"DRM é mais danoso do que pirataria", diz desenvolvedor de "Super Meat Boy"
Tommy Refenes, co-fundador do Team Meat, empresa conhecida pelo sucesso indie "Super Meat Boy", fez um post provocador em seu blog sobre os impactos do DRM como um recurso contra a pirataria. De acordo com Refenes, o uso do DRM não diminui a perda de lucro causada pela pirataria e ainda pode levar mais pessoas a baixar o jogo ilegalmente.Fazendo as contas de que 2 milhões de pessoas compraram "Super Meat Boy" e que é possível que 200 mil pessoas o tenham pirateado, Refenes acredita que "uma cópia pirata de um jogo digital não equivale a dinheiro sendo tirado do meu bolso". O desenvolvedor revelou que a Team Meat não possui nenhuma indicação de perda de lucro devido a pirataria e acredita que outras empresas deveriam ter o mesmo resultado.
Para ele, a pirataria sempre existirá – mesmo com o DRM, e gastar dinheiro com o recurso não é inteligente e econômico. "A realidade atual é que a internet é mais eficiente em burlar coisas do que as companhias as criarem", explica Refenes. "Uma empresa vai gastar rios de dinheiro em um DRM e a internet vai conseguir quebrá-lo em apenas alguns dias. Quando um DRM é quebrado, ele vale todo o dinheiro investido nele?"
Finalizando seu argumento, Refenes revela sua ideia de que o recurso não aumenta o número de compradores em potencial e que jogadores sentem menos vontade de piratear um jogo que roda facilmente e não necessita de conexão de internet constante. Para Refenes, não é possível forçar uma pessoa a comprar um jogo e, muito menos, impedi-la de conseguir uma cópia ilegal. "As pessoas devem QUERER comprar o software e QUERER ajudar a empresa", ensina o desenvolvedor.
Enquanto isso, a EA continua correndo atrás do prejuízo com "SimCity" e os problemas de servidor. Acompanhe nossos plantões!
juniorthrash 26 Mar, 2013 13:39 1
A pirataria não é tão grande assim como eles falam, eles exageram muito também.
sephiroth0 26 Mar, 2013 01:34 1
CD Projekt e vários desenvolvedores indies pensam assim.
skull171 26 Mar, 2013 00:39 3
spaizer 25 Mar, 2013 23:32 0
Falou tudo,eles querem nos forças a comprar os produtos deles,sendo que é mt mais conveniente e fácil comprar pirata. Eu mesmo nunca trocaria meu Xbox 360 com Jtag,onde eu posso baixar jogos em 6 hrs com minha net de 10 mg,mais dlc,e tudo salvo no meu HD externo de 1 TB,por um video game que não tenha essas funções,mas fico mesmo tentado a comprar alguns jogos originais por serem tão magníficos que realmente vale a pena ter original e querer incentivar e agradecer a empresa por trás dele.
Outra que se não tive-se os jogos piratas,a grande parte nem se preocuparia em comprar originais,iria preferir ficar sem jogar.Pirataria pra mim não é prejuízo,até ajuda no marketing do jogo,pois aposto que muitos aqui conheceram jogos como God of War,Devil May Cry,Legend of Zelda,Gears of War e tantos outros por mídias piratas,e caso não fosse a pirataria muito nem teriam jogado esses jogos,e depois e comprado e incentivado outros a adquirirem o original.
Se o jogo é bom,as pessoas comprarão original,se não for,ele é digno sim de ser abraçado pela pirataria.(Vulgo algumas exceções de jogos que foram mais vendidos piratas do que originais.)
XGarbas 25 Mar, 2013 21:04 7
As empresas não podem falar "Você não pode ter jogo pirata", pois eu posso, o jogo está lá, é só baixar e fim.
Elas tem que nos conquistar. A partir do ponto de que, se há um conteúdo grátis (ilegal, mas gratuito) do mesmo, como convencer aos jogadores a comprar o original. Quais são os benefícios?
Eu sempre busquei jogo pirata, pois sempre achei que eram muito caros e eu não tinha dinheiro nenhum. Envelheci, comecei a trabalhar e conheci plataformas como a Steam.
Hoje tenho recurso para comprar e o preço diminuiu, e se o jogo me é atrativo eu compro.
Um exemplo forte que eu dou é o Assassin's Creed. Joguei os 3 primeiro jogos piratas e quando saiu o Revelations eu resolvi comprar original (toda a franquia e os lançamentos). O motivo? O jogo tem uma excelente história, tinha modo multiplayer e LEGENDAS em pt-br.
Acho que quando um jogo começa a investir em Legenda/Dublagem em português, ele está se focando no Brasil como publico alvo, assim eu tento fazer uma forcinha para comprar.
dyeimys007 25 Mar, 2013 20:39 1
D3J0T4 25 Mar, 2013 19:47 -1
buiusemluxo 25 Mar, 2013 19:32 0
kanedamasters 25 Mar, 2013 19:21 0
ibaspnz 25 Mar, 2013 18:38 0
Everlan 25 Mar, 2013 18:35 2
Rasen_staff 25 Mar, 2013 18:21 2