02:39 0
A Rare tava muito melhor como parceira da Nintendo.
Na época do SNES todo mundo conhecia e adorava a Rare.
Hoje em dia ninguem mais conhece. Ela só serve pra fazer joguinho de Kinect.
hudsonLuis 04 Dez, 2013 00:55 0
crauzus 03 Dez, 2013 21:35 0
Geovany97 03 Dez, 2013 20:05 1
Obrigado Rare e Nintendo por minha infância valer a pena!
sophos_nsm 03 Dez, 2013 19:15 0
bem creio que vc queira dizer se inspirar na second party ja que a rare era second. de qualquer jeito o que quis falar é que esse cara ta querendo apenas supervalorizar o proprio trabalho.
não há logica no que ele fala
1. pq é normal visitar a second quando se tem grana investida. quando isso não acontece pode rolar o que aconteceu com o retro la no inicio (uma bagunça) ou com alien colonial marines. havia dinheiro investido e miyamoto fazia visitas para ver como o dinheiro era gasto.
2. não há a minima logica em refazer todas as texturas de zelda (ate pq as supostas atuais nem são complexas) com o consoel precisando do game refazer todo o game.
MJarcos 03 Dez, 2013 19:06 3
Nada impede da Nintendo se INSPIRAR da first-party!
Sobre a parte do Miyamoto fazer Yoshi Island com os gráficos renderizados em 3D, na verdade é o contrário, a Nintendo queria fazer ele com gráficos em 3D, Miyamoto foi contra a todos e redesenhou todos os gráficos pra parecer um jogo feito com Giz de Cera.
Também tem a história que foi a Rare que levou o N64 ao limite com Conkers Bad Fur Day (A Nintendo nega a existência do jogo até a morte (por ele ser violento)). Se bem que a CAPCOM junto a Angel Blue Studios portou o RE2 pro N64...
Rod Gamer 03 Dez, 2013 18:35 -1
disse tudo sophos_nsm!
sophos_nsm 03 Dez, 2013 18:31 0
miyamoto visitava eles para ver como o dinheiro que a nintendo dava estava sendo gasto, visita tambem com frequencia o retro stúdios, mas não era para copiar nada não.
e acreditar em algo tolo como uma empresa refazendo todas as texturas de um game após ele está pronto... pelo amor de deus né?