Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que os adolescentes estão abandonando o Facebook?



Adolescentes estão abandonando o Facebook, principalmente nos Estados Unidos e Europa, mas a tendência parece ecoar por estas plagas.

Se por um lado é o pessoal mais velho que tem dinheiro para gastar e justificar o preço dos anúncios, foram adolescentes que alavancaram a rede, e partir antes da idade adulta meio que põe uma data de validade na mesma.

Se você acompanhou a ascensão e queda do Orkut, deve lembrar que a última começou quando sua tia começou a mandar gifs com glitter desejando um bom final de semana. O Facebook não aceita gifs animados, mas sua tia e sua mãe já estão lá, o que definitivamente não é um bom sinal.

Outro problema, e esse afeta a todos os usuários, é a sede de Mark Zuckerberg de se tornar mais FDP que o Zuckerberg retratado em A Rede Social. O crescimento exponencial de anúncios irritantes de produtos que ninguém quer disfarçados de recomendações de amigos enchendo a timeline, enquanto páginas que você quer acompanhar desaparecem a ponto de você não lembrar que as acompanhava é outro fator determinante no êxodo.

A guerra por popularidade, traduzida em likes, é outro motor da fuga, principalmente se você não é do tipo que vive postando fotos de biquíni e/ou roupa da academia com decotes generosos.

Amigos que você nunca viu e, muitas vezes, não sabe nem por que aceitou, enchem sua timeline com coisas que você não quer saber. E esse é outro ponto que está fazendo também com que muitos adultos usem cada vez menos a rede.

Quem está capitalizando em cima disso são serviços até pouco tempo atrás praticamente desconhecidos do grande público, como o WhatsApp, hoje presente em quase todo smartphone, mostrando que adolescentes na prática preferem interagir e compartilhar conteúdo com quem eles conhecem de verdade, já que você precisa saber o número do telefone para adicionar alguém.

Com uma base de usuários de 350 milhões mundo afora, o WhatsApp já é responsável, junto com outros serviços menos conhecidos, por uma perda de 23 bilhões de dólares no faturamento com SMS das operadoras de celulares.

Em tempo, 90 % dos brasileiros atualmente utilizam algum serviço de mensagem instantânea no smartphone, a imensa maioria na faixa etária de até 25 anos.

O uso do Instagram também cresce a passos largos, mostrando que o Facebook acertou na sua compra (resta saber se a recente monetização iniciada no serviço não irá implodi-lo, caso se revele tão agressiva quanto a realizada no Facebook).

Apesar de tudo isso, o Facebook segue firme e forte, mas os sinais de alerta estão aí. Basta lembrar que há 2 ou 3 anos o Orkut e o MSN dominavam a internet no Brasil. Hoje são apenas nomes em lápides.

Fonte: Meiobit

Comentários

12 Nov, 2013 - 05:35

Comentários

mj_psd 15 Nov, 2013 03:10 0

whatsapp... mais leve... mais dinamico.. mais pessoal...

blazeBR 15 Nov, 2013 00:16 0

desativei meu face não faz muito

Lucas_M_S 14 Nov, 2013 19:29 0

Facebosta = pessoa desocupada.
Prefiro passar meu tempo livre em fóruns aprendendo algo util. Participando de pesquisas. E claro! Algo que não pode faltar. Uns jogos. Seja qual for o tipo de jogo é melhor que ficar nessa de face.
Só de ver minha irmã usando ¬¬'.
Nada contra que usa. Só que eu não curto essa de curtir.

cuceta 13 Nov, 2013 20:39 0

na boa, nunca tive e nunca vou ter facebook, isso é coisa de gente sem personalidade própria

Olivieri 13 Nov, 2013 20:09 0

Por que essa modinha já está acabando, bem simples.

olimpio300 13 Nov, 2013 17:17 0

Uso mais para coisas relacionadas a faculdade, raramente fico vagando pelo site, nao consigo entender como tem gente q passa o dia inteiro nisso, no máximo ja me ajudou a organizar um evento, e foi relamente melhor do q ficar ligando pra td mundo ou mandando sms.

Trovsky 13 Nov, 2013 12:27 4

Detesto essa geração FB, que acha que sabe de tudo e ainda te julga mal por você não ter facebook. Tem que acabar mesmo, afinal nunca passou de uma "modinha"! Se for pra manter os contatos, prefiro falar cara-a-cara, ou até mesmo via Skype. Não tem só o "Facebook"!

decimo3031 13 Nov, 2013 11:16 2

Facebook é lugar para fazer fofoca e intriga.

jrhawks 13 Nov, 2013 10:00 2

Um monte de idiota, vc nao tem face????? puxa vc é atrasado. KKKK, querro viver pra ver isso ai em Lapide tmb. Tenho pena das pessoas que ficam o dia todo nesse negocio, tem uma la no trabalho que nao larga o celular da hora que chega a hora que sai. Meu, pareçe uma doença, só nao sei o nome ainda.
Dar apelido a um site, pow, meu façe pra la, meu façe pra ca. Puta que partiu...

zigbiglig 13 Nov, 2013 09:10 2

Esee negócio vai acabar e eu nunca abri uma conta...................E não me arrependo nadinha!!!

Dayco 13 Nov, 2013 08:58 0

Não sei porque, Facebook nunca foi interessante pra mim.

MarcioTD 13 Nov, 2013 08:50 5

Tentei usar o facebook, para conversar sobre política. (na verdade, sobre o que está por trás da política) Mas sem chance!
O povo prefere falar de novela e futebol.
Por isso, que esse país é uma *****.