Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para Cliff B, jogos AAA não podem coexistir com o mercado de usados



"Eu aposto que a Sony tem alguma estratégia contra jogos usados nas mangas. Eles estão apenas usando a indignação na internet pra ganhar as graças do público. Vocês estão sendo usados! É impossível sustentar os custos de um jogo AAA e ao mesmo tempo ter um mercado de usados funcionando. Isso não funciona". Com essas afirmações bastante pesadas, o criador da franquia Gears of War mostrou via Twitter sua opinião sobre a polêmica restrição da Microsoft ao mercado de jogos usados no Xbox One.

Para Cliff Blazinski, o mercado de jogos AAA está desmoronando, e um dos fatores importantes para essa decadência é o mercado de games usados que afeta diretamente os lucros das produtoras e desenvolvedoras. De acordo com o desenvolvedor, atualmente desempregado, "a fidelidade visual e de recursos que esperamos de jogos agora vêm com altíssimos custos de desenvolvimento. Jogos como Assassin’s Creed são feitos por milhares de desenvolvedores."

Poderíamos dizer que Blazinski se veria na obrigação de defender a empresa que cuidou com carinho e dedicação de sua franquia de jogos mais famosa, mas o desenvolvedor pediu para sair da Epic Games e já não faz mais parte da equipe de Gears of War. Além disso, a lógica do argumento é bastante simples e irrefutável. Os jogos modernos custam cada vez mais caros, mas o retorno que as empresas têm com eles não sobem na mesma proporção. O grande sucesso de modelos de mercado alternativos, como o de jogos grátis e indies – além da perigosa moda das microtransações – mostram que Cliff B. pode estar mais certo do que gostaríamos de admitir.

&rt;&rt; Cliff Bleszinski [Twitter, em inglês]

Fonte: Kotaku

Comentários

17 Jun, 2013 - 19:45

Comentários

JKR 19 Jun, 2013 15:06 1

Podem me negativar, mas se eu tivesse 35 mega de conexão e os jogos custassem 30 reais aqui no Brasil, eu pensaria em comprar um XBOX ONE.

lcclaudio 17 Jun, 2013 23:08 1

a industria so pode esta enloquencendo ***** nâo posso joga jogos usados meu console so funciona se estive conectado online entâo nâo vale mais apena compra console.

sephiroth0 17 Jun, 2013 21:35 1

Se jogos usados são sinônimos de fracasso, jogos "AAA" do SNES e PS1 também não davam lucro, jogos como Final Fantasy 3, Chrono Trigger, Donkey Kong e Tomb Raider (franquia falida, pela lógica) foram fracassos comerciais.
Concordam?

Querem me dizer o que fazer com um jogo que eu comprei?

Elisandra10 17 Jun, 2013 21:05 1

Eu até acredito que a pirataria afeta e muito o mercado de games, mas não acredito que jogos usados tem esse mesmo poder, um brasileiro compra um lançamento por 150$ e depois de se divertir ele revende o mesmo jogo por 70$, no final ele ainda salvaria uma boa parte do seu dinheiro investido, mas isso não vale para todos os lugares. Penso nisso por que aqui na minha cidade não existe loja de jogos usados, mas jogos piratas tem aos montes. Para quem gosta de jogos aqui tem duas opções, ou compra o jogo original na loja ou compra pela net. Para encontrar jogos com bom preço na net só depois do jogo sair da moda e ninguém mais falar sobre ele, dai o preço dele nas lojas também já caiu.
Vemos um jogo como The Last of Us, apesar de todo mundo falar nele agora, logo ele sai da boca do povo e da lugar a outro, mas imaginamos que só possamos comprar o jogo original, no final para comprar ele de segunda mão só depois do proprietário original ter mesmo cansado de jogar, quanto tempo isso iria durar? Os jogadores iriam mesmo esperar? A verdade é que não, todos querem jogar o mais rápido possível um lançamento.
Minha opinião os jogos usados tem um parte bem reduzida nos prejuízos que uma grande empresa tem hoje em dia, quase imperceptível. A grande vilã das grandes empresas de games hoje em dia é a pirataria que suga violentamente 60 a 70% do lucro de uma empresa hoje em dia.
Eu odeio pagar caro por qualquer coisa, acho que a maioria é como eu, para piorar a situação, se da para jogar de graça, pra que pagar? Assim caminha o declínio dos games até todos adotarem as mesmas medidas do Xone, o que não vai demorar seguindo o caminho que estou vendo.

tschleuss 17 Jun, 2013 20:56 1

Por mim pode bloquear tudo, eu compro todo os meus jogos.
Em compensação tenho conhecidos que nunca compram jogos, pois pegam sempre emprestado com os amigos. Muita gente não tem o hipe de comprar no pré-lançamento e espera 2 ou 3 semanas até sair nos usados, porque tem outro tipo de pessoa que compra pra jogar 1 vez e depois vende. Eu compro e deixo guardado, se alguem me pede eu empresto dependendo da pessoa, mas sei como é isso.

cleber1980 17 Jun, 2013 20:43 1

Se não for usado, então depois não reclamem dos piratas.

luks_CODmaluco 17 Jun, 2013 20:40 1

Eu comprei o jogo e faço o que quiser com ele, não tem lógica em querer acabar com o mercado de usados. Fora que quem compra usado não tem condição de comprar um novo, ou seja, não daria lucro da mesma forma. Os custos de produção já não são recompensados com centenas de milhares de DLC's!? Algumas são úteis, já outras... e mesmo assim vendem bastante. Essa história de acabar com usados tem outro nome, ganância.