Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"DRM é mais danoso do que pirataria", diz desenvolvedor de "Super Meat Boy"

Tommy Refenes, co-fundador do Team Meat, empresa conhecida pelo sucesso indie "Super Meat Boy", fez um post provocador em seu blog sobre os impactos do DRM como um recurso contra a pirataria. De acordo com Refenes, o uso do DRM não diminui a perda de lucro causada pela pirataria e ainda pode levar mais pessoas a baixar o jogo ilegalmente.

Fazendo as contas de que 2 milhões de pessoas compraram "Super Meat Boy" e que é possível que 200 mil pessoas o tenham pirateado, Refenes acredita que "uma cópia pirata de um jogo digital não equivale a dinheiro sendo tirado do meu bolso". O desenvolvedor revelou que a Team Meat não possui nenhuma indicação de perda de lucro devido a pirataria e acredita que outras empresas deveriam ter o mesmo resultado.

Para ele, a pirataria sempre existirá – mesmo com o DRM, e gastar dinheiro com o recurso não é inteligente e econômico. "A realidade atual é que a internet é mais eficiente em burlar coisas do que as companhias as criarem", explica Refenes. "Uma empresa vai gastar rios de dinheiro em um DRM e a internet vai conseguir quebrá-lo em apenas alguns dias. Quando um DRM é quebrado, ele vale todo o dinheiro investido nele?"

Finalizando seu argumento, Refenes revela sua ideia de que o recurso não aumenta o número de compradores em potencial e que jogadores sentem menos vontade de piratear um jogo que roda facilmente e não necessita de conexão de internet constante. Para Refenes, não é possível forçar uma pessoa a comprar um jogo e, muito menos, impedi-la de conseguir uma cópia ilegal. "As pessoas devem QUERER comprar o software e QUERER ajudar a empresa", ensina o desenvolvedor.

Enquanto isso, a EA continua correndo atrás do prejuízo com "SimCity" e os problemas de servidor. Acompanhe nossos plantões!

Fonte: Pop

Comentários

25 Mar, 2013 - 18:17

Comentários

juniorthrash 26 Mar, 2013 13:39 1

Como a galera ai embaixo já falaram, as empresas querem empurrar qualquer game para nós gamers, eu não compro qualquer coisa, só compro o que eu gosto e tem muito game ruim por ai, eles fazem um game, ele ainda mal acabado e lança o trem, se não vende logo querem falar que é culpa da pirataria, é **** isso!!
A pirataria não é tão grande assim como eles falam, eles exageram muito também.

sephiroth0 26 Mar, 2013 01:34 1

Mais um inteligente que entrou no mercado de games, ao lado de uma grande estupidez e arrogância que impera em boa parte das grandes empresas.
CD Projekt e vários desenvolvedores indies pensam assim.

skull171 26 Mar, 2013 00:39 3

http://www.faillol.com/wp-content/uploads/2013/03/Sim-City-Disaster-FAIL.jpg

spaizer 25 Mar, 2013 23:32 0

"As pessoas devem QUERER comprar o software e QUERER ajudar a empresa"

Falou tudo,eles querem nos forças a comprar os produtos deles,sendo que é mt mais conveniente e fácil comprar pirata. Eu mesmo nunca trocaria meu Xbox 360 com Jtag,onde eu posso baixar jogos em 6 hrs com minha net de 10 mg,mais dlc,e tudo salvo no meu HD externo de 1 TB,por um video game que não tenha essas funções,mas fico mesmo tentado a comprar alguns jogos originais por serem tão magníficos que realmente vale a pena ter original e querer incentivar e agradecer a empresa por trás dele.

Outra que se não tive-se os jogos piratas,a grande parte nem se preocuparia em comprar originais,iria preferir ficar sem jogar.Pirataria pra mim não é prejuízo,até ajuda no marketing do jogo,pois aposto que muitos aqui conheceram jogos como God of War,Devil May Cry,Legend of Zelda,Gears of War e tantos outros por mídias piratas,e caso não fosse a pirataria muito nem teriam jogado esses jogos,e depois e comprado e incentivado outros a adquirirem o original.

Se o jogo é bom,as pessoas comprarão original,se não for,ele é digno sim de ser abraçado pela pirataria.(Vulgo algumas exceções de jogos que foram mais vendidos piratas do que originais.)

XGarbas 25 Mar, 2013 21:04 7

Compartilho do mesmo ponto de vista dele.
As empresas não podem falar "Você não pode ter jogo pirata", pois eu posso, o jogo está lá, é só baixar e fim.

Elas tem que nos conquistar. A partir do ponto de que, se há um conteúdo grátis (ilegal, mas gratuito) do mesmo, como convencer aos jogadores a comprar o original. Quais são os benefícios?

Eu sempre busquei jogo pirata, pois sempre achei que eram muito caros e eu não tinha dinheiro nenhum. Envelheci, comecei a trabalhar e conheci plataformas como a Steam.

Hoje tenho recurso para comprar e o preço diminuiu, e se o jogo me é atrativo eu compro.

Um exemplo forte que eu dou é o Assassin's Creed. Joguei os 3 primeiro jogos piratas e quando saiu o Revelations eu resolvi comprar original (toda a franquia e os lançamentos). O motivo? O jogo tem uma excelente história, tinha modo multiplayer e LEGENDAS em pt-br.

Acho que quando um jogo começa a investir em Legenda/Dublagem em português, ele está se focando no Brasil como publico alvo, assim eu tento fazer uma forcinha para comprar.

dyeimys007 25 Mar, 2013 20:39 1

Absolutamente certo, ótima analise que ele fez, quem pirateia ñ vai comprar seu jogo só pq ñ pode joga-lo off, a chave esta em bom preço e forma a que trata seus consumidores, assim ele conquista clientela...

D3J0T4 25 Mar, 2013 19:47 -1

"no comments"

buiusemluxo 25 Mar, 2013 19:32 0

porque nao fizerao como batlefild que mesmo tando ofline da pra jogar o modo campanha

kanedamasters 25 Mar, 2013 19:21 0

Só deixou de ganhar, não perdeu...





ibaspnz 25 Mar, 2013 18:38 0

Viva a Pirataria.

Everlan 25 Mar, 2013 18:35 2

Meus aplausos para ele.

Rasen_staff 25 Mar, 2013 18:21 2

Tommy Refenes está totalmente certo, a EA se fudeu com isso .